Confira agora as principais notícias dessa semana no mundo da logística:

1. Multinacional Bracell e MRS logística investem R$ 58,5 milhões para a criação de modal ferroviário para celulose:

Inaugurado na cidade de Pederneira (SP), a intenção do modal é adentrar num cenário de maior competitividade, almejando atingir um marco histórico no setor de logística.

A nova via de transporte atende uma demanda da Bracell em Lençóis Paulista (SP), que precisará de uma complexa operação logística para transportar sua celulose produzida.

O produto chegará até o terminal em veículos rodo-trem, do modelo sider, com capacidade estimada de até 8 veículos por hora. O espaço conta com um armazém de 9,6 mil m² voltado à recepção, manuseio, estocagem e expