A manutenção de frota de caminhões deve ser vista como fator estratégico dentro das transportadoras. Isso porque, ela pode representar até 15% dos custos totais de uma empresa. 

Por este motivo, estar com a manutenção dos veículos em dia evita dores de cabeça e auxilia na eficiência operacional. Afinal, além de evitar acidentes e atrasos, esta prática ainda traz mais segurança para todos os envolvidos, sejam motoristas ou o cliente final. 

Neste artigo vamos abordar as melhores práticas de gestão de manutenção de frota para você aplicar na sua transportadora. 

A importância da manutenção de frota 

A dor de cabeça causada por um caminhão que quebra no meio de uma viagem é imensa. 

Primeiramente, existe o risco de acidentes, colocando em risco a vida do motorista e de outras pessoas. Em segundo lugar, a segurança da carga fica comprometida, já que ela está sujeita a saques e roubos. 

Além disso, a contratação de mão de obra na beira da estrada é limitada, custando até 40% mais do que uma manutenção preventiva. Isso sem falar na qualidade do serviço, que pode comprometer a vida útil do caminhão, e no tempo necessário para finalização do serviço. 

E nem tocamos no assunto do relacionamento com o cliente. Além de uma quebra na confiança, algumas empresas ainda cobram multas e outras sanções administrativas em casos de atrasos nas entregas. 

Ou seja, a falta de um controle de manutenção de frota pode custar muito caro para a sua empresa. Não apenas em termos financeiros, como também na imagem da sua transportadora. 

Manutenção de frota e eficiência operacional 

Os investimentos necessários para adquirir um caminhão são bem altos. Claro que, em alguns casos, o transportador busca tirar o máximo proveito do caminhão. Ou seja, colocando o veículo para rodar e faturar, não importando as condições. 

Mas, como vimos antes, isso pode se tornar um tiro no pé do transportador. Além dos problemas gerados, o veículo ainda pode perder garantias por falta de manutenção preventiva, conforme as indicações do fabricante. 

Além disso, o veículo pode ficar sujeito a problemas durante a viagem, gerando os problemas que citamos anteriormente. 

O objetivo da gestão de manutenção de frotas é garantir que os caminhões estejam em boas condições de uso, otimizando a utilização de materiais, mão de obra e do tempo de parada dos veículos.  

Assim, ela se torna um fator estratégico para a empresa, aumentando a segurança e eficiência operacional, reduzindo os custos totais, melhorando a qualidade dos serviços prestados e aumentando a vida útil dos veículos. 

A gestão da manutenção de frotas é o acompanhamento das manutenções periódicas dos veículos e do controle do histórico dos serviços que foram realizados em cada caminhão. 

Dessa forma, é possível contar com indicadores que possibilitam identificar, por exemplo, os melhores fornecedores, de acordo com a durabilidade de cada marca de peça. Ou então verificar quando foi realizada a última troca de óleo de um veículo e quantos quilômetros faltam até a necessidade de realização de um novo serviço. 

Como implementar a gestão da manutenção de frotas 

Antes de mais nada, você deve criar um histórico detalhado das manutenções realizadas em cada um dos veículos. Assim, é possível identificar o que já foi realizado em cada caminhão e agendar as próximas paradas na oficina para uma manutenção preventiva. 

Caso você não possua este histórico, o ideal é uma revisão geral dos itens críticos de cada caminhão. Solicite a verificação de freios, suspensão, compressores, componentes elétricos, entre outros. Gere dados sobre as condições de cada um dos itens. 

A partir destes dados, o próximo passo é definir as tabelas de manutenção periódicas, agendando as próximas paradas de acordo com as definições dos fabricantes. Importante também levar em conta o nicho de operações e rotas pelas quais o veículo trafega. Isso porque, algumas operações exigem mais do caminhão do que outras, levando em conta fatores como condições da estrada, tipo de carga, entre outros. 

Após esta definição, é necessário implementar processos de controle e acompanhamento das manutenções preventivas. Importante acompanhar via sistema, já que, sem ele, é praticamente impossível acompanhar as tarefas, principalmente em transportadoras com uma grande quantidade de veículos na frota. 

Como o TMS da KMM auxilia na manutenção inteligente de frotas 

O TMS da KMM é um software especializado na gestão de grandes transportadoras, que oferece um módulo de manutenção que atende tanto para operações com oficinas internas quanto externas. 

Com ele é possível realizar o cadastro e controle de peças em estoque. Assim é viável manter um controle sobre os componentes instalados em cada veículo, realizar cálculos de durabilidade, auxiliando na definição dos melhores fornecedores, por exemplo. Além disso, o TMS é integrado com o ERP, facilitando o monitoramento de custos e a baixa dos itens no estoque. 

O sistema também possui a funcionalidade de ficha veicular, que apresenta um histórico completo de todas as manutenções realizadas em determinado veículo. Assim, é possível manter um controle de data, hora e quilometragem de cada serviço, independentemente de sua complexidade, seja troca de lâmpada, ou das lonas de freios. Além disso, a ficha veicular apresenta avisos com as datas das manutenções preventivas programadas, motoristas que já utilizaram o caminhão, a disponibilidade do veículo ao longo do tempo e os pneus montados. 

O TMS também apresenta um controle de horas dos profissionais de manutenção, permitindo identificar o tempo necessário para desempenhar cada atividade, assim como os custos envolvidos por homem-hora.  

Com os totens de manutenção, os próprios mecânicos recebem as ordens de serviço e informam no sistema as atividades que estão sendo realizadas naquele momento. Assim, os supervisores conseguem acompanhar em tempo real, quais veículos estão na garagem, os serviços realizados e há quanto tempo o veículo está no box. 

Também é possível abrir ordens de serviço pelo próprio checklist do veículo. Assim, ao realizar as checagens de rotina e identificar algum problema, é possível abrir automaticamente a solicitação para a manutenção do veículo e enviar para a aprovação do gestor. 

O software garante que os veículos que necessitam de manutenção não poderão ser utilizados em fretes. Isso porque o software bloqueia a escolha destes caminhões no processo de pré-viagem, impedindo que estes sejam escolhidos para a prestação de serviços até que estejam em condições. 

Um parceiro da sua operação

O software TMS da KMM pode ser um parceiro da sua operação, trazendo informações e indicadores que tornam a rotina da sua transportadora muito mais ágil, eficiente e segura – Saiba mais sobre o TMS da KMM clicando aqui

Assista também o KMM News sobre o módulo de manutenção do TMS da KMM:

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply