Apesar de ser um assunto deixado de lado por muitos, o planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas é um elemento decisivo para o aumento da competitividade e longevidade do negócio. 

Ele serve como um mapa, apontando a direção e as ações necessárias para alcançar um objetivo de crescimento no médio e longo prazo. Por isso, o planejamento não deve ser visto como apenas mais uma burocracia no processo de gestão da empresa. 

Neste post, você verá o que é, qual a importância e os principais passos na hora de desenvolver um planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas. 

O que é um planejamento estratégico? 

Antes de mais nada, precisamos entender o que é um planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas.  

O Gato Cheshire, personagem fictício do famoso livro Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll, já dizia. “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.  

Esta frase pode definir bem o conceito do planejamento estratégico. Ele é um documento que aponta o caminho para onde a organização deve seguir. Dessa maneira, todos os envolvidos podem concentrar esforços e recursos para atingir um objetivo comum. 

Parece simples. Porém, para não ficar perdido como Alice atrás do coelho branco, você precisa analisar cenários presentes e futuros e definir metas e ações para atingir os objetivos definidos. 

Portanto, um planejamento estratégico não apenas aponta quais caminhos a empresa deve seguir, como também quais rumos não serão tomados. Por este motivo, não deve ser algo montado apenas pelo dono da empresa, mas deve contar com o apoio de toda a alta direção, que deve estar engajada com as decisões que visam o melhor para a organização. 

Claro que ele não deve ser um documento estático, escrito em pedra e que não pode ser alterado. Muito pelo contrário, o planejamento estratégico pode – e deve – ser revisto de tempos em tempos, principalmente em um ramo com tantas variáveis como o transporte de cargas. 

Importante salientar que o planejamento estratégico não serve apenas para grandes empresas, mas deve ser elaborado para definir o norte para negócios de qualquer tamanho, independentemente do número de funcionários. 

Qual é a importância do planejamento estratégico de empresas do transporte de cargas? 

Como vimos anteriormente, o planejamento estratégico define os rumos de um negócio. Isso dá uma visão mais clara para todos os envolvidos, desde a alta direção até a equipe operacional, trazendo diversos benefícios no médio e no longo prazo. Abaixo, listamos os principais: 

  • Clareza: Todos os setores passam a ter uma visão mais clara dos objetivos que devem ser alcançados e o que devem fazer para atingi-los, apresentando uma direção comum para todos os setores da empresa; 
  • Assertividade nas decisões: Ao definir os objetivos principais, as decisões tornam-se mais fáceis de serem tomadas, com base em dados quem podem ser mensurados; 
  • Priorização de projetos: O planejamento estratégico permite priorizar projetos e investimentos necessários para alcançar os objetivos da empresa; 
  • Senso de dono: O comprometimento da equipe pode aumentar, já que o engajamento cresce na medida em que os colaboradores conhecem melhor seu papel dentro da organização e a importância do seu trabalho para conquistar os objetivos da empresa; 
  • Aumento da produtividade: Com um planejamento estratégico é possível aumentar a produtividade das equipes, já que estas possuem o conhecimento de onde e quando devem concentrar esforços e recursos. Isso aumenta o foco dos colaboradores que podem se concentrar em atividades importantes para o crescimento do negócio; 

Como montar um planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas  ? 

Antes de mais nada, para montar um planejamento estratégico de empresas de transporte de carga é necessário escolher os membros responsáveis pela elaboração do documento. Como falamos anteriormente, é preciso contar com o apoio da alta gestão e dos principais tomadores de decisão da empresa.  

Apesar do planejamento estratégico impactar todos os colaboradores, ele deve ser elaborado e definido pelo comitê de gestão. Claro que, com apoio de dados, informações e opiniões dos demais colaboradores da organização. 

Ao montar o planejamento estratégico é preciso levar em conta o momento atual da empresa, a concorrência, contexto econômico e possíveis oportunidades futuras para definir estratégias para o crescimento do negócio, sejam elas de manter, expandir ou criar novos mercados. 

