Há mais de 12 anos vivo no mundo de transporte, conversando com grandes empresas com mais de 1500 frotas a as empresas que estão começando com seus 10, 20, 30 veículos. Um dilema que sempre escuto: Como encontrar o melhor motorista? O que o motiva para ser fiel e produtivo no meu negócio? Buscando responder essas duas perguntas, levantei algumas informações. Vamos lá.

O Brasil conta com mais de 2 milhões de motoristas de caminhões ativos, com idade média de 44,8 anos, segundo a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) é uma informação que preocupa é que até 2015 existia um crescimento anual de 1,4% na quantidade de motoristas aptos a dirigir, porém no período de 2015 a 2020 o número começou a recuar 5,9% ao ano, segundo informações do CAGED(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Tais indicadores demonstram que a busca pelo motorista está mais “acirrada”, fazendo com que as empresas se desdobram para encontrar o profissional adequado para a rodagem. Voltando a origem do texto e buscando responder às duas perguntas, vamos lá: como encontrar o melhor motorista? O que o motiva para ser fiel e produtivo no meu negócio?

Basta encontrar aquele que é feliz fazendo o que faz.

A resposta é simples, porém desdobrável e se vê necessário buscar entender o que faz um motorista ser feliz na boleia.

Em meio a fóruns e bate papos levantei alguns tópicos, bem resumido, que satisfaz o motorista:

  • Salário/comissão: O salário é importante e a comissão muito mais, a média do combo de “salário+comissão” que o motorista carreteiro acha justo de levar pra casa é no mínimo 4 mil, menor que isso, gerará insatisfação.
  • Segurança: Quem está na rodagem preza muito por parar em local seguro e estar com supervisão 24hrs, prezando pela assistência em momentos de socorro.
  • Distância da casa: Na atual conjuntura pandêmica, ficar próximo da família gera satisfação e trás segurança, ainda mais se o motorista conseguir tirar(R$) o necessário podendo dormir toda semana em casa.
  • Clareza em sua performance: O motorista funcionário precisa ser sempre informado de como está sua performance na boleia, de maneira clara e objetiva, para que ele saiba fazer as contas e saber o que precisa para conseguir se destacar. Ferramentas tecnológicas ajudam e muito nessa satisfação.
  • Caminhão novo: Como diria meu avô: “Nada como o cheirinho de um carro novo, não é?”, pelo tempo que passam dentro do veículo, quanto mais facilidade, melhor. O “básico” atualmente é um caminhão de no máximo 5 anos e com ar condicionado (isso faz MUITA diferença).

Conhecendo essas satisfações para valorizar e fidelizar um bom motorista, fica aqui a pergunta para você, contratante: Você está preparando os pré-requisitos antes de exigir o que satisfaz o profissional?

Deixe aqui sua opinião sobre o que faz o motorista feliz e como os contratantes estão empenhados em deixar tudo preparado para fidelizar seus funcionários.

Por: Leonardo Suarez

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply