O uso de tecnologia logística deixou de ser um diferencial há muito tempo. A necessidade de melhorar a performance das operações, exigências do mercado e o alto fluxo de informações tornam obrigatório a modernização das empresas que buscam um crescimento a longo prazo. 

Em um segmento essencial como o da logística, não basta apenas utilizar as melhores ferramentas disponíveis para automatizar tarefas. Cada vez mais, se faz necessário utilizar a tecnologia aliada à boas práticas de mercado.  

Neste artigo, vamos abordar o real impacto que a tecnologia pode trazer para as empresas na área da logística e como você pode se beneficiar delas. 

Qual o impacto da tecnologia na logística? 

O mundo está cada vez mais conectado. O comportamento de compra dos consumidores mudou e as exigências por performance, agilidade e segurança também. Empresas que não buscam por modernizar a gestão e se alinhar às novas demandas estão com os dias contados. 

Quais os principais desafios logísticos que a tecnologia soluciona? 

Como visto anteriormente, a tecnologia auxilia empresas a contornarem os principais desafios quando o assunto é logística. Muitas empresas possuem dificuldades de centralização da informação e de controle, atrapalhando a gestão e, consequentemente, o crescimento da empresa. 

Por mais que utilizar ferramentas tecnológicas seja praticamente obrigatório atualmente, conhecer as principais e como elas podem solucionar alguns desses desafios, pode auxiliar na tomada de decisão. 

A tecnologia é uma aliada importante na logística, pois permite automatizar tarefas, melhorar a performance, reduzir custos e identificar gargalos. Otimizar a operação, melhorar o relacionamento com clientes e aumentar o nível de gestão são alguns dos benefícios que ferramentas podem trazer para as operações. 

Centralização da gestão 

Uma empresa é composta por diferentes setores, cada um com demandas específicas. Muitas vezes, cada área de uma organização utiliza softwares diferentes, que não conversam entre si. A falta de integração pode gerar diversos outros problemas. 

Se você já presenciou um operador precisando abrir de dois a três sistemas para realizar uma operação simples, como liberar um caminhão, sabe do que estamos falando. 

Entre outros benefícios em utilizar uma ferramenta certa, está a facilidade de integração, permitindo que todas as etapas da operação sejam realizadas em uma única tela. Além disso, permite ter dados confiáveis e muito mais agilidade devido à possibilidade de automação. 

Eficiência e redução de custos 

Fazer mais com menos é a meta de qualquer empresa. A tecnologia logística pode auxiliar a melhorar a eficiência, ao mesmo tempo que reduz custos. 

Por exemplo, na área de transporte rodoviário, um dos principais vilões é o combustível. Ele representa quase 50% dos custos totais de uma operação. Ao utilizar tecnologia, é possível controlar a média ideal de consumo de cada veículo, verificando variáveis como peso, tipo de carga, rota e motorista. Assim, é possível tomar ações corretivas para reduzir o consumo. 

Além disso, a tecnologia logística permite identificar rotas que representam mais lucratividade, sendo essencial para otimizar a operação baseada em informações reais. 

Aumento na segurança 

A segurança é muito importante para a maioria das empresas que trabalham com logística. As condições precárias das estradas e o índice de criminalidade aumentam as chances de acidentes e de roubo de carga. 

Ao utilizar a tecnologia, é possível acompanhar em tempo real os status de cada caminhão, além de identificar se o motorista respeitou as paradas para descanso. 

Conformidade com legislação 

Estar em conformidade com a legislação também é um grande desafio, já que multas e passivos trabalhistas podem causar prejuízos financeiros enormes para as operações. A tecnologia permite automatizar processos, como o controle da jornada de trabalho, evitando passivos trabalhistas, por exemplo. 

tecnologia logística

Soluções KMM e seus impactos positivos nos desafios logísticos 

Algumas soluções KMM auxiliam grandes empresas a superarem os principais desafios logísticos em todas as etapas da cadeia logística. 

TMS 

O TMS KMM foi desenvolvido para superar os desafios de crescimento de grandes transportadoras, sendo um parceiro estratégico para uma gestão eficiente. O software oferece análises profundas de gestão e controle operacional preciso durante a jornada. Entre os principais diferenciais do TMS está: 

  • Viagem começa sempre pelo trecho vazio 
  • Gestão é sempre em cima da carreta 
  • Custos são vinculados obrigatoriamente a uma receita 
  • Gestão apenas com quilometragem 

WMS 

O WMS KMM alia experiência em logística com eficiência operacional. O software é um parceiro para a gestão de Armazéns Gerais, Centros de Distribuição, transportadoras e indústrias. 

O sistema se adapta às operações, sendo uma solução para problemas de rastreabilidade, imprecisão de inventários e dificuldades em apresentar informações rápidas aos clientes. Entre os diferenciais do WMS KMM está: 

  • Rastreabilidade de produtos 
  • Flexibilidade operacional 
  • Experiência de mercado 
  • Segurança de dados 

YMS 

O YMS KMM é uma ferramenta que permite automatizar o controle de pátios e terminais logísticos, trazendo mais segurança e agilidade para a operação. Com ele é possível trazer autonomia e previsibilidade. 

O sistema melhora a performance, reduzindo em até 45% o tempo de espera e em até 70% os custos de estadia. 

Quais os benefícios de implantar tecnologias KMM na sua operação logística? 

tecnologia logística

A tecnologia logística é importante, mas ela, por si só, pode ser considerada uma commodity. O grande impacto está na experiência que permite somar gestão, pessoas e processos, o que garante tirar proveito de todo o potencial que estas ferramentas podem trazer para a empresa. 

Afinal, a tecnologia sozinha não faz milagres. Antes disso, é necessário criar e aperfeiçoar processos, treinar a equipe e conscientizar as pessoas sobre os benefícios das mudanças.  

Com tudo isso alinhado, a tecnologia logística pode trazer grandes mudanças, como automatizar processos, padronizar dados, reduzir desperdícios, aumentar a segurança e garantir um crescimento sustentável. 

Possuímos mais de 25 anos de experiência com tecnologia logística, sendo parte do grupo nstech, a mais completa plataforma open logistics do mundo, composta por centenas de soluções voltadas para a logística.  

Esta experiência torna as soluções KMM como especialista quando o assunto é tecnologia logística e melhores práticas do mercado. Por este motivo, somos parceiros estratégicos das maiores operações do Brasil. 

Quer transformar a sua operação logística e de transporte? Fale conosco! 

tecnologia logística
Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply