Profissionalizar sua transportadora é um passo muito importante. Afinal, empreender é uma grande conquista para quem começa pequeno e deseja viver dos seus sonhos, transformando aquilo que sabe fazer de melhor em algo profissional. Mas ao mesmo tempo que o processo de empreendedorismo te eleva a um patamar alto e de destaque, ele exige muito esforço e responsabilidade para ser colocado em prática. 

Atualmente no Brasil, o transporte de cargas no modal terrestre é tido como o principal meio de deslocamento de mercadorias. Mesmo esse setor variando bastante entre operadores de grande, médio e pequeno porte, ainda existem muitos que desempenham a tarefa de transportar de forma informal, não tendo escolhido se  especializar na área por algum motivo.  

Ter uma gestão financeira organizada, conhecer muito bem o setor logístico e suas particularidades, são detalhes que além de otimizar todo o trabalho, evitam prejuízos e imprevistos, no fim das contas.  

Separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a trilhar o caminho do empreendedorismo no setor de transporte de cargas: 

Entenda como profissionalizar sua transportadora

1 – Documentação em dia e tudo legalizado 

Em primeiro lugar, para profissionalizar sua transportadora será necessário se adequar a todas as exigências legais, como qualquer empresa. Pode parecer algo muito óbvio, mas muitas pessoas que trabalham com transporte ainda não estão 100% com os documentos necessários em ordem.  

Legalizar a sua transportadora exigirá um CNPJ ativo, inscrição estadual, registros na ANTT e um seguro de cargas. A falta de qualquer um destes requisitos pode gerar multas pesadas para o seu negócio e para a empresa que contratou o seu serviço.   

Por exemplo, a multa por realizar o transporte remunerado de carga sem o Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga (RNTRC) é de R$ 1.500,00 para o prestador do serviço. Além disso, o contratante também receberá uma multa no mesmo valor.   

Portanto, trabalhar com tudo legalizado, além de evitar prejuízos para a sua empresa, traz ainda mais segurança para o contratante. Com isso, sua empresa terá mais credibilidade e tem a oportunidade de conseguir mais clientes. 

 2 – Emita os próprios documentos fiscais 

CT-e e MDF-e são dois documentos fiscais importantíssimos que precisam ser emitidos, e quando você mesmo faz isso, se torna mais profissional. 

Ao utilizar um sistema de emissão de Conhecimento de Transporte é possível conseguir mais cargas, já que você não precisará agregar o veículo a uma transportadora maior.    

Além disso, você pode negociar o frete diretamente com o dono da carga, o que amplia as possibilidades de novos negócios.    

3 – Propicie uma boa experiência para seus clientes  

Este ponto é essencial para profissionalizar a sua transportadora. Para isso, você precisa estar atento aos detalhes da experiência que o seu cliente terá com a sua empresa.  

A pontualidade na entrega é um dos principais fatores que as empresas levam em consideração no momento da escolha da transportadora. Outro ponto importante é a segurança no transporte.   

Sendo assim, para melhorar a experiência do seu cliente, você precisa tratá-lo com cordialidade, demonstrar segurança e manter tanto a aparência do motorista como a do veículo em perfeitas condições. 

4 – Tenha uma boa gestão financeira para profissionalizar sua transportadora

Dinheiro é o sangue dos negócios, sem ele nada acontece, então é essencial administrá-lo muito bem para que a “saúde” da empresa vá bem. Você precisa ter todos os valores na ponta do lápis para garantir lucro no final do mês. Assim, você consegue ter recursos para investir no seu negócio e profissionalizar ainda mais a sua empresa. 

5 – Fique atento às tendências e novas tecnologias 

A logística se transforma a cada passo que a tecnologia avança, e isso quer dizer que ela está em constante movimento e transformação. Gerir uma transportadora profissionalmente vai demandar domínio da tecnologia, que será uma das ferramentas do seu trabalho. Portanto é muito importante apostar em profissionais de alta performance para ficarem responsáveis pelo controle de sistemas, por exemplo.  

Ficar antenado no que está acontecendo no mundo da logística e nas tendências que o mercado e as pessoas estão seguindo é uma estratégia para te deixar preparado e conseguir administrar bem um planejamento para o futuro. 

6 – Estude, busque conhecimento e capacitação 

Profissionalizar sua transportadora requer uma busca constante por atualizações e conhecimento. Ninguém se torna um bom profissional não sabendo nada, e mesmo que já saiba muita coisa, ficar estagnado vai fazer você ficar pra trás. Muitas empresas fecham as portas justamente por não conhecer o ramo de atuação ou por simplesmente pararem no tempo e não se atualizarem.  

Para te ajudar a te preparar para atuar nesse ramo, preparamos o Curso de Documentação para Transportadoras. O curso é composto por 10 módulos e conta com conteúdos exclusivos voltados para transportadoras que pretendem se legalizar e profissionalizar seu negócio.  

Você pode conhecer mais sobre o curso aqui: https://emitacte.com.br/curso-de-documentacao-para-transportadoras/  

Dica extra e valiosa: Esteja preparado para tudo, em todos os sentidos. Empreender e sustentar seu negócio não será fácil, você vai encontrar inúmeros obstáculos pelo caminho, mas com preparo, foco e determinação, você lidará bem com todos eles. 

Esperamos ter ajudado a clarear suas ideias e apontar caminhos para você que tem uma transportadora e precisa sair do informal transformar seu sonho em realidade. Como dito no item 5, temos um curso focado em preparar um bom profissional da área. Fique à vontade para conhecer mais e tirar suas dúvidas conosco em nossas redes sociais caso precise! 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply