O monitoramento da frota aumenta a eficiência logística de transportadoras. Esta atividade não apenas torna a operação mais segura, como também, melhora índices de satisfação de clientes. 

A rastreabilidade dos veículos não é mais um diferencial competitivo. Se tornou uma obrigação para transportadoras, seja por exigência de clientes ou por conta da contratação de Gerenciadoras de Risco.  

Saber onde os veículos se encontram, em tempo real, é muito importante para evitar problemas de desvios e roubo de carga. Porém, o processo de monitoramento da frota vai muito além da rastreabilidade. Ele envolve o que a transportadora faz com estas informações para otimizar a operação. 

Este monitoramento apresenta dados importantes para entender a situação de cada veículo da frota. Com isso, é possível criar ações para melhorar o planejamento ou para minimizar possíveis atrasos no cliente, por exemplo. 

Neste post, vamos apresentar o que é o monitoramento de frotas e seus benefícios. Além disso, você vai entender como funciona este processo dentro do TMS da KMM. 

O que é o monitoramento de frota? 

Como dito anteriormente, o monitoramento de frota vai muito além da rastreabilidade da operação. 

A grande maioria dos rastreadores de mercado já oferecem uma solução que permite conhecer a posição dos veículos da frota. Porém, este é apenas um dado isolado, que não possibilita a tomada de decisões a nível gerencial. 

Ao cruzar a localização da viagem com outros dados, que permitem identificar, de acordo com a posição do veículo, possíveis atrasos em relação ao planejado, sua equipe pode agir de maneira proativa, minimizando problemas ao longo da viagem. 

Este é o papel do monitoramento de frota. Ele leva em conta a posição, status do veículo, rota planejada, tempos em cada etapa, entre outros dados, trazendo informações relevantes para a otimização da operação. Ou seja, o rastreador torna-se um aliado importante na gestão da sua empresa. 

Principais benefícios do monitoramento de frota 

Agora que falamos da principal diferença entre rastreamento e monitoramento, vamos apontar os principais benefícios nesta atividade no dia a dia de uma transportadora. 

Aumento da segurança 

A segurança de motoristas, veículos e cargas é uma das maiores preocupações do setor atualmente. Afinal, a violência nas estradas se torna cada vez mais um problema que afeta toda a cadeia logística. 

O monitoramento da frota é um aliado, trazendo mais segurança para a transportadora, cliente, gerenciadores de risco e o próprio motorista. 

Isso porque, ao monitorar os veículos da frota, a sua equipe pode identificar desvios de rota e outros alertas que permitem tomar medidas em tempo real. Além disso, é possível verificar velocidade do caminhão e ter outras informações que possibilita ações corretivas e preventivas na operação. 

Visibilidade e planejamento da operação 

O monitoramento permite verificar o status de cada veículo da sua operação. Assim, você pode identificar quais deles estão parados, em processo de carga/descarga, em deslocamento. 

Com estas informações, sua equipe tem uma visibilidade maior da operação como um todo, permitindo melhorar o planejamento, identificando veículos que estejam mais próximos do próximo local de carga. 

Além disso, a equipe ainda consegue consultar a programação de viagens de veículos, identificando placas que não possuem agendamentos futuros. Assim, é possível utilizar estas informações para uma programação mais assertiva de viagens, reduzindo tempos de caminhões vazios. 

Satisfação do cliente 

Atrasos na entrega é um dos principais motivos de insatisfação de clientes na logística. O monitoramento permite melhorar a gestão para o cumprimento do que foi planejado e acordado com o seu cliente. 

Assim, é possível identificar possíveis atrasos, conforme o andamento da viagem. Com isso, sua equipe pode encontrar soluções, como buscar rotas alternativas para o cumprimento do prazo. Ou ainda avisar o cliente para que este problema não impacte a operação dele. 

Minimizar os impactos de atrasos, agindo proativamente, resultará e resultados positivos no seu cliente. 

Redução de custos 

Ao analisar os dados de monitoramento você pode melhorar o planejamento logístico das viagens. É possível, por exemplo, identificar e encaminhar veículos que estão geograficamente mais próximos do próximo ponto de coleta. Assim, reduzindo o deslocamento vazio. 

Além disso, ao analisar os dados de monitoramento, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria da operação. 

Como o TMS da KMM pode auxiliar no monitoramento da frota?  

O TMS da KMM é um software completo para a gestão de transportadoras com mais de 40 caminhões na frota.  

Com o painel de monitoramento, sua equipe pode acompanhar cada caminhão da frota, verificando localização, status, tempos de parada, previsão, entre outras informações e eventos relevantes para a sua operação. Além disso, é possível criar alertas, de acordo com necessidades e exigências de cada operação ou cliente. 

O sistema trabalha com 5 grandes status logísticos: 

  • Vazio: Veículo vazio e sem viagem programada; 
  • Destinado: Veículo com viagem programada e em deslocamento para o local de carga; 
  • Carga: Veículo no local de carga e em processo de carregamento. 
  • Viagem: Em deslocamento carregado; 
  • Descarga: No local e em processo de descarregamento. 

Cada um destes eventos pode ser atualizado de duas maneiras. A primeira é manualmente, por macros informadas pelo motorista no rastreador, no momento em que a viagem for avançando. 

A segunda é automaticamente, por meio da posição do veículo indicada pelo rastreador. No TMS da KMM é possível criar polígonos – também chamados de cerca eletrônica. Quando o veículo entrar na área referenciada, automaticamente a informação é encaminhada ao sistema por meio da integração com o rastreador, e o status da viagem é modificado. 

Assim, o sistema garante informações fidedignas e seguras sobre cada veículo da frota. Com isso, sua equipe terá à disposição, dados relevantes para a tomada de decisão em tempo real e informações para otimizar a operação. 

Nossa equipe preparou um vídeo explicando tudo sobre o processo de monitoramento dentro do TMS. Você pode acessar clicando neste link. 

Como anda o processo de monitoramento, tracking e planejamento da sua transportadora? Que tal realizar um diagnóstico gratuito e identificar gargalos na sua operação? Clique aqui e agende um diagnóstico deste processo com nossa equipe. 

monitoramento de frota

Veja também:

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply