A Logística vem sofrendo com a Comunicação… 

Os motoristas de caminhões são parte da engrenagem que faz a cadeia logística funcionar, mas enquanto eles movimentam as mercadorias, sofrem problemas com a comunicação de navegação, o que causa um influxo de informações e torna o trabalho complicado. 

Sabemos que a comunicação e a colaboração com os motoristas de caminhão continuam sendo um desafio chave da indústria, como também não é nenhum mistério que a proliferação da tecnologia dentro da cadeia tenha desempenhado um papel nesse sentido. 

Hoje, os motoristas de caminhão têm mais tecnologia em suas cabines do que nunca, desde sistemas de navegação por GPS até câmeras de controle e dispositivos eletrônicos de registro de dados, tudo isso para ajudá-los a realizar seu trabalho de forma mais eficiente.  

Entretanto, pode ser “assustador” para os motoristas receberem diversas mensagens a qualquer momento, especialmente quando eles não entendem a tecnologia ou a veem como um empecilho. Também é necessário levar em consideração as diferentes gerações de motoristas de caminhão que preferem diferentes métodos de comunicação. 

Notificações demais podem atrapalhar! 

A cadeia logística consiste em muitas partes diferentes que movimentam as mercadorias da origem até o ponto final, por isso, os motoristas precisam estar sintonizados com os atrasos no trânsito, redirecionamentos e as condições climáticas, entre outros obstáculos que possam afetar suas entregas.  

Muitas chamadas telefônicas, mensagens e notificações estão chegando diariamente do gerente de frota do motorista e de outros expedidores e transportadores que precisam permanecer em contato. Embora receber essas notificações seja essencial para manter os motoristas atualizados, também podem distrair e resultar em ineficiência, problemas de segurança e fadiga do motorista.  

Simplifique a comunicação! 

As empresas em toda a cadeia logística têm sido relutantes em atualizar processos manuais, baseados em papel, pensando que a implementação de tecnologia causará mais estresse. E quando um expedidor, transportador ou receptor implementa uma solução tecnológica, muitas vezes ela está desatualizada ou não fala com outros sistemas ao longo da cadeia, criando ainda mais desafios.  

Os sistemas precisam se comunicar uns com os outros para criar uma experiência unificada, que permita aos motoristas entrarem e saírem rapidamente das instalações. Se a tecnologia é a resposta, ela deve ser capaz de chegar a qualquer motorista, em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, ela deve permitir a colaboração entre expedidores, transportadores e receptores para simplificar ainda mais as coisas.  

Embora a tecnologia de transporte não seja nova, as ferramentas que estão sendo desenvolvidas agora estão levando em conta os desafios de comunicação e sendo construídas para enfrentá-los. Todo tipo de dispositivo é contabilizado, levando a uma excelente satisfação do motorista e a uma cadeia de fornecimento revitalizada. 

A criação de uma tecnologia unificada que conecte todos não só facilita a vida dos motoristas, mas pode diminuir o tempo de permanência, aumentar a produtividade, eliminar o rastro de papel, diminuir a carga de trabalho no back office e devolver lucros maiores para todas as partes.  

A tecnologia é uma ferramenta benéfica que mudará a logística para melhor, mas somente se ela puder alcançar qualquer motorista. Isso a qualquer momento e em qualquer lugar onde eles estejam localizados, construindo um canal de comunicação harmonioso onde toda a cadeia de abastecimento ganha. 

Se você busca uma solução logística que te ajude e não te atrapalhe, conheça nossos produtos!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply