> EDITORIAL | LEOPOLDO SUAREZ FILHO:

Fala aí,

Comecei a escrever esse editorial falando da recomendação da Puma para comprar os presentes de natal em razão da “corrida da logística” agora no final do ano, e estava escrevendo, também, do serviço de cabotagem com escala em Manaus, pois isso é algo bastante relevante, mas aí resolvi fazer diferente…

Vamos falar de rede social!

Vocês viram que o Facebook mudou de nome? A empresa, que além de dona do próprio Facebook, também é dona do Instagram e WhatsApp, mudou o nome da “empresa-mãe”, dona dessas 3 empresas. Mas… por que?

O nome Facebook já não refletia mais os objetivos da empresa e como ela gostaria de ser vista. O nome escolhido, “Meta”, faz relação com o conceito que Mark Zuckerberg anda falando por aí: o Metaverso.

Por vezes ele fala sobre uma realidade virtual mais intensa, quando comparada a que conhecemos hoje. O Facebook explica o Metaverso como um conjunto de espaços virtuais onde se pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você.

Mark considera esse conceito a “próxima geração” da internet.

Mas, quais efeitos isso pode gerar? O quão imponderável é o efeito disso?
E como isso pode enfraquecer ou quem sabe destruir seu negócio?

Todos sabemos do poder que as redes sociais tem no dia de hoje. É impossível ignorar.

Agora, se o Facebook estiver certo e direcionarmos para essa nova “geração da internet”, o que acontecerá?

E como isso pode impactar a logística?

Como exemplo, diversas empresas de moda já pensam em ter seus showrooms em um Metaverso para que seus clientes possam explorar as opções. Só depois disso, comprar “no mundo real”.

A implicação na logística está clara aí…

Esse tipo de transformação tende a ser cada vez mais frequente.
Como você estará preparado?

Uma ótima semana para todos!

1. Em meio à crise logística mundial, Porto de Santos tem movimento recorde de contêineres

Com a paralisação de portos na América do Norte, Europa e Ásia, por conta de protocolos de segurança estabelecidos durante a pandemia de Covid-19, a circulação internacional de navios ficou comprometida e, consequentemente, a disponibilização de contêineres.

No Porto de Santos, os terminais retroportuários têm registrado aumento no volume armazenado diante do cancelamento de embarques e atrasos nas escalas de navios.

Fonte: Revista Globo Rural

2. Amazon anuncia CD no Ceará e expande operações no nordeste do Brasil

A Amazon anunciou o início da operação de seu novo centro de distribuição em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza (CE).

Primeiro no estado e o terceiro na Região Nordeste, a expectativa é que o empreendimento crie aproximadamente 400 vagas diretas e indiretas na região, além de outras oportunidades temporárias para períodos de pico como Prime Day, Black Friday e Natal. 

Fonte: Revista Mundo Logística

3. New Nexco: Mercosul Line lança serviço de cabotagem com escala em Manaus

O serviço, que será operado integralmente pela Mercosul Line, terá frequência quinzenal, 28 dias de rotação e ligará Manaus às regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Uma remodelação do Nexco, o serviço continuará a conectar estrategicamente as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, enquanto adiciona uma chamada em Manaus.

A capital amazonense é um porto estratégico, localizado no coração de uma região industrial dinâmica, e ligará a cidade aos portos de Santos, Salvador e Suape.

Fonte: Transporte Moderno

4. Asia Shipping espera crescimento superior a 10% com a Black Friday

Mesmo com os impasses no setor, como falta de espaço em contêineres e aumento dos fretes, a companhia consegue atender as demandas na alta temporada de vendas, como Black Friday e Natal. Setores como vestuário e eletroeletrônicos são os campeões na importação neste período.

Um dos fatores primordiais para essa forte retomada foi a expansão dos horários de funcionamento do comércio, graças à vacinação em massa no país.

Fonte: Segs

5. Facebook muda de nome e passa a se chamar Meta

A rede social continuará com a mesma identidade, o que muda é apenas o nome da empresa-mãe que coordena todos os outros produtos, como Instagram e WhatsApp.

Pensando em expandir o conceito para abranger todos os serviços e áreas do conglomerado, a companhia passa a se chamar Meta. A escolha do nome está ligada ao conceito de Metaverso, já apresentado como o futuro da internet e também explorado pela empresa.

Fonte: E-commerce Brasil

6. Orbital Reef: Blue Origin anuncia construção de sua estação espacial comercial

A estação começará a ser operada até a segunda metade desta década. Segundo a empresa de Jeff Bezos, a futura unidade orbital funcionará como um local para pesquisas, mas também para clientes industriais e comerciais.

A Orbital Reef terá quase o mesmo tamanho da ISS, mas abrigando até 10 pessoas simultaneamente e com áreas para lazer e condução da ciência.

Fonte: Canal Tech

7. Novos limites para peso de caminhões estão valendo

A lei determina que os veículos ou combinações de veículos (carretas com reboques, por exemplo) com peso bruto igual ou inferior a 50 toneladas deverão ser fiscalizados apenas quanto aos limites de peso bruto total ou de peso bruto total combinado (caminhão mais o reboque). A tolerância sobre o peso excessivo aumentou de 10% para 12,5%.

Nesses casos não haverá aplicação de penalidades, pelo peso a mais registrado por eixo tanto de ônibus de passageiros como de caminhões de carga.

Fonte: Jornal do Comércio

8. CEO da Puma recomenda comprar presentes de Natal agora

A indústria de calçados e roupas tem se esforçado para atender à demanda após o fechamento de fábricas no Vietnã, que se estendeu do final de julho até meados de outubro.

Como normalmente são necessários três meses para que os produtos saiam do chão de fábrica e cheguem às prateleiras das lojas, a falta de calçados e roupas fabricados nesse período ainda não atingiu o mercado, o que só acontecerá neste trimestre e no próximo. 

Fonte: Yahoo Finanças 

Leave a Reply