Por este motivo, todo o processo de criação de um planejamento estratégico de empresas de transporte de carga deve ser documentado. Não apenas para que possa ser consultado por toda a empresa, como também para ser revisto e alterado ao longo do tempo.  

Afinal, o planejamento estratégico pode comportar um período grande de tempo, alguns com mais de 5 anos, mas como falamos antes, ele não deve ser talhado em pedra. 

Passo a passo do planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas 

Antes de iniciar o processo de elaboração do planejamento estratégico de empresas de transporte de carga, é preciso coletar dados e informações sobre a operação. A seguir, vamos apresentar um passo a passo que você pode utilizar no seu negócio. 

Passo 1 – Olhe para dentro 

Primeiramente, é necessário olhar para dentro da sua organização. Não estamos falando sobre uma sessão de meditação ou nada místico, mas sim em analisar o cenário atual do seu negócio. 

Para isso, busque dados externos sobre a indústria e mercado e também feedbacks de clientes e funcionários que permitam traçar um perfil da sua empresa, dos problemas que ela resolve a da competitividade que ela possui atualmente frente à concorrência. 

Nesta etapa é muito importante rever os serviços que sua empresa oferece, buscando entender se ele continuará relevante para seus clientes nos próximos anos, ou se poderá ser substituído por concorrentes ou por novas tecnologias. 

Compreender se o problema que a sua empresa resolve para o seu cliente segue sendo relevante para o mercado nos próximos anos é um dos principais passos para continuar o seu planejamento estratégico. 

Passo 2 – Onde estamos em relação ao mercado? 

O próximo passo para o planejamento estratégico de empresas de transporte é entender a situação atual do negócio em relação ao mercado e aos concorrentes. Nesta etapa, é possível utilizar uma ferramenta bastante conhecida na administração que é a Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), ou no bom português: Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). 

Ou seja, este estudo analisa o ambiente interno e externo e aponta os principais pontos fortes da empresa, reconhece as fraquezas, encontra oportunidades que podem ser exploradas e define ameaças que precisam ser prevenidas.  

Certamente uma análise mal feita pode comprometer todo o restante do planejamento estratégico. Portanto, é muito importante dedicar um bom tempo e esforço para estudar o mercado e desenvolver a matriz FOFA da sua empresa. 

A matriz FOFA é assim:

planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas 
A matriz Swot auxilia no planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas

Para auxiliar, você pode utilizar algumas das perguntas abaixa para preencher em cada um dos quadrantes: 

Forças: 

  • Quais os serviços que você oferece que mais agrada seus clientes? 
  • Qual o destaque da sua empresa em relação à concorrência? 
  • Quais processos internos trazem mais produtividade para sua operação? 
  • Quais atividades geram mais valor para o seu cliente? 
  • Quais os principais ativos da sua empresa?  
  • Como a sua empresa utiliza a tecnologia? 
  • Como sua frota de veículos está em relação à concorrência? 
  • Qual a maior força da sua empresa? 

Fraquezas 

  • Quais serviços que sua empresa oferece que mais geram reclamações de clientes? 
  • O que seus concorrentes fazem melhor que você? 
  • O que falta na sua empresa atualmente?  
  • Quais limitações tecnológicas atrapalham o desenvolvimento do seu negócio? 
  • Que processos atrapalham sua empresa atualmente?
  • Quais rotas você não consegue atender e por quê? 
  • Quais segmentos de clientes você não consegue atender e por quê? 

Oportunidades 

  • Que processos podem melhorar?
  • Como você pode aproveitar as forças da sua empresa? 
  • Você pode aproveitar tendências de mercado?
  • Você pode utilizar tecnologias novas para aumentar a produtividade?
  • Mudanças na economia podem auxiliar seu negócio? 
  • Algum cliente pode ser um promotor do seu negócio e realizar indicações? 
  • É possível fazer parceria com outras empresas para ampliar sua atuação? 

