- O que é manutenção corretiva?
- Quais são os tipos de manutenção corretiva?
- Vantagens da manutenção corretiva
- Qual o custo para investir nesse tipo de manutenção?
- A diferença entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva
- Manutenção corretiva e a curva PF
- KMM: Soluções tecnológicas avançadas e programação eficiente de manutenção
- Conclusão
Manter a integridade e o bom funcionamento da frota é essencial para que as transportadoras operem de forma eficiente e lucrativa. A manutenção corretiva desempenha um papel crucial nesse processo, assegurando que os veículos voltem a operar rapidamente após falhas inesperadas.
Neste artigo, exploraremos o que é essa manutenção, seus tipos, vantagens e custos dessa operação.
O que é manutenção corretiva?
A manutenção corretiva ocorre quando um equipamento apresenta problemas e precisa de reparo imediato. É uma resposta a falhas que não puderam ser evitadas.
Em empresas de transporte, essa manutenção é acionada quando um veículo da frota apresenta problemas de funcionamento. Uma resposta rápida é essencial para garantir que essa operação retorne à ativa, sem causar maiores prejuízos.
Exemplos de manutenção corretiva
No setor de transporte de cargas e mercadorias, essa revisão tem como principal objetivo resolver problemas que afetam diretamente a operação. Como, por exemplo:
- Troca de peças desgastadas ou quebradas;
- Reparos no motor;
- Substituição de componentes eletrônicos queimados;
- Alteração de pneus;
- Troca de bateria;
- Correção de vibrações, trepidações e sons estranhos;
- Entre outros.
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Quais são os tipos de manutenção corretiva?

Existem dois tipos de manutenção corretiva, a planejada e a não planejada. Confira a seguir as principais diferenças entre elas.
Manutenção corretiva planejada
Neste caso, já se identificou um problema ou desgaste, mas ainda não é grave o suficiente para interromper o funcionamento da operação. Há tempo para agendar o serviço e corrigir o problema antes que ele se agrave.
Por exemplo, pode-se agendar a manutenção de um caminhão em um momento que minimize o impacto na operação, garantindo que o veículo não fique parado por vários dias.
Manutenção corretiva não planejada
Já este tipo de conserto ocorre de forma emergencial, quando há falhas que obrigam a parada imediata do veículo.
É um sinal de alerta de que o controle ou o plano de manutenção precisa ser revisado, pois normalmente os ativos dão sinais de que estão com problemas de funcionamento e precisam de atenção.
Vantagens da manutenção corretiva
A conservação e revisão dos equipamentos são essenciais para a eficiência operacional. Com um bom plano de reparos ou uma ferramenta de controle, as empresas ganham em segurança e confiabilidade.
Além disso, um sistema de gestão eficiente permite o monitoramento detalhado dos veículos, facilitando a substituição de peças no momento certo.
Qual o custo para investir nesse tipo de manutenção?
Os custos desse tipo de reparo tendem a ser mais elevados comparados a outros tipos de conserto. Isso se deve a fatores como:
- Mão de obra ociosa;
- Atrasos na entrega de produtos;
- Redução da produtividade;
- Veículos parados.
Esses fatores resultam em perdas financeiras significativas para a transportadora, conhecidas como lucro cessante. Portanto, é fundamental ter um sistema TMS, para realizar o controle detalhado da frota, possibilitando minimizar custos e evitar paradas inesperadas.
A diferença entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva
Além da corretiva, também existem a manutenção preventiva e preditiva. Vamos entender as diferenças:
Corretiva: Realizada após a falha, corrige problemas quando eles surgem, como a troca imediata de uma peça quebrada.
Preventiva: Intervenções programadas para evitar possíveis problemas, como a revisão de peças e troca de óleo.
Preditiva: Monitoramento contínuo dos equipamentos para identificar desgastes e defeitos antes que ocorram, evitando custos desnecessários.
Manutenção corretiva e a curva PF
A curva de falha potencial, também conhecida como curva PF, é uma ferramenta vital para prever a queda de desempenho dos veículos ao longo do tempo.
Com a análise do intervalo PF (período entre a falha potencial e a falha funcional), é possível identificar o momento ideal para intervenções preventivas, maximizando a vida útil dos equipamentos e reduzindo custos com reparos inesperados.
Dessa forma, a curva PF e a manutenção corretiva se complementam na gestão de ativos, garantindo mais segurança, confiabilidade e produtividade.

KMM: Soluções tecnológicas avançadas e programação eficiente de manutenção
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Conclusão
Investir em manutenção corretiva é essencial para garantir a eficiência e a segurança da operação logística. Com um bom sistema de gestão, as empresas podem reduzir custos, aumentar a produtividade e prolongar a vida útil dos seus equipamentos.
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