A sua transportadora possui um processo de programação de cargas bem definido? Se você não faz ideia do que estamos falando, ou se a sua operação ainda não conta com este processo desenhado, então você precisa ler este texto até o final.
Isso porque, uma programação de carga bem-feita auxilia na redução de custos envolvidos com o transporte. Além disso diminui do prazo de entrega, melhora indicadores e aumenta a eficiência logística de toda operação.
Neste post, vamos explicar os benefícios da programação de carga e como a KMM pode auxiliar a sua empresa com o processo de pré-viagem.
A importância da programação de cargas
A programação de cargas envolve a análise das cargas aceitas pelo comercial e a distribuição correta entre os caminhões parados e em processo de descarga.
Assim, é possível melhorar a utilização dos ativos disponíveis, reduzindo os custos da operação e aumentando o número de viagens realizadas diariamente, o que no final do mês representa um faturamento considerável.
Além disso, distribuir corretamente as cargas entre os caminhões disponíveis pode reduzir os custos envolvidos com o KM vazio, um dos vilões financeiros nas transportadoras.
Para isso, antes de mais nada, é necessário possuir processos de pré-viagem, que nada mais é do que as ações necessárias antes do caminhão sair da garagem. Ou seja, ele passa desde o recebimento da solicitação do cliente, distribuição da demanda entre veículos e motoristas, roteiros de viagens, até a emissão de documentos fiscais.
Ter processos definidos para cada etapa auxilia na tomada de decisão e na identificação de gargalos na sua operação. Isso porque é possível identificar de maneira mais ágil as etapas que necessitam de atenção para liberar os caminhões mais rapidamente.
Dessa forma, processos de pré-viagem garantem uma maior integração entre as equipes de programação de cargas e de faturamento, trazendo maior fluidez e agilidade para a operação.
Dicas para uma programação de cargas eficiente
Como vimos anteriormente, uma programação de cargas eficiente significa analisar os fretes aceitos pelo comercial e distribuí-las da melhor forma entre os veículos disponíveis.
Vamos para algumas dicas simples para distribuir as cargas da melhor maneira e evitar que a sua frota rode menos “de graça” e comece a rodar gerando mais receita para a sua empresa.
1 – Olhe primeiro para os veículos no pátio
Pode parecer simples, mas a máxima de que “caminhão parado é dinheiro parado” é 100% verdadeira. A prioridade da sua equipe deve ser identificar os veículos que estão parados e sem viagem marcada.
2 – Analise as distâncias
Outra forma de reduzir os custos com KM vazio é analisar as distâncias entre os locais de carga e descarga. Mapear os veículos que estão em processo de descarga em pontos próximos aos locais de coleta é uma excelente saída para reduzir a quantidade de KM rodados com o caminhão vazio.
3 – Programe as próximas viagens
O planejamento de viagens de maneira antecipada também é uma excelente maneira para otimizar recursos e fazer com que o caminhão rode por mais tempo carregado.
Como a KMM pode auxiliar sua empresa com a programação de cargas?
Fazer a organização e a programação de cargas em uma planilha de excel pode ser uma dor de cabeça para a sua equipe.
Com o TMS da KMM, é possível realizar toda a programação e pré-viagem em uma única tela, facilitando o processo logístico a ser feito antes do caminhão sair da garagem.
O PCargas, módulo do KMM destinado a esse processo, funciona como uma linha de produção, em que é possível visualizar cada etapa de maneira fácil e organizada, desde a solicitação, agendamento, romaneio, notas fiscais, emissão de CT-e e MDF-e e contrato. O sistema ainda emite avisos, indicando a necessidade de atuação da equipe e as urgências para a liberação dos veículos.
Benefícios do PCargas na sua operação:
- Organização: A gestão de tela branca e todo o processo de pré-viagem em uma única tela traz maior organização para a equipe, que consegue acompanhar todas as etapas em um único lugar e também quais as pendências para a liberação do caminhão.
- Identificação de gargalos: O Pcargas auxilia na identificação de gargalos da sua operação. Com o sistema é possível compreender as etapas que tomam mais tempo. Assim, é possível tomar ações para garantir maior fluidez para a operação.
- Garantia no Nível de Serviço: O sistema também auxilia com que sua empresa cumpra o que foi acordado com o cliente em termos de prazo de entrega, já que é uma ferramenta importante no planejamento logístico.
- Disponibilidade: Outro benefício é a informação sobre disponibilidade de veículos. Assim, com poucos cliques é possível identificar os veículos que podem ser utilizados no momento e a necessidade de contratação de terceirizados ou agregados.
E então, como é o processo de programação de cargas e de pré-viagem na sua transportadora? Quer entender mais sobre o TMS da KMM e como podemos ajudar a sua transportadora a prosperar? Clique aqui e solicite uma demonstração!
Confira o programa especial que nossa equipe apresentou sobre o processo de programação de carga com o TMS da KMM.