- EDITORIAL | LEOPOLDO SUAREZ FILHO:
- Disputa por espaço no Porto de Santos leva gigantes da logística ao Cade
- Com falta de produtos, comércio recomenda que consumidores antecipem compras de Natal para garantir preço, opções e entrega
- iFood anuncia criação de auxílio financeiro para seus entregadores
- Câmara aprova criação de MEI Caminhoneiro
- Ações da China ampliam ganhos com impulso de setores imobiliário e de logística
EDITORIAL | LEOPOLDO SUAREZ FILHO:
Fala aí,
O caminho para formalização da atuação do caminhoneiro parece estar cada vez mais pavimentado. Pra quem está próximo do dia a dia desse trabalhador, sabe das complexidades que o contexto dos motoristas autônomos impõe quando comparado com outro micro empresário de outro segmento.
É facilzão criticar a informalidade em que eles operam desde sempre, mas entender a dificuldade de conciliar a burocracia tropical a qual estamos inseridos com a boleia é tarefa complicada, pra não dizer impossível.
Esse projeto do MEI caminhoneiro é, na minha visão, um tratamento empático a esse cenário. Com certeza demanda amadurecimento e evolução, mas é um caminho justo e digno pra categoria.
Pense: limite de faturamento compatível com a operação anual, desobrigação de um contador, tarifa de imposto reduzida… isso ajuda! Aproxima!
Somado a isso temos diversas iniciativas de bancarização desse público, respeitando novamente a dinâmica da rotina dos motoristas e suas demandas.
Com a quantidade incrível de apps e plataformas tecnológicas relacionadas a logística rodando por aí, com certeza teremos muita gente querendo ajudar os caminhoneiros a aproveitar essas iniciativas.
É isso.
Uma ótima semana!
1. Disputa por espaço no Porto de Santos leva gigantes da logística ao Cade
O órgão abriu investigação para apurar possíveis práticas que ferem a ética da livre competitividade no tocante à concessão de áreas do Porto de Santos. As empresas envolvidas são as transportadoras Maersk e MSC, juntamente com a Brasil Terminais Portuários (BTP).
Fonte: Notícias ao minuto
2. Com falta de produtos, comércio recomenda que consumidores antecipem compras de Natal para garantir preço, opções e entrega
E vamos às consequências da falta de contêineres pelo mundo, afetando toda a cadeia logística e fazendo o consumidor final ter que se preocupar com o timing de suas compras para o Natal. Outro item que tem impactado negativamente o comércio para o fim de ao é a falta de microchips, matéria prima que para eletrônicos em geral, produção esta que está sendo afetada também.
Fonte: GZH Economia
3. iFood anuncia criação de auxílio financeiro para seus entregadores
A empresa vai fornecer ajuda financeira para que os motoristas possam abastecer seus carros e motos, a partir do próximo dia 24 de novembro. Isso será possível através de uma parceria com a Raízen, licenciada pela marca Shell.
Fonte: FDR Economia
4. Câmara aprova criação de MEI Caminhoneiro
A proposta irá mudar a forma com que a categoria é tributada. Enquanto MEI, os caminhoneiros podem optar pelo pagamento de carga tributária reduzida, através de um sistema de recolhimento único, além de acesso a financiamentos, benefícios previdenciários e emissão de nota fiscal.
Fonte: Agência Brasil
5. Ações da China ampliam ganhos com impulso de setores imobiliário e de logística
O índice CSI300, responsável por reunir as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,1%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,13%. O setor logístico também se destacou, com o mesmo índice saltando 1,72% depois de algumas empresas como STO Express e Yunda Holdings relataram ganhos robustos de receita no mês de outubro.
Fonte: Isto é
Executive Director & Partner | nstech