A implementação de uma gestão de transporte de cargas eficientes é um dos grandes desafios de empresas do setor logístico. Este tipo de ação é ainda mais importante no transporte rodoviário. 

Fatores como a má conservação das estradas, o alto custo do combustível e a falta de segurança aumentam a necessidade de uma gestão de transporte de cargas eficiente.  

Algumas medidas implementadas pelas empresas podem auxiliar na redução dos custos com combustível e reduzir o prazo de entrega dos fretes. Neste artigo, preparamos algumas dicas que podem auxiliar sua empresa a implementar uma gestão de transporte mais eficiente. 

1 –  O planejamento é o primeiro passo para a gestão de transporte 

O planejamento é fundamental para qualquer atividade. Já diz o ditado “Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria 6 afiando meu machado”.  

Na gestão de transportes de cargas isso não é diferente. Um bom planejamento permite reduzir custos e o tempo necessário para a entrega da mercadoria. Portanto, é muito importante gastar um tempo planejando a viajem antes mesmo de o veículo sair da garagem. 

Identifique alguns dados, como falhas no processo logístico da sua empresa, riscos e oportunidades. Algumas informações importantes que você precisa analisar na sua operação: 

  • O tamanho da sua frota é suficiente para atender a demanda da sua empresa? 
  • O número de colaboradores é suficiente? 
  • Qual o custo total com combustível? 
  • Qual a média de combustível de cada veículo? 
  • Quem são seus principais clientes? 
  • Qual o ticket médio de cada um? 

Quanto mais informações sobre sua operação você tiver à disposição, mais recurso você terá para criar planos de ação para uma gestão de transporte de cargas mais eficiente. 

2 – Controle os custos da sua operação 

O combustível representa entre 35% a 55% dos custos totais de uma operação de transporte. Portanto, é muito importante entender como controlar e reduzir este tipo de custo na sua empresa. 

Existem diversos fatores que impactam no valor gasto com combustível. Por exemplo,  manutenções do veículo, tipo de carga, entre outros. 

Existem algumas maneiras para controlar os custos. Neste vídeo explicamos algumas das melhores práticas na gestão de combustível. 

 3 – Manutenção dos veículos 

A manutenção preventiva é, sem dúvida, uma das melhores práticas de gestão na sua empresa. Afinal além de garantir que os seus veículos não fiquem parados na estrada, atrasando entregas, ele garante maior longevidade da frota e reduz os custos com combustível.  

Por isso, é muito importante contar com checklists para vistorias periódicas nos veículos e de trocas de peças e equipamentos após a quilometragem indicada pelos fabricantes. 

4 – Treinamento da sua equipe  

O capital humano da sua empresa é um dos fatores que mais impactam na gestão de transporte de cargas. Por este motivo, o treinamento da sua equipe é decisivo para melhorar a sua operação. 

Invista em cursos e workshops de atualização para apresentar as melhores práticas e inovações para motoristas e para a equipe do seu escritório. Realize também periodicamente reciclagens sobre legislação, segurança e outras informações relevantes para sua operação. 

5 – Automatize processos 

A tecnologia agiliza e facilita no processo de gestão de transporte de cargas. Utilizando um sistema TMS, você possui mais controle sobre todos os aspectos relacionados à operação da sua empresa, tendo mais tranquilidade e segurança para organizar a sua operação. 

Com o KMM é possível realizar a gestão de frotas, o planejamento logístico das viagens e controlar as finanças da sua empresa. Além disso, você tem acesso à um treinamento completo sobre logística, com uma metodologia consolidada ao longo de mais de 20 anos. Clique aqui e solicite uma demonstração agora mesmo. 

Leave a Reply