A comunicação com o motorista é um fator decisivo para o sucesso da transportadora. Afinal, são eles quem estão na ponta da operação, conduzindo os caminhões e realizando as entregas no dia a dia. 

Desenvolver maneiras de melhorar a comunicação entre os seus motoristas e a equipe de backoffice melhora a produtividade, a segurança da operação e a satisfação dos colaboradores. 

Neste artigo vamos abordar a importância da comunicação com o motorista e como isso pode impactar na sua operação como um todo. Além disso, vamos apresentar o GoDriver, a solução da KMM específica para esta finalidade. 

A importância de uma boa comunicação com o motorista 

Que a comunicação desempenha papel fundamental no sucesso de uma organização não é novidade. Quando falamos da comunicação do gestor de frota com o motorista, ela é ainda mais importante. Ainda mais em transportadoras com muitos caminhões na frota. 

Manter um canal direto com o motorista auxilia na troca de informações, tornando todo o processo de comunicação mais simples e fluído. Dessa maneira, é possível passar e receber informações necessárias para o bom andamento da operação, reduzindo atrasos, evitando erros e otimizando o trabalho da equipe do backoffice. 

Entre os principais impactos da melhora de comunicação com o motorista estão: 

1 – Produtividade 

Um dos pontos principais em estabelecer canais de comunicação com o motorista é o de melhoria da produtividade. Ao oferecer informações relevantes sobre condições do trânsito, horários e requisitos de entrega, o motorista pode planejar a rota de maneira mais eficiente. 

Além disso, o motorista pode alertar a equipe do escritório sobre possíveis intercorrências no trajeto, que pode tomar providências para informar o cliente com antecedência sobre atrasos que possam ocorrer. 

2 – Segurança 

Além da produtividade, a segurança é outro ponto que melhora ao ter um processo de comunicação eficiente com o motorista. Assim, é possível alertar sobre acidentes na estrada e outros problemas. 

Além disso, a partir do monitoramento do caminhão, é possível alertar ao motorista sobre desvios de rotas ou quando ele entra em áreas perigosas. 

3 – Agilidade nas informações 

Com canais de comunicação sua equipe agiliza a troca de informações sobre os fretes, assim como o envio de documentações relativas aos motoristas e ao próprio frete, como notas e comprovantes de entregas. 

Como melhorar a comunicação com o motorista? 

O primeiro ponto para melhorar a comunicação com o motorista é criar canais oficiais de comunicação para a troca de informações.  

Muitas empresas utilizam aplicativos como o WhatsApp para a troca de informações entre a equipe de backoffice e os motoristas. Apesar das facilidades que esta tecnologia possibilita, este tipo de canal não é o ideal no ambiente corporativo, onde é necessário um tipo de comunicação formal.  

Isso porque, muitas vezes o histórico das conversas pode ser perdido por inúmeros motivos, como a troca de função de um colaborador, por exemplo. Portanto, utilizar uma tecnologia de comunicação segura melhora a troca de informações com o motorista e garante receber e arquivar a mensagem.

Outro ponto relevante para melhorar a comunicação é oferecer treinamentos tanto para motoristas quanto para a equipe interna, procurando melhorar processos e a clareza nas informações. 

A comunicação é uma via de mão dupla, portanto, é preciso oferecer canais para que os motoristas possam opinar de maneira aberta sobre as condições de trabalho e apresentar pontos de melhoria. Ouvir o que sua equipe tem a dizer, filtrar as informações e pôr em prática, com certeza irá trazer um impacto positivo no dia a dia da operação. 

Como o GoDriver auxilia na comunicação com o motorista? 

O GoDriver é um aplicativo que funciona juntamente ao TMS da KMM, que melhora a comunicação formal com o motorista, gerando aumento de produtividade e trazendo autonomia aos colaboradores da empresa. 

Com o aplicativo, o motorista consegue verificar a sua produtividade. Pelo celular ele acessa dashboards com informações sobre horas trabalhadas e pausas, trazendo maior transparência. Além disso, o colaborador pode visualizar e fazer o download dos holerites. 

Outra funcionalidade do aplicativo é o acompanhamento de multas. Assim, caso o motorista seja multado, ele recebe um aviso no próprio GoDriver. Logo, ele pode solicitar verificação caso encontre alguma divergência nas informações. 

Além disso, o motorista pode realizar solicitações para a transportadora, como adiantamento de viagem e prestação de conta pelo próprio aplicativo, assim como atualizar dados cadastrais e outros documentos como a CNH. 

Com o GoDriver, é possível também enviar e receber documentos como notas fiscais e comprovantes de entrega. Assim, o motorista pode fotografar os comprovantes e enviar para a equipe de backoffice, que pode aprovar ou solicitar um novo envio. Dessa forma, o registro é arquivado imediatamente junto ao frete dentro do TMS.  

O App ainda permite que a equipe de backoffice avise para o motorista sobre desvios de rotas, paradas não programadas e chegada a pontos considerados perigosos, mantendo todo o histórico da conversa no sistema. 

O GoDriver é um aplicativo que acompanha o TMS da KMM, o software utilizado na gestão de algumas das maiores transportadoras do Brasil. Quer saber mais sobre o software? Cadastre-se neste link

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