> EDITORIAL | LEOPOLDO SUAREZ FILHO:

Fala aí,

Feriadão e se você está lendo esse e-mail na segunda-feira, esperando o churrasco ficar pronto, “tamo junto”!!!

Rapidão, só pra garantir a disciplina e consistência… é TODA segunda-feira, né?!

Quero destacar o novo unicórnio do Brasil: Frete.com. A empresa é dona da CargoX e da Fretebras.

Quero usar essa notícia pra falar sobre a disponibilidade de capital que temos nesse momento aqui pro Brasil, destacando a dobradinha tecnologia e logística. Toda semana encontramos notícias sobre investimento de dezenas ou centenas de milhões de reais nesses segmentos.

Penso que em 12, 18 meses começaremos a ver as entregas que essas empresas farão com essa grana toda. E aí teremos noção de quem executou melhor a missão de “gastar” o dinheiro.

Pra captar esses investimentos rolaram vaaaarias promessas… montar time, ganhar ou aumentar relevância, entregar tecnologia.. tudo em um mercado super competitivo.

São diversas teses diferentes, nenhuma errada, todas válidas e com potencial. Partindo desse princípio e considerando que capital parece não ser o problema, os vencedores serão aqueles com maior capacidade de execução.

Tem sua aposta?

Bom feriadão!

1. Logística na América Latina: dona da CargoX se torna mais novo unicórnio brasileiro 

O mais novo unicórnio do pedaço é a Frete.com, holding que une os dois negócios de Federico Vega:  a startup de digitalização de caminhoneiros CargoX e a plataforma de negociação de transporte de cargas FreteBras. O título foi alcançado depois de um investimento de 200 milhões de dólares (R$1,1 bilhão), aporte que foi liderado pela SoftBank, Tencent e alguns outros bancos. 

Fonte: Info Money 

2. AliExpress amplia voos ao Brasil e reforça operação para vendedores locais 

Foi ampliado de cinco para seis o número de voos fretados por semana de mercadorias da China para o Brasil. Isso serve para reforçar a parceria entre os países e oferecer uma logística integrada para os vendedores locais. A ideia é continuar aprimorando a experiência do usuário por meio de uma aproximação maior com “players” estratégicos, como os Correios.   

Fonte: CNN Brasil 

3. Biden promove plano como solução para inflação e crise logística 

O plano de investimentos possui um montante de um bilhão de dólares e mira solucionar a inflação e os estrangulamentos logísticos que afetam o mundo inteiro. Uma série de infraestruturas está dentro do planejamento, sejam estradas, pontes ou portos, oportunizando uma maior capacidade de descarga de navios e transporte de bens, o que traria como retorno a redução da pressão sobre os preços e da escassez.  

Fonte: Notícias ao Minuto 

4. Metade dos combustíveis fósseis poderá ser inútil em 2036 

Cerca de metade dos combustíveis fósseis do mundo poderá ser desnecessária e produzir muito pouco lucro dentro de 15 anos, devido à transição energética. Pesquisadores dizem que os governos têm de “restringir o consumo de luxo de carbono”, especialmente relacionado a jatos particulares, mega iates e viagens ao espaço. 

Fonte: Jornal do Comércio 

5. Em parceria com a Azul Cargo, Fedex Express quer expandir serviço internacional no Brasil 

Agora os franqueados da Azul Cargo poderão passar a comercializar serviços de transporte de encomenda para praticamente todo o globo. A aliança permitirá usufruir de duas das principais expertises das operações das empresas: o alcance nacional de lojas da Azul Cargo e a estrutura de envios internacionais da FedEx. 

Fonte: Revista Mundo Logística 

6. Alto custo com frete de contêineres alavanca uso de Big Bags no agronegócio 

Uma das vantagens das big bags está em reduzir os custos operacionais, além de possibilitar a conservação dos insumos transportados. A sustentabilidade é outro ponto bastante favorável com essa prática. As embalagens permitem o envio ao campo com mais agilidade, segurança e praticidade para o armazenamento. 

Fonte: Portos e Mercados 

7. Com novo app, Mercado Livre quer conectar entregadores autônomos ao e-commerce 

O aplicativo será disponibilizado gratuitamente para Android e já atua em 11 cidades brasileiras, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia. Entre algumas funções, o entregador autônomo poderá definir as suas entregas, identificar os postos de coleta indicados para a retirada das encomendas e avisar ao dono da mercadoria que está a caminho de sua residência. 

Fonte: Abol Brasil 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply