Algumas coisas não fazem sentido nos KPIs da Logística
Os KPIs da logística são o painel do cockpit de nossas operações logísticas. Em outras palavras, eles nos dizem como estamos indo, quando as coisas estão fora e precisam de atenção. Estamos em um negócio de execução; e as métricas são as responsáveis!
Apesar do tempo e esforço investidos em programas de relatórios KPI da logística, os relatórios muitas vezes não contam a história completa da eficácia operacional – e alguns números simplesmente não fazem sentido.
As empresas estão excedendo o número de KPIs da Logística
As empresas frequentemente esquecem o que o “K” significa em KPIs, ou seja, KEY – aquelas coisas que são mais importantes para rastrear.
Nesse sentido, não há nada de errado em capturar um grande número de métricas sobre sua cadeia de abastecimento e operações de distribuição, porém, os sistemas WMS e TMS atuais, juntamente com as ferramentas BI, tornam esse processo muito mais fácil.
A captação de dados é muito diferente de fazer um monitoramento diário, semanal e mensal dos KPIs de logística e depois criar planos de ação para tratar de áreas de preocupação. Para esse compromisso, você deve limitar seus esforços a um punhado de métricas que são vitais para o desempenho.
Qual é o número certo de KPIs para sua operação logística? Se você está se perguntando, provavelmente você tem muitos. Com certeza, vai ser diferente para diferentes negócios.Uma maneira de pensar sobre isso é monitorar e relatar as métricas para diferentes níveis da organização. Os CEOs podem estar mais interessados em métricas como “tempo de ciclo cash-to-cash” e “custos logísticos como porcentagem das vendas”.
Desde já, os diretores de logística podem se concentrar mais em KPIs de logística como “porcentagem de remessa no mesmo dia” e “utilização de reboques”. E métricas como “produtividade por associado de armazém” e “precisão de retirada” podem ser mais relevantes para os gerentes de armazém.
Por fim, a chave é que as pessoas em cada nível da organização permaneçam altamente concentradas em um conjunto menor de métricas que são os melhores medidores de sucesso/falha dentro de sua esfera de influência.
Muitas coisas importantes não são mensuráveis nos KPIS
A princípio, o sucesso na logística nem sempre pode ser julgado apenas pelos números – particularmente quando se trata de avaliar o desempenho de 3PL. Para completar a citação de Einstein mencionada anteriormente, “Nem tudo o que pode ser contado conta, nem tudo o que conta pode ser contado”.
Eventualmente, a excelência do desempenho é como uma aposta no poker; se você não a tem, você não joga. Os diferenciadores estão muitas vezes em torno de coisas como velocidade de implementação e flexibilidade operacional.
“Felicidade” pode ser o KPI da Logística final
Felicidade é uma métrica logística subestimada. E, ao contrário de atributos como flexibilidade, ela é realmente mensurável. Clientes mais felizes estão satisfeitos com o desempenho operacional, mas além disso, sentem uma conexão estreita com seu parceiro. Talvez essa atitude não seja algo que você possa medir, mas é um bom bloco de construção para um painel de controle KPI que se dirige para cima e para a direita.
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