> EDITORIAL | LEOPOLDO SUAREZ FILHO:

Fala aí,

Mais uma semana e apesar de ser um editorial “não comercial”, destaco novamente uma notícia da KMM: anunciamos semana passada a aquisição da GridNet, empresa mineira de tecnologia para logística. A GridNet tem 12 anos de história, agregando a KMM um time engajado e conhecedor de logística, e também produtos que encaixam no portfólio já oferecido pela empresa. Se tens mais curiosidade sobre isso, pode ver a notícia que destacamos aqui e também em nosso blog do EntreModais. Lá dou mais detalhes desse deal.

Mas, parando de falar da gente, vamos falar dos “outros”: Hidrovias do Brasil e Rumo assinam memorando de intenções sobre uma operação de fertilizantes de Santos. Além dos detalhes do negócio, quero destacar o movimento no que diz respeito digitalização. No processo de transformação digital existe o processo de amadurecimento de relação com a concorrência. Rumo e Hidrovias são conhecidamente concorrentes na hora de captar volume para escoar a safra agrícola, porém, nessa situação, viram uma oportunidade ainda maior se operassem juntas. Misturar competição com cooperação já mostrou ótimos resultados em diversos mercados, vamos ver como isso reflete nesse mercado e aqui no Brasil.

Por fim, não dá pra deixar de falar dos pedágios. R$ 2,4 bilhões de reais girando na economia paranaense, mas, enfim: não parece uma decisão péssima deixar ficar “sem dono”? Não rolava um aditivo, com metade do valor por exemplo, até que o processo de concessão fosse concluído? A impressão que eu tenho é que gastaremos uma grana estratosférica pra sair da inercia após a nova concessão.

A impressão que tenho é de uma ação com viés mais marketeiro do que efetivamente vinculado a uma ação econômica. É muito difícil pensar numa conta onde fazer o que foi feito gere valor pra população no longo prazo. Me parece que estamos trocando um benefício de longo prazo por uma manchete de curto prazo.

Enfim, é uma opinião.

Ótima semana!

1. KMM adquire empresa mineira focada no segmento logístico

Olha nós aí de novo! É com muito orgulho que anunciamos mais uma grande conquista – a aquisição da GridNet, empresa do nosso mesmo ramo que vem para somar e dar aquele boost na nossa viagem para o futuro. A previsão da KMM é encerrar 2021 reportando crescimento de 60%, com volume de aproximadamente R$ 21 bilhões movimentados e um faturamento total de R$ 35 milhões.   

Veja mais em: Revista Mundo Logística

2. Hidrovias do Brasil e Rumo se unem na logística de fertilizantes em Santos

A parceria visa explorar soluções logísticas específicas para o transporte de fertilizantes. O memorando assinado entre as partes tem validade de 180 dias e estabelece operação em volume anual de 500 mil toneladas de fertilizantes, a ser operado pelas partes com garantia no formato “take or pay”.  

Fonte: Investin

3. Sem pedágio, R$ 2,4 bilhões que concessionárias faturavam vão circular na economia do Paraná

O Paraná viu o fim da concessão de 24 anos dos pedágios que ficaram conhecidos como os mais caros do Brasil. Desde o último final de semana, as cancelas estão abertas para todos que circularem entre as 27 praças de pedágio do Anel de Integração do estado. A circulação livre de veículos vai possibilitar o giro de R$ 2,4 bilhões na economia do Paraná durante um ano sem tarifas. 

Fonte: G1 

4. Alta demanda de fim de ano gera pico na movimentação de cargas aéreas

Consequência da crise de falta de contêineres, somada ao congestionamento do transporte marítimo com entregas para o Natal, o modal aéreo, apesar de mais caro, tem sido a opção de muitas empresas ao redor do globo. Neste cenário, ao que tudo indica essa atividade se desenha como uma tendência mundial e alternativas de mercado. 

Fonte: Cargo News

5. Governo Federal investe no setor de logística e garante “salto ferroviário”

O objetivo é atrair investimentos privados para o setor de infraestrutura de transportes, através de um modelo de concessões e carteira de projetos a grupos de investidores em diversos países e potências econômicas no mundo. Um dos pilares é a renovação antecipada dos contratos, com investimentos programados nas malhas existentes e em malhas adicionais definidas pelo Estado, configurando o chamado investimento cruzado. 

Fonte: Gov.br

6. Decathlon começa a usar caminhões elétricos na entrega de produtos

São dois caminhões elétricos para realizar entregas nas casas de consumidores. Entre as metas da empresa estão a redução da emissão de CO2 em 40% por produto vendido até 2026, bem como ampliar a frota para atender todo o território nacional em até cinco anos.  

Fonte: Mercado e Consumo

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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