Controlar a média ideal de consumo de combustível da frota é sinônimo de economia em todos os sentidos. Este tipo de gestão não reflete apenas na redução de custos envolvidos com abastecimento, como também na redução da depreciação dos veículos e, até mesmo, com aumento na segurança dos motoristas. 

Apesar das vantagens, muitas transportadoras possuem dificuldade em implementar o controle de média ideal. Seja por nível de maturidade da gestão, desconhecimento sobre o tema, ou até mesmo, por falta de recursos tecnológicos. Afinal, são diversos fatores que envolvem a média de consumo de um veículo. 

Neste artigo, vamos abordar as principais vantagens em controlar a média ideal de consumo de combustível da frota. Além disso, vamos apresentar algumas estratégias para que você comece este controle aí na sua transportadora. 

Vantagens em controlar a média ideal 

Não é novidade que o consumo de combustível tem um grande impacto financeiro nas transportadoras. Na verdade, o diesel representa cerca de 40% dos custos totais envolvendo o transporte de cargas. Por isso mesmo, controlar a média de consumo de combustível dos veículos da frota é tão importante.  

Afinal, qualquer oportunidade para reduzir um dos maiores custos da sua frota pode gerar um impacto gigantesco nos seus resultados.  

O controle da média ideal tem por objetivo manter um repositório de dados sobre qual o consumo de combustível um veículo deve fazer sob determinadas circunstâncias. Assim, ao final de um período é possível comparar a média ideal e a realizada, verificando discrepâncias. 

Ao ter este controle, é possível otimizar cada vez mais rotas e o uso dos ativos da empresa, visando melhora nos resultados. Assim, o gestor pode tomar ações, como premiar os melhores motoristas, realizar atividades de conscientização, adquirir novos veículos baseados na performance de diferentes modelos, entre outras.  

Como controlar a média ideal de consumo da frota? 

Claro que, este tipo de gestão não é simples. Para controlar a média ideal deve-se levar em conta alguns fatores como: 

  • Modelo do veículo; 
  • Ano de fabricação; 
  • Manutenções; 
  • Tipo da carga; 
  • Tipo do combustível; 
  • Peso; 
  • Quilometragem rodada com veículo carregado e vazio; 
  • Rota. 

Essas são apenas algumas das variáveis que interferem no consumo médio do veículo. Ter um registro e controle delas já é uma tarefa difícil em pequenas empresas com dois ou três veículos, agora imagine em grandes transportadoras com milhares de caminhões na frota. 

O controle em grandes operações depende de maturidade da gestão e da equipe. Para isso, antes de mais nada é necessário olhar para dentro da operação e captar dados para conseguir mensurar de forma assertiva o consumo dos veículos. Alguns fatores são determinantes para o consumo. Vamos listá-los a seguir: 

Motoristas 

Os motoristas dos caminhões são fator decisivo quando o assunto é consumo do veículo. Afinal, muito da média realizada é controlada pelo pé. Portanto, registrar a média de cada motorista é um dos primeiros passos para o controle do consumo da frota. 

Com essas informações, é possível tomar algumas ações posteriores. Por exemplo, é possível criar um Plano de Ações Disciplinar (PAD), premiando os melhores colaboradores de acordo com suas notas. Algumas empresas distribuem os novos caminhões para os melhores motoristas, ou ainda oferecem bonificações conforme a média de consumo ao final do mês. 

Além disso, essa variável apresenta informações importantes sobre a necessidade de criar ações, como cursos de reciclagem e de conscientização sobre direção econômica e defensiva, por exemplo. 

Manutenção 

Um caminhão com a manutenção em dia tem a tendência de consumir menos combustível. Por isso, esse é um fator a ser levado em conta durante o cálculo da média do veículo. 

Além disso, ao ter a média ideal, é possível realizar testes com peças de manutenção, pneus, entre outros. Assim, é possível verificar o impacto que determinada marca, ou modelo tem no consumo final. 

Marca e modelo 

A marca, modelo e ano de fabricação do veículo também podem influenciar na média ideal. Ao compilar estes dados, é possível verificar os modelos de veículo que possuem melhor performance em determinada rota. 

Assim, é possível designar esses veículos para atender determinados clientes. Ou ainda adquirir novos caminhões, de acordo com o consumo médio dos veículos da sua frota. 

Rotas e peso do veículo 

A rota que o veículo está trafegando também influencia na média. Estradas com aclives são mais pesadas e exigem mais do motor do que descidas ou retas, por exemplo. Por isso, é importante levar em conta a topografia e condições da estrada no momento do cálculo de média.  

Além disso, o tipo de carga e o peso alteram o consumo. Afinal, um veículo vazio ou com menos peso consome menos, o que consequentemente tem impacto na média. 

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Como a KMM pode auxiliar no controle da média ideal? 

Como verificamos, são inúmeras variáveis a se levar em conta. Controlar a média ideal de consumo de combustível da frota envolve um nível alto de gestão e maturidade de processos da empresa. Contar com um TMS confiável e lançar informações corretas no sistema é o primeiro passo nesta jornada. Isso porque, a assertividade no controle depende de dados, análise e refinamento constante. 

Com o TMS da KMM é possível parametrizar o sistema, levando em conta as médias ideais de acordo com o fabricante, modelo, ano de fabricação do veículo, capacidade, combustível utilizado, entre outros. Assim, é possível calcular uma projeção de média ideal de consumo, levando em conta fatores como peso e topografia. 

Assim, é possível extrair relatórios, calculando o consumo realizado de cada caminhão, considerando a topografia de cada trecho das viagens, abastecimentos, peso, entre outros. Ao comparar a média ideal e a realizada é possível tomar ações de acordo com cada veículo e motorista da frota, tornando a operação mais otimizada. 

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Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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