Apesar de parecer um bicho de 7 cabeças, existem algumas ferramentas de planejamento estratégico que facilitam a vida dos gestores.  

Afinal de contas, planejar é escolher os melhores caminhos. Porém, para escolher a melhor estrada a seguir, você precisa saber qual o destino desejado. Ou seja, os objetivos e metas. 

falamos anteriormente sobre os benefícios de um planejamento estratégico para empresas do setor logístico. Em suma, o documento serve como uma bússola, que aponta a direção para onde a empresa deve seguir para atingir seus objetivos e metas. 

Apesar de sua importância, alguns gestores desconhecem as principais ferramentas de planejamento estratégico, o que torna o processo mais difícil e engessado. pensando nisso, separamos alguns dos recursos mais utilizados por gestores para auxiliar na criação dos planos de médio e longo prazo. 

3 Ferramentas de planejamento estratégico 

Convidamos Waldeir Jr, da Budel Transportes para indicar algumas ferramentas de planejamento estratégico que a empresa utiliza. A empresa, que existe desde 1983, conta hoje com mais mil equipamentos, atendendo nos segmentos de transporte de sucroalcooleiro, gases, florestal, cargas perigosas, locação de máquinas e transporte geral. 

De acordo com Waldemir, coordenador de controladoria da empresa, as 3 principais ferramentas de planejamento estratégico de transportadoras são a Matriz SWOT, Análise PEST e as 5 Forças de Porter. Vamos falar sobre cada uma delas e como aplicá-las a seguir. 

Assista ao vídeo completo aqui:

Matriz SWOT (FOFA) 

A análise SWOT, ou FOFA, ajuda a avaliar cenários, sendo uma das principais ferramentas de planejamento estratégico. 

Com ela você avalia as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Com certeza, ao analisar cada um dos quadrantes, será possível ter uma visão mais clara sobre como o ambiente interno e externo podem impactar a sua empresa no futuro. 

A matriz é dividida em dois ambientes: Interno e Externo. Ou seja, o que sua empresa pode controlar e o que não pode controlar.  

  • Ambiente interno: Diz respeito às ações que sua empresa pode controlar, como por exemplo, a tecnologia utilizada, mão de obra, processos, investimentos, comunicação, cultura organizacional, entre outros. 
  • Ambiente externo: É tudo o que não está na mão da empresa. Ou seja, o que você não pode controlar. Por exemplo, economia, taxas de juro, preço do combustível, mudanças climáticas, mudanças tecnológicas, concorrentes, etc. 

Passo a passo para montar uma Matriz SWOT de transportadoras 

Agora que entendemos um pouco sobre a Matriz SWOT, vamos apresentar o passo a passo para montar a Matriz SWOT em uma transportadora. 

1º passo – Pontos fortes 

Nesta etapa, você deve analisar primeiro os pontos fortes da sua operação. Ou seja, busque dados e informações sobre os serviços e rotas que geram o maior lucro para o seu negócio, os processos internos que aumentam a produtividade, os ativos da sua empresa, tecnologia utilizada, mão de obra, entre outros. 

Em uma transportadora, os pontos fortes podem ser por exemplo, uma frota com veículos novos, manutenção em dia, processos logísticos bem estruturados, tecnologia que utiliza, entre outros. 

2º passo – Pontos Fracos 

Agora é hora de listar os pontos fracos da sua empresa. Ou seja, tudo o que atrapalha o bom desempenho da sua operação. Aqui entram os serviços e rotas com pior lucratividade, limitações tecnológicas, processos desestruturados, rotas não atendidas, principais reclamações de clientes, entre outros. 

Algumas fraquezas de uma transportadora podem ser, por exemplo muitas viagens com os caminhões vazios, tempo de veículos parados esperando para carregar ou descarregar, alto índice de multas e infrações, custos elevados, entre outros. 

3º passo – Oportunidades 

Com o levantamento dos pontos fortes e fracos, é o momento de verificar as oportunidades de mercado. É possível aqui analisar sazonalidades de mercado, novas leis aprovadas, novas tecnologias que auxiliem processos, tendências macroeconômicas, entre outros. 

No transporte de cargas, algumas oportunidades podem ser uma safra recorde de determinado grão, aumento nas exportações que afetam o volume de frete contratado, a criação de novos serviços que atendam necessidades dos seus clientes, entre outros. 

4º passo – Ameaças 

Nenhuma empresa está livre de ameaças. Por isso, é importante se adiantar a elas, analisando os riscos da economia, a movimentação de concorrentes, variações do câmbio que podem afetar o mercado interno, entre outros fatores. 

Uma eterna ameaça a empresas do setor de transportes é o aumento nos custos de combustível e a redução do consumo interno. Além das exigências do mercado, como a agenda ESG pode ser uma ameaça para empresas que ainda não possuem esta preocupação. 

