Utilizar dados no planejamento estratégico de uma empresa de transportes é o primeiro passo para uma gestão mais eficiente. Afinal, conhecer os indicadores de performance e o desempenho da operação é fundamental para uma tomada de decisão mais realista. 

Com certeza, utilizar dados e informações confiáveis torna todo o processo de planejamento estratégico e logístico mais assertivo, auxiliando no crescimento de receitas, redução de custos e no aumento da lucratividade. 

Apesar dos benefícios, muitas empresas ainda não se utilizam de ferramentas para captação, refinamento e análise de dados em suas operações.  

Neste post, vamos apresentar como utilizar dados no planejamento estratégico da sua organização. 

Por que utilizar dados no planejamento estratégico? 

O primeiro ponto que vamos abordar é a importância de utilizar dados no planejamento estratégico da sua transportadora. Planejar envolve tomar decisões sobre o que fazer e, principalmente, sobre o que não fazer ou deixar de fazer.  

Tomar este tipo de decisão baseado apenas no feeling dos gestores é perigoso. É preciso utilizar ferramentas que permitam conduzir a empresa para a direção correta.  

Por este motivo, contar com informações confiáveis sobre ações que deram resultados e que falharam no passado significa facilitar e tornar mais tranquilo este processo de decisão. 

A utilização de dados no planejamento estratégico tem exatamente esse objetivo, o de identificar pontos de melhoria dentro da operação, que permitam minimizar ameaças e maximizar oportunidades para aumentar o lucro da empresa. 

Atualmente, a tecnologia tornou o processo de coleta, tratamento e análise de dados mais acessível e democrático para a maioria das empresas. Mesmo assim, é muito comum gestores não utilizarem essas informações para a tomada de decisão, ou o que é pior, utilizar da maneira errada.  

Os dados geram valor para a sua empresa quando utilizados 

Utilizar dados na estratégia da sua empresa não é apenas espalhar telas pela sua empresa apresentando números soltos. Muitos gestores realizam esse tipo de ação de monitoramento e acreditam que estão utilizando os dados da maneira correta. 

Porém, é preciso pensar no verdadeiro motivo para investir na coleta de dados. Afinal, ter dashboards bonitos, que servem apenas para mostrar para os visitantes da empresa é a melhor maneira de rasgar dinheiro em uma ação que serve apenas para massagear o ego. 

Um dado solto, é apenas um dado. Para se tornar relevante ele precisa de tratamento, e análise. Dessa forma, ele se torna uma ferramenta de tomada de decisão.

É nesse ponto que muitos gestores erram, fazendo com que não enxerguem o valor das ferramentas. Antes de tudo, os dados só vão gerar valor para a empresa se forem utilizados para a tomada de alguma decisão. Por outro lado, se não conseguirmos tomar uma ação, eles são apenas números.

Como utilizar os dados no planejamento estratégico da transportadora? 

Os dados devem ser utilizados em todas as etapas do planejamento estratégico. Desde o diagnóstico das ações dos últimos períodos, até a montagem da estratégia sobre a qual a empresa irá se debruçar nos próximos anos. 

Assim, com essa análise é possível apontar alguns caminhos mais assertivos, identificando gargalos da empresa, falhas de gestão e oportunidades de melhoria. Enfim, ao colocar essas decisões em prática é possível mensurar e comprovar os resultados. 

Vamos apresentar agora algumas dicas para implementar dados no processo de tomada de decisão da sua empresa. 

Dicas para utilizar dados no processo de decisão da sua empresa 

1 – Levantamento dos problemas 

O primeiro passo para estabelecer uma cultura que utilize dados para a tomada de decisão é definir quais os problemas que precisam ser resolvidos pela empresa. Esse ponto parece um pouco contraditório, mas é isso mesmo. 

Como fazer a coleta e a análise de dados se os gestores não sabem qual problemas querem que sejam resolvidos no próximo semestre? Portanto, esse passo é fundamental antes do levantamento dos indicadores que devem ser mensurados. 

Por exemplo, imagine que sua equipe percebeu que no último ano houve um aumento nos custos com pneus, que precisa ser resolvido no próximo período. Dessa forma, com base nesse problema, é possível levantar indicadores para entender os motivos para o crescimento no desgaste do material, cruzando dados de diferentes setores. Por exemplo, mensurando a durabilidade por marca, modelo, rotas, tipo de carga, peso carregado, entre outros. 

Com base nesses dados, é possível tomar decisões para melhorar esse indicador principal, impactando nos resultados finais da empresa. 

2 – Engajamento da equipe 

O engajamento de toda equipe também é muito importante para o processo de tomada de decisão baseados em dados. Isso desde o operacional até a alta gerência. 

Essa deve ser uma cultura da empresa, já que não basta incluir uma ferramenta para análise de dados. Ou seja, é necessário estabelecer processos bem alinhados para a coleta de dados. Afinal, os cadastros e inputs gerados nos sistemas precisam estar corretos para que tenhamos números confiáveis no momento de extrair relatórios. 

Além disso, democratizar a informação é muito importante para a tomada de decisões assertivas dentro da empresa, tanto em nível gerencial quanto em nível operacional. 

3 – Utilize a tecnologia como aliada 

A tecnologia é aliada importante para todo o processo de coleta, organização, tratamento e análise de dados. Atualmente, as ferramentas que realizam esse processo se tornaram mais baratas e democráticas, podendo ser acessíveis para empresas de todos os tamanhos. 

Aqui na KMM, temos um setor específico e algumas ferramentas que podem auxiliar empresas do setor logístico com esse processo de tomada de decisões, como a Torre de Controle, ZoomBI e Data Lake. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite mais informações. 

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