A gestão de combustível em uma transportadora não afeta apenas os custos da operação. Controlar e administrar o consumo gera indicadores importantes para otimizar a operação como um todo. 

Entre os principais benefícios trazidos por estas informações está a possibilidade de utilizar dados para a criação de ações com motoristas, para a manutenção de frotas, para a busca por melhores preços de diesel, entre outros. 

Neste post, vamos apresentar algumas estratégias para melhorar a gestão de combustível em uma transportadora. Confira a seguir. 

Gestão de combustível na prática 

O combustível representa quase 50% dos custos logísticos de uma operação. Por isso, a gestão deste insumo é fundamental para melhorar a performance e a lucratividade da transportadora.  

Afinal de contas, toda economia quando se trata de óleo diesel traz benefícios, não apenas em termos financeiros, como tem um impacto no meio ambiente. 

Além disso, a gestão de combustível também traz impactos indireto para a operação, como a redução de acidentes e de custos relacionados com multas, manutenção e pneus.  

Isso porque, para melhorar as médias de consumo dos veículos é necessário reduzir também a velocidade. Diminuindo assim a depreciação da frota, assim como o excesso de velocidade dos motoristas durante as viagens. 

Apesar dos benefícios, muitas empresas ainda não possuem uma gestão de combustível eficiente. A falta de controle sobre as médias dos veículos, a quilometragem e a quantidade de óleo diesel necessária para finalizar uma viagem estão entre as principais dificuldades. 

Como fazer a gestão de combustível da frota? 

Como abordamos anteriormente, a gestão de combustível da frota é uma atividade muito importante, já que afeta diversas áreas da operação. Mas, com tantas variáveis, como realizar este controle de forma eficiente? Abaixo, listamos algumas ações para implementar na sua empresa para utilizar este insumo da melhor maneira possível. 

1 – Acesso à informação para gestão de combustível 

Utilizar dados disponíveis para a tomada de decisão torna todo o processo da empresa mais assertivo. Quando falamos em gestão de combustível, o primeiro passo é reunir dados e informações para entender a operação e conseguir melhorar estes indicadores. 

Seja em planilhas, seja em softwares especializados na gestão logística, como é o caso do KMM, o primeiro passo para uma gestão de combustível eficiente é coletar dados.  

Isso envolve o cadastro de veículos, motoristas, quilometragens, manutenções, consumo médio, histórico de abastecimentos, rotas, entre outras informações relevantes. 

2 – Controle de média 

O controle de média de combustível também é muito importante quando falamos em gestão. Ela envolve entender se a performance de veículos e motoristas estão de acordo com o considerado ideal pela empresa. Além disso, o registro também permite identificar situações que possam atrapalhar o desempenho. 

Claro que, para comparar médias é preciso levar em conta diversos fatores. Afinal, o mesmo motorista pode não apresentar o mesmo consumo de diesel em modelos de caminhões e em rotas diferentes. 

Para controlar a média da maneira correta deve-se levar em conta variáveis como o modelo e ano do caminhão, tipo de carga, peso, topografia da rota, entre outros.  

3 – Bonificação de motoristas 

Outra maneira de gerenciar e melhorar o consumo de combustível da sua frota é criar programa de bonificações para motoristas que alcançarem metas definidas pela empresa como média ideal.  

Esse tipo de ação faz com que bons motoristas sejam reconhecidos, mantendo e melhorando ainda mais os índices. Além disso, estimula aqueles que não possuem boas médias a melhorá-las. 

4 – Ações corretivas 

Outra ação que permite melhorar a gestão de combustível é analisar as médias de motoristas para propor ações corretivas. Por exemplo, é possível analisar o comportamento de motorista com boas médias, para repassar para outros. 

Outra maneira é avaliar aqueles que possuem piores resultados e propor ações corretivas, como cursos de direção econômica, ou acompanhamento com instrutores. 

5 – Manutenção 

Ao possuir históricos de médias e performance de veículos é possível também identificar alterações no padrão do consumo. Isso pode indicar a necessidade de algum tipo de manutenção, como a troca de filtros ou de outras peças do motor. 

6 – Parceria com postos 

A gestão de combustível também envolve acompanhar as médias de consumo mensal, preços de mercado e avaliar parcerias com postos e distribuidores de combustível.  

Com dados sobre volume mensal de consumo, é possível negociar melhores preços e condições com postos de combustível. Além disso, é possível mapear, nas rotas da sua empresa, os locais que possuem os preços mais em conta para o abastecimento dos veículos durante as viagens. 

7 – Controle de combustível necessário 

Uma boa prática de gestão de combustível é contabilizar o combustível necessário para determinada viagem. Sabendo a média ideal do caminhão em determinada topografia e a quilometragem que o veículo terá que rodar, é possível realizar este cálculo e economizar.  

Assim, é possível informar para o motorista a quantidade exata de combustível que ele precisa no tanque para chegar ao destino ou até um posto onde o diesel seja mais barato. 

Vamos pegar por exemplo, um caso em que um veículo que faça 2.3 de média esteja em Ourinhos, com destino a Ponta Grossa, uma distância de aproximadamente 300 km.   

Basta dividir a quantidade de km que o veículo irá percorrer pela média. No nosso caso, este total é de 130 litros.   

Claro que diversos fatores interferem no consumo, como relatamos anteriormente. Então o ideal é abastecer 15% a mais para uma segurança maior de que o veículo irá chegar ao seu destino. 

A Ana Carla Passos, do time Corporate aqui da KMM, gravou um vídeo com algumas dicas de controle de diesel. Confira aqui neste link. 

Como o TMS da KMM facilita a gestão de combustível? 

O TMS da KMM é um software especializado em logística para grandes transportadoras. O sistema possui diversas funcionalidades que facilita e agiliza o dia a dia das operações. 

Entre elas estão os cadastros de postos e filiais. Com esta ferramenta é possível controlar os locais em que o motorista pode abastecer, assim como quais os produtos e serviços autorizados para aqueles postos. 

Além disso, o software registra cupons e notas fiscais, buscando automaticamente por meio de integrações com redes de postos, de cartões de abastecimento, ou ainda via XML de notas fiscais, direto no site do Sefaz. Confira aqui o case de como a Transpanorama reduziu o delay no lançamento e melhorou a gestão de combustível com o KMM. 

O sistema ainda gera relatórios de abastecimento e a ficha de média ideal de motoristas, apresentando dados mais assertivos sobre o consumo da frota. 

Além disso, o KMM possui a funcionalidade de projeção de consumo médio. Com ele, é possível ter informações sobre o consumo ideal do veículo, levando em conta o modelo, topografia, peso, entre outros fatores. 

O TMS da KMM é especializado em logística e possui diversas funcionalidades que trazem mais segurança e agilidade não só na gestão de combustível, como também para todos os setores de grandes operações de transporte. Clique aqui, solicite uma conversa com nossos consultores e entenda como podemos ajudar a sua transportadora a atingir o próximo nível. 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply