O que é um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS)? 


Um sistema de gerenciamento de transportes, ou “TMS”, é uma plataforma que foi projetada para agilizar o processo de embarque. É um subconjunto de gerenciamento da cadeia de suprimentos relativo a soluções de transporte. Um TMS permite que os expedidores automatizem os processos que possuem e recebam insights valiosos para economizar tempo e reduzir os gastos em futuras remessas.

Transportadoras, organizações de comércio eletrônico e qualquer outra pessoa que movimenta fretes regularmente percebem que há muitas peças móveis para o processo de transporte, tanto literalmente quanto figurativamente. Da cotação à entrega, esses fretes de transporte estão quase sempre procurando maneiras de otimizar os gastos e melhorar os processos. Graças aos sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), os remetentes têm uma solução a seu favor para fazer exatamente isso. 

Quais são os benefícios? 

  • Capacidade tecnológica: Com um sistema de gerenciamento de transporte, você, como expedidor, terá a tecnologia necessária para tomar decisões de rotas com base em cotações, tempo de trânsito e mistura de transportadoras. Este local centralizado para cotações eliminará estresse desnecessário e tempo gasto durante o processo de reserva. 
  • Simplifique os processos: Um TMS pode ajudar a simplificar o processo de seleção da transportadora, permitindo avaliar a mercadoria que está sendo enviada e combiná-la com uma transportadora na rede. Ao gerenciar todo este processo em um único local, você poderá revisitar remessas anteriores e combinar rapidamente cargas similares com os transportadores apropriados. 
  • Rastrear o frete: Com um TMS, você pode rastrear o frete que está na estrada e até mesmo receber alertas para qualquer exceção de trânsito ou atrasos imprevistos a partir de um local. É impossível controlar o erro humano ou a Mãe Natureza, no entanto, um TMS permitirá que você veja quando os atrasos estão ocorrendo e por quê. 
  • Percepções comerciais: Sistemas robustos de gerenciamento de transporte lhe oferecerão uma visão aprofundada e capacidade de relatórios. Por exemplo, digamos que você supervisiona o processo de envio para 20 locais que enviam cinco remessas por semana cada um. São 100 faturas de remessa a serem criadas e remessas a serem avaliadas a cada semana. Com um TMS, todas as informações serão armazenadas em um único local e relatórios personalizados podem ser criados para analisar coisas como as discrepâncias entre as taxas e as faturas finais. 

Conheça as principais dúvidas sobre um TMS! 

Qual é o papel de um TMS no gerenciamento da cadeia de abastecimento?  

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é focado principalmente em compras, fabricação e transporte. Um TMS auxilia na logística de transporte dentro da gestão da cadeia de suprimentos de uma organização.  

O que é um sistema de gerenciamento de frotas?  

Um sistema de gerenciamento de frotas (FMS) é uma empresa de logística terceirizada que fornece transporte, armazenagem e preenchimento para seus clientes. A terceirização do frete está se tornando cada vez mais comum e acessível. 

O que faz a tecnologia de gerenciamento de transportes?  

A tecnologia TMS auxilia no planejamento e coordenação do transporte, rastreamento e entrega do frete de um local para outro. Ela também rastreia processos e fornece soluções de transporte personalizadas que economizam tempo e dinheiro.  

Quer conhecer ainda melhor o nosso TMS? Vem falar conosco!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply