A otimização de rotas desempenha um papel extremamente importante quando o assunto é produtividade operacional e desempenho logístico. Afinal, ao definir melhor o trajeto dos veículos, a transportadora pode colher frutos como redução de despesas, melhora na experiência do cliente, diminuição do impacto ambiental, entre outras.
Em um cenário competitivo e de margens apertadas, as empresas de transporte de carga precisam cada vez mais de eficiência operacional. Isso porque, os desafios para gestores são inúmeros.
Custos operacionais crescentes, novas demandas do mercado e a necessidade de reduzir danos ao meio ambiente e a emissão de CO2 são apenas alguns dos novos desafios exigidos.
Nesse sentido, a otimização de rotas pode se tornar uma saída para contornar estes obstáculos. Utilizar dados e informações em tempo real melhora a eficiência operacional, trazendo economia, principalmente no consumo de combustível, manutenções e no tempo de viagem.
Neste post, vamos apresentar os principais benefícios da otimização de rotas e algumas dicas para alcançar esse objetivo.
Benefícios da otimização de rotas
Redução de custos operacionais
Como dito anteriormente, um dos maiores benefícios na otimização de rotas diz respeito aos custos operacionais. Ao escolher melhores trajetos, é possível reduzir a distância percorrida pelos caminhões. Com isso, todos os custos associados também sofrem impacto, como combustível, desgaste dos veículos, pneus e manutenção.
Rotas eficientes significam menos gastos, o que impacta diretamente no lucro da operação.
Aumento da eficiência e produtividade
A otimização de rotas permite mais entregas no mesmo período, evitando atrasos. Ao evitar desvios desnecessários e congestionamentos, é possível aumentar a capacidade de atendimento e maximizar a performance dos veículos.
Além disso, é possível utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira. Isso evita um dos maiores desperdícios operacionais de uma transportadora: caminhões rodando sem carga.
Melhora na experiência do cliente
Com rotas otimizadas, é possível melhorar a pontualidade das entregas e reduzir as chances de atrasos ou erros. Isso resulta em uma melhor experiência do cliente, aumentando a satisfação e fidelidade dos clientes. Além disso, rotas mais eficientes podem permitir oferecer janelas de entrega mais precisas e reduzir o número de reagendamentos.
Redução do impacto ambiental
Rotas otimizadas significam menos quilômetros percorridos, o que se traduz em menor consumo de combustível e emissões de gases poluentes. Ao reduzir o impacto ambiental, as empresas podem melhorar sua imagem de sustentabilidade e responsabilidade social, atendendo às demandas cada vez maiores por operações mais ecologicamente corretas.
Gerenciamento de risco
Com a otimização de rotas é possível evitar áreas de alto risco para a integridade do motorista, veículo e carga. Além disso, ao monitorar os veículos é possível acompanhar o progresso da viagem, identificando eventos inesperados e tomando atitudes em tempo real.
Como um TMS auxilia na otimização de rotas?
O TMS da KMM pode auxiliar na otimização das rotas da sua transportadora. Com ele é possível planejar as viagens e distribuí-las conforme a disponibilidade dos veículos mais próximos do ponto de carga.
Além disso, é possível acompanhar o deslocamento dos veículos e a situação da viagem em tempo real, por meio de integrações com rastreadores, possibilitando a tomada de decisão rápida e evitando atrasos na entrega ao cliente.
Outro ponto importante é a análise de dados da operação, que por meio de permite gerar insights sobre as melhores rotas, horários, veículos, entre outras variáveis. Assim, é possível tomar ações para potencializar as melhores rotas e eliminar as piores.
Um software TMS desempenha um papel muito importante na otimização de rotas, maximizando a eficiência operacional e reduzindo os custos da transportadora. Quer saber como o KMM pode auxiliar na sua operação? Clique aqui e cadastre-se.
Executive Director & Partner | nstech