Exemplo de Matriz SWOT para transportadoras

Com base no levantamento, temos uma visão completa sobre o ambiente interno e externo da empresa, facilitando a tomada de decisão sobre algumas ações necessárias. Vamos a um exemplo prático: 

Forças Oportunidades 
– Frota em dia; 
– Mão de obra qualificada.
– Aquecimento do mercado interno; 
– Novas tecnologias.  
Fraquezas Ameaças 
– Falta de frete de retorno; 
– Tempo de espera alto para carregar caminhões; 
– Custo elevado de transporte;
– Quantidade elevada de multas. 
– Aumento no preço dos combustíveis;
– Novos concorrentes; 
– Clientes exigindo redução de impactos ambientais. 
Exemplo de Matriz SWOT para transportadoras

Ao analisarmos a Matriz SWOT aplicada acima, podemos destacar algumas ações que a empresa poderá realizar para aproveitar oportunidades e reduzir o impacto de ameaças, melhorando seus indicadores. 

Podemos perceber que entre os pontos fortes estão a frota em dia e a mão de obra qualificada da empresa. Com isso, a transportadora está pronta para aproveitar a oportunidade de aumentar o número de fretes, por meio do aquecimento do mercado interno. 

Já nos pontos fracos, podemos destacar que os custos de transporte podem ser ainda mais elevados, graças à ameaça de um aumento do preço dos combustíveis. Para mitigar isso, é possível utilizar novas tecnologias, marcada em oportunidades, para mitigar processos internos, o que pode melhorar também o tempo com que os caminhões ficam parados. 

Além disso, é possível criar ações, envolvendo o setor comercial, para aumentar a quantidade de fretes de retorno. Ao reduzir a quantidade de viagens com o caminhão vazio, também existe a redução da ameaça de novos concorrentes e a do impacto ambiental causado pelos veículos. 

Análise PEST 

A análise PEST é complementar à Matriz SWOT, auxiliando a verificar a situação do mercado como um todo. PEST é um acrônimo para Político, Econômico, Social e Tecnológico. 

Esta análise é focada apenas no ambiente externo da empresa, detalhando mais a fundo ameaças e oportunidades em cada um dos pontos, avaliando como a empresa está no momento e onde ela pode chegar.  

Para realizar uma análise PEST é possível realizar um brainstorming, levantar informações sobre cada um dos fatores e analisar as ameaças e oportunidades que eles podem trazer para a sua empresa. 

Ou seja, apesar de parecido com a Matriz SWOT, a análise PEST entra em detalhes específicos sobre os fatores externos que influenciam no dia a dia da transportadora. Por isso, estas duas ferramentas de planejamento estratégico são complementares. Vamos ver a seguir como você pode levantar cada um dos pontos da análise PEST. 

Fatores Políticos: 

O ambiente político é um fator que afeta a rotina da sua empresa. Afinal, mudanças políticas podem afetar setores de maneira diferentes. Abaixo, algumas perguntas que você pode fazer para levantar ameaças e oportunidades do ambiente político: 

  • Quando serão as próximas eleições? 
  • Como o governo atual trata a política externa? 
  • Quais os investimentos em infraestrutura logística previstas? 
  • Como a política pode influenciar no desempenho dos seus principais clientes? 

Fatores Econômicos:  

Fatores econômicos influenciam na demanda, podendo impactar diretamente na busca pelo serviço de transporte de cargas. Por exemplo, o aumento no dólar pode acarretar uma maior procura por exportações, enquanto o crescimento da Taxa Selic, pode significar em uma diminuição no investimento de empresas, o que pode esfriar o mercado interno. 

Portanto, analisar o cenário macro e microeconômico é muito importante para empresas de transporte. Confira alguns exemplos de perguntas que você pode utilizar para a análise PEST: 

  • Quais as previsões do mercado para o mercado externo? 
  • A taxa de câmbio está estável ou apresenta flutuações? 
  • Como está a taxa de inflação e qual as previsões? 
  • A taxa de desemprego está alta? 

Fatores Sociais: 

Pode não parecer, mas fatores sociais e culturais também afetam transportadoras. A mudança no comportamento da população faz com que elas consumam mais ou menos determinados produtos, impactando, consequentemente, nos fretes. 

A preocupação cada vez maior com questões sociais e ambientais do consumidor fazem com que muitas empresas procurem fornecedores alinhados com a agenda ESG, por exemplo. Assim, transportadoras que já possuem ações voltadas para esta área saem na frente de outras concorrentes. Algumas perguntas que você pode fazer: 

  • Quais as mudanças no comportamento de compra da população? 
  • Quais as demandas geradas pelo comportamento de compra da população? 
  • Qual o crescimento populacional e a média de idade da população? 
  • Quais regiões possuem maior densidade populacional? 

Fatores Tecnológicos: 

A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa. Por isso, ficar de olho em novidades do mercado pode ajudar a sua empresa a melhorar processos e a atender melhor aos seus clientes. 

Da mesma forma, é importante ficar de olho se alguma nova tecnologia pode tornar obsoleto algum serviço que sua empresa presta. Algumas perguntas que podem ser feitas para analisar este fator são:  

  • Quais as tecnologias disponíveis no mercado que podem ajudar a automatizar algum processo? 
  • Qual tecnologia o mercado está exigindo para empresas do seu segmento? 
  • Qual tecnologia seus concorrentes estão utilizando nos seus processos? 

Framework Análise PEST 

Confira abaixo o framework PEST que você pode utilizar como ferramenta de planejamento estratégico da sua transportadora: 

FATOR TÓPICOS OPORTUNIDADES AMEAÇAS 
Político – Política externa Investimentos em infraestrutura;
– Regulamentações de mercados Tributação. 
  
Econômicos – Mercado internacional; 
– Taxa de Câmbio; 
– Inflação.
  
Sociais – Comportamento do consumidor; 
– Distribuição de renda;
– Gostos e interesses da sociedade.
  
Tecnológicos – Novidades no mercado; 
– Inovações disponíveis. 
  
Framework Análise PEST

5 Forças de Porter 

As 5 forças de Porter é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite identificar tudo aquilo que estará atuando contra a sua operação. O objetivo é mapear os riscos para minimizar os impactos que eles possam ter sobre a sua empresa. 

O framework das 5 forças está dividido em: rivalidade dos concorrentes, poder dos fornecedores, poder dos compradores, ameaça de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos. Ele auxilia a antecipar ameaças e a definir o posicionamento da empresa, sendo uma ferramenta complementar à Matriz SWOT e análise PEST. 

Vamos apresentar cada etapa do framework: 

1 – Rivalidade entre concorrentes 

Este fator diz respeito aos concorrentes que já estão no mercado e que disputam marketshare com sua empresa. Quanto maior o número de concorrentes, mais difícil sua empresa se destacar no mercado, principalmente se as soluções e prazos de entrega forem parecidos. 

Para analisar a rivalidade entre concorrentes é possível se utilizar de algumas perguntas: 

  • Quem são seus concorrentes diretos; 
  • Quais vantagens competitivas dos seus concorrentes? 
  • Eles já se consolidaram no mercado?  
  • Seus principais clientes utilizam os serviços dos concorrentes? 
  • Como sua empresa pode se destacar frente a eles? 

2 – Ameaça de novos concorrentes 

Este fator diz respeito à facilidade do surgimento de novos concorrentes no mercado. De antemão, podemos afirmar que no setor de transporte o investimento para abertura de novas empresas é alto. Mesmo assim, é importante entender e mapear quais as barreiras que impedem com que novas empresas disputem o seu nicho de mercado. 

3 – Ameaça de produtos substitutos 

Da mesma forma que o item anterior, este fator diz respeito ao surgimento de soluções que possam afetar a sua empresa. Por mais que o transporte de cargas no Brasil dependa muito do caminhão, existem novas soluções que podem reduzir a quantidade de fretes realizados? Caso a sua resposta seja positiva, quais as alternativas que você pode começar a utilizar para melhorar seus processos e transformar estas ameaças em oportunidades. 

4 – Poder de barganha de compradores 

O poder de barganha de compradores diz respeito a negociações com seus clientes e da dependência que sua empresa tem com eles. Ou seja, quanto menos clientes você tiver e quanto mais concorrentes no mercado, mais difícil será a negociação com eles. Isso significa ter de oferecer condições de pagamentos mais amigáveis para fechar negócios. 

Por outro lado, se você tiver vários clientes e poucos concorrentes na sua área de atuação, você poderá negociar condições melhores e conseguir melhores preços. 

5 – Poder de barganha de fornecedores 

Este fator é semelhante ao anterior. O que significa que Possuir poucos fornecedores na sua empresa pode se tornar perigoso, na medida em que negociar preços e condições de pagamento com outras empresas pode se tornar complicado.  

Conseguir bons fornecedores é tarefa complexa e um bom relacionamento com eles leva tempo. Mesmo assim, é importante possuir diferentes fornecedores, o que permite que você negocie melhores condições de pagamento. 

Utilize as ferramentas de planejamento estratégico na sua transportadora 

Agora que você conhece as principais ferramentas, que tal utilizá-las no planejamento estratégico da sua transportadora? 

Como o próprio nome já diz, o importante é utilizá-las para gerar ações que podem ser tomadas para melhoria do seu negócio. Estas ações devem ser retomadas e revistas periodicamente, assim, você consegue mensurar a efetividade delas. 

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