A gestão da jornada do motorista é uma das atividades mais importantes quando falamos em aumentar a segurança, melhorar a eficiência e diminuir os riscos em operações de transporte rodoviário de carga.
Manter o controle da jornada do motorista pode ser um desafio gigante para muitas empresas. Afinal, são inúmeras variáveis e contratempos que podem acontecer durante a rotina de um motorista.
É por isso mesmo que a tecnologia é uma aliada para empresas que buscam aumentar a eficiência, estando em conformidade com a legislação. Neste artigo, vamos apresentar a importância da gestão da jornada do motorista e como você pode otimizar os seus controles.
O que é a gestão da jornada do motorista?
A gestão da jornada do motorista nada mais é do que o controle das horas trabalhadas. Ou seja, ela monitora o tempo de movimentação do veículo, de paradas para descanso e refeições, além da quantidade de horas em que o caminhão esteve em processo de carga/descarga e na garagem.
Dessa forma, a gestão da jornada do motorista garante que a transportadora está trabalhando em conformidade com a Lei 13.103/2015. Além disso, também é um facilitador para a contabilização de horas extras, comissões, entre outros. Ou seja, é uma aliada não apenas para as equipes de Recursos Humanos, como para a de compliance das transportadoras.
Entre os principais benefícios da gestão da jornada do motorista estão:
1 – Conformidade com a legislação
Como afirmamos anteriormente, um dos principais benefícios da gestão da jornada do motorista é o de seguir a Lei 13.103/2015. A chamada Lei do Caminhoneiro, que regulamenta a profissão e estabelece a jornada de trabalho e o tempo mínimo de descansos e paradas.
Assim, com a gestão da jornada do motorista é possível monitorar e manter um controle sobre as horas trabalhadas, trazendo maior segurança jurídica, tanto para a empresa, quanto para o transportador.
Falamos anteriormente sobre a Lei 13.103/2015 em um artigo aqui no Blog da KMM, onde abordamos os principais pontos desta legislação. Acesse clicando neste link.
2 – Segurança nas estradas
Esse tipo de controle também reduz os riscos de acidentes nas estradas. O controle da jornada é uma maneira de garantir que o motorista está respeitando os horários de descanso.
Isso ajuda a reduzir a fadiga no volante, um dos principais causadores de acidentes no trânsito, de acordo com pesquisa da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).
Além disso, ao controlar a jornada de trabalho, a transportadora ainda contribui para o bem-estar do motorista. Ao garantir horas de descanso adequadas a empresa contribui para a saúde física e mental do colaborador.
3 – Finanças
A conformidade com a legislação é um dos principais pontos da gestão da jornada do motorista. E isso previne os passivos trabalhistas.
Ao manter o controle sobre as horas trabalhadas e de descanso dos motoristas, a empresa se protege de eventuais problemas judiciais e do pagamento de multas, que podem ser bastante pesadas, dependendo do caso.
4 – Agilidade no processo
A gestão da jornada do motorista também facilita o trabalho do BackOffice e da equipe de Recursos Humanos, que tem mais agilidade e assertividade no fechamento das folhas de pagamento.
Assim, é possível garantir o pagamento correto de horas extras, horas noturnas e horas indenizadas (carga/descarga) realizadas pelo motorista, além de outras bonificações relativas à produtividade.
Como fazer a gestão da jornada do motorista
Existem algumas maneiras de realizar o controle da jornada. A primeira delas é por meio de papel, onde o próprio motorista realiza as anotações dos horários de início e fim da jornada, assim como as paradas ao longo do percurso.
Além de não possuir acurácia, este tipo de controle torna o trabalho da equipe de RH extremamente exaustivo no final do mês, já que os colaboradores terão que contabilizar as horas de todos os motoristas manualmente.
A maneira ideal para realizar a gestão da jornada do motorista é com ferramentas de gestão como o TMS da KMM, que pode automatizar todo o controle dos tempos e manter um histórico detalhado.
O software possui integração com a maioria dos rastreadores do mercado. Dessa forma, é possível vincular motoristas e veículos a uma determinada viagem. Com isso, é possível, por exemplo, monitorar a movimentação do veículo e os tempos de parada para descanso e para carga/descarga, gerando um histórico que pode ser consultado a qualquer momento.
Este controle é realizado pelos rastreadores e integrados com o KMM. O software busca a posição automática do veículo, registrando as movimentações, ou pelas entradas manuais das informações feitas pelos motoristas nos próprios rastreadores.
O segundo ponto é que com o TMS da KMM, também é possível programar alertas, caso o motorista não faça as pausas programadas ou estenda a jornada durante vários dias. Com isso, é possível tomar atitudes, melhorando a comunicação com o condutor.
Outro ponto positivo é a otimização do processo de geração das folhas de pagamento no final do mês. Imagine contabilizar manualmente a jornada e as horas extras de mais de mil motoristas em uma frota. A tarefa, que já é difícil quando temos algumas dezenas de colaboradores, pode se tornar impossível. Com o TMS da KMM é possível organizar as informações, gerar relatórios e a folha de pagamento com apenas um clique.
Quer saber mais sobre a gestão da jornada do motorista e como a KMM pode otimizar este processo na sua empresa? Clique aqui e cadastre-se. Nossos consultores entrarão em contato para te ajudar.
Executive Director & Partner | nstech