Ameaças 

  • Quais são seus principais concorrentes? 
  • Algum concorrente novo pode entrar no mercado? 
  • Quais tecnologias podem substituir algum dos seus serviços? 
  • Alguma alteração na legislação pode afetar a sua operação? 
  • Mudanças na economia podem atrapalhar seu negócio? 
  • Quais tendências de mercado pode atrapalhar o seu negócio? 
  • Algum cliente pode se tornar um detrator em um curto período? 

Ou seja, ao montar a Matriz FOFA da sua empresa, você terá uma visão clara sobre o momento atual da sua empresa e poderá se preparar para os próximos passos do planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas. 

Passo 3 – Definir os objetivos estratégicos da empresa de empresas de transporte de cargas 

Logo após ter uma visão clara sobre o momento atual da empresa e das oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, visualizados na Matriz FOFA, é o momento de definir onde a empresa quer chegar nos próximos anos. 

Aqui vale levar em conta alguns fatores como: 

  • Missão: A razão da empresa existir e o que ela se propõe a fazer. 
  • Visão:  Como você imagina sua empresa no futuro? Este é um guia para definição dos objetivos estratégicos. 
  • Valores: Define o conjunto de crenças e princípios da sua organização. 
  • Vantagens competitivas: Benefícios exclusivos que sua empresa oferece aos seus clientes. 
  • Metas de longo prazo: Onde sua empresa deseja estar em 5 ou 10 anos. 

Assim, com estes tópicos em mente, é possível criar os objetivos estratégicos para as áreas prioritárias da sua empresa e criar as metas específicas para cada uma, próximo passo do planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas. 

Passo 4 – Quebre os objetivos em metas menores 

Agora com os objetivos estratégicos de longo prazo definidos, deve-se quebrá-los em metas menores. Dessa forma, tornando-os mais tangíveis e alcançáveis.

Certamente é muito importante utilizar a metodologia SMART para a definição de metas da empresa. A metodologia implica que cada meta devem ser: 

  • S – Specific (Específicas) 
  • M – Measurable (Mensuráveis) 
  • A – Attainable (Atingíveis) 
  • R – Relevant (Relevantes) 
  • T – Time Based (Temporais) 

Ou seja, uma meta precisa ser específica, ter a possibilidade de mensurar o seu resultado, de acordo com a realidade, estar de acordo com o objetivo principal e ter um prazo para ser cumprida. 

Por exemplo, se o objetivo estratégico que você definiu seja aumentar o número de clientes para a sua transportadora, as metas SMART poderiam ser: 

  1. Contratar um novo vendedor no próximo trimestre; 
  2. Aumentar o investimento em marketing em 20% no próximo mês; 
  3. Criar uma estratégia de vendas focada em visitas até o final do primeiro semestre; 

Passo 5 – Crie um plano de ação 

O quinto passo do planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas é a criação do plano de ação para atingir os objetivos definidos anteriormente. 

Defina as prioridades da sua empresa, os principais resultados esperados, os indicadores-chave de desempenho, o orçamento e investimentos necessários. Nesta etapa, é muito importante definir os responsáveis por cada ação para que possam dar prosseguimento às atividades. 

Vamos supor que uma das prioridades da sua empresa seja a de reduzir os custos com combustível em 15%. Nesse caso, os planos de ação necessários poderiam ser o de negociar condições especiais de pagamento com postos de combustível, implementar um calendário de manutenção preventiva e otimizar as rotas dos veículos.  

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Passo 6 – Controle e recalcule a rota 

Com o plano de ação criado e os responsáveis de cada área definidos, é hora de implementar e divulgar o planejamento estratégico de transportadoras de carga. 

Além disso, é preciso controlar o andamento das ações e mensurar os resultados periodicamente para entender quão perto a sua empresa está de alcançar os objetivos traçados e se é preciso recalcular a rota e rever algum destes objetivos. 

E então? Entendeu como montar o planejamento estratégico de empresas de transporte de cargas? Ficou com alguma dúvida ou está atrás de algum material que não encontrou aqui no blog? Coloca aqui nos comentários que nossa equipe entra em contato pra te responder.  

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