E aí, turma!
Hoje quero falar brevemente sobre metaverso. Já parou pra ler ou entender o que é isso? De forma bem genérica trata-se de um ambiente ou mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um lugar compartilhado onde somamos realidade virtual, realidade aumentada, tecnologia, cripto moedas.
Recentemente esse conceito ganhou muita audiência quando o Facebook mudou o nome da sua “empresa mãe” para “Meta”. Com isso todo mundo ficou “ouriçado”.
Mais recentemente, já em 2022, a Microsoft anunciou a compra da Blizzard, gigante desenvolvedora de games e colocou entre suas motivações uma “porta de entrada” pro metaverso. O que isso quer dizer? É tudo meio obscuro ainda.
O que eu gostaria de provocar de reflexão é que sinto que somos conduzidos pelas notícias e ações divulgadas a pensar o metaverso e suas aplicações conforme já pensaram. Entende?
Mas e o que mais poderíamos fazer através desse conceito?
Fico tentando relembrar o que se falava da aplicação da internet quando tudo ainda era novidade. Lembro de uma entrevista de Bill Gates falando sobre as possibilidades e o público rindo das respostas dele e ele falava apenas sobre comunicação instantânea com pessoas de qualquer lugar do mundo.
Como sabem, as aplicações da internet são infinitamente superiores a essa fala de Bill Gates, e estou tentando trazer esse aprendizado pra esse movimento de agora.
Metaverso com certeza não é só sobre jogos, ou sobre redes sociais, mas e aí, qual aplicação mais pode ter?É um exercício de futurologia, mas é importante pensarmos nisso, sair um pouco do pensamento do público geral e tentar ver como esse conceito pode ajudar ou atrapalhar nossos negócios.
Pensou em algo? Vamos trocar ideia.
Abraços e uma ótima semana!
1. NSTech compra 20% de startup de logística da Cosan
A companhia focada na criação de ecossistema de tecnologias para logística de cargas rodoviárias adquiriu 20% do capital da Trizy, nossa empresa irmã. Esta é uma forma da NSTech se aproximar dos caminhoneiros, já que antes alguns processos, como averbação de cargas, eram feitos de maneira indireta.
Fonte: Pipeline
2. Construção de novas ferrovias: Rumo e VLI, empresas de logística, assinaram contrato para construir trecho entre Uberlândia e Chaveslândia
A expectativa é de que sejam investidos R$ 2,77 bilhões nos 276,5 km de extensão do trecho. As companhias privadas de logística podem investir na construção ou requalificar as ferrovias graças ao molde definido pelo novo Marco Legal das Ferrovias, que instaura maior liberdade para os empreendimentos e menos imposições estatais.
Fonte: Click Petróleo e Gás
3. Com aval de Itaipu, construção de nova ponte entre o MS e PR avança
Com os trâmites em andamento desde o ano passado, o projeto funcionará como uma ligação importante para o estado do Mato Grosso do Sul, criando um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, o que encurta o caminho até o Porto de Paranaguá.
Fonte: A Crítica
4. FedEx e Microsoft se unem em serviço de logística para e-commerce
As empresas irão combinar a inteligência de rede da FedEx com os recursos do Microsoft Dynamics 365 para introduzir um modelo de “logística como serviço” multiplataforma voltado para varejistas, comerciantes e marcas. O objetivo é ajudar as organizações a acelerarem a transformação digital em suas operações comerciais, para que possam oferecer aos clientes mais maneiras integradas de realizarem suas compras, além de entregas ais rápidas e eficientes.
Fonte: Investing
5. iFood pretende ampliar área de entrega com drone após autorização da Anac
A fabricante do Speedbird foi autorizada a realizar entregas comerciais com drones no Brasil, sendo essa a primeira autorização para tal atividade no país. As cargas agora podem ser transportadas com um limite de 2,5kg de peso e em um raio de 3km de distância.
Fonte: Istoé Dinheiro
6. 5G: doze capitais estão prontas para receber a tecnologia
As cidades são: Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR). A promessa é entregar internet de alta velocidade para todas as capitais do país até o dia 31 de julho deste ano, já para uma cobertura de todas os municípios brasileiros a previsão é 2029.
Fonte: Olhar Digital
7. O que a aquisição da Blizzard pela Microsoft significa para o metaverso
A Microsoft anunciou que está na fase final da aquisição da Activision Blizzard, desenvolvedora de jogos por trás de gigantes como Call of Duty, OverWatch e Candy Crush. A compra de 70 bilhões de dólares, torna a Microsoft a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita. A aquisição deve acelerar o crescimento de jogos multiplataforma e até o metaverso. Além do grande volume de usuários, os jogos multiplataforma da Blizzard também significam uma porta de entrada para o metaverso, espaço virtual compartilhado e que se tornou um dos maiores assuntos do momento depois que o Facebook (agora Meta). anunciou que iria trabalhar “para ajudar a dar vida” ao futuro da tecnologia.
Fonte: Exame
Executive Director & Partner | nstech