E aí, gente!

WMS: já conhece essa sigla? Se ainda não, relaxe… eu te conto: trata-se de Warehouse Management System, ou em bom português: Sistema de Gestão de Armazenagem. 

É uma ferramenta super importante em operações logísticas e ajuda no processo de recepção, alocação, separação e distribuição dentro de uma empresa. Isso acontece desde operações gigantes como os armazéns da Amazon mas também é importante em operações menores, como em uma loja de roupas, um mercadinho e etc.

Essa sigla ganhou mais importância ainda nos últimos tempos com o aumento dos volumes dos e-commerce e deliverys. Com certeza, mesmo que de forma básica, essas empresas usam e precisam de um WMS.

Hoje no podcast, às 13:40h, falaremos sobre isso. Sobre conceitos, necessidades, etc. E ah, não é propaganda… não vamos nem falar que temos um maravilhoso WMS, haha.

Mas cola lá… vai ser importante pra desmistificar essa sigla e vai te ajudar a ver se faz sentido pra você ou não.

Uma ótima semana!

Veja às 13:45h AO VIVO no YouTube – https://youtu.be/MVkkAkZpkls

Confira também as principais notícias dessa semana no mundo da logística e tecnologia:

1. Novo lockdown na China e guerra na Ucrânia complicam cadeia de suprimentos 

Com uma política sanitária bem rigorosa, a China vê algumas fábricas paralisando suas atividades, o que dificulta o envio de produtos manufaturados. Varejistas e consumidores ao redor do mundo já se preparam para uma onda de escassez que pode ser pior do que as anteriores. Já um exemplo da Ucrânia é pelo fato do país ser um exportador de gás neon, utilizado na indústria de tecnologia, que por sua vez tem sido muito afetada. 

Fonte: Ecommerce Brasil 

2. Granel Química investe R$ 85 mi e inaugura expansão de terminal no MA 

A empresa de terminais para a movimentação e armazenagem de granéis fez o investimento para expandir o seu Terminal 1, que vai ganhar mais 6 tanques, elevando a capacidade de armazenagem deste terminal para 96.000 metros cúbicos, o que representa um aumento de aproximadamente 30%. No total serão 146 mil metros cúbicos disponíveis para o armazenamento de granéis líquidos de químicos, corrosivos, óleos vegetais, etanol e combustíveis. 

Fonte: Terra 

3. Nova Ferroeste deve ir a leilão nesse semestre para tornar Paraná hub logística na América do Sul 

Com boa parte dos trechos já sob licença prévia ambiental do Ibama, o conjunto de ferrovias deve ser leiloado no mês de junho. Nas audiências, o investidor vai ganhar o direito de poder usar o ramal já pronto, de Cascavel a Guarapuava (Paraná) e construir e operar mais novos quatros ramais já contratados e autorizados pelo Governo Federal. O edital será publicado agora no mês de abril e a outorga mínima no leilão será de R$160 milhões. O governo do Paraná avalia que num raio de mil quilômetros em torno do estado é onde se concentra 70% do PIB da América do Sul, o que faz do estado ser um local muito importante e essencial para a logística. 

Fonte: Agência Infra 

4. Departamento Hidroviário de SP anuncia a retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná  

A navegabilidade do rio foi retomada no último dia 15 de março e está acontecendo de maneira gradativa, com um calado (distância entre a ponta do casco e o nível da água) inicial de 2,40 metros. A previsão é de que ainda durante este mês a atividade seja liberada em sua totalidade. A razão por trás da paralisação das atividades anteriormente se deu pela escassez de chuvas na região. A hidrovia é responsável por uma parte significa do escoamento da produção agrícola do país, e a sua reativação traz grande alívio para o setor logístico e econômico da região 

Fonte: Mobilidade de Sampa 

5. Alta de 10% no frete vai encarecer produção industrial e alimentos 

Como se já não bastassem os aumentos contínuos e acentuados que o brasileiro vem sentindo no bolso em diversos setores, agora é a vez do frete sofrer reajuste. Isso se dá pelo aumento de 24% no preço do diesel, que impacta diretamente o transporte. Setores que fazem mais uso de processos mecanizados são os que mais podem ser afetados, a exemplo da soja, cana de açúcar e milho. O Brasil ainda é muito dependente do transporte rodoviário, por isso os outros setores sofrem tanto os impactos que ele acaba recebendo. 

Fonte: O Tempo 

6. Governo estuda reduzir encargo sobre frete marítimo 

Diante da alta no preço dos combustíveis e a instabilidade no setor de fertilizantes, governo e congresso uniram esforços para reduzir encargos no frete marítimo. A medida se dará pelo corte no adicional ao frete para renovação da marinha mercante (AFRMM). Desta forma a expectativa é de que custos de importação sejam reduzidos, o que reflete nos insumos usados pelo agronegócio. 

Fonte: Jornal do Comércio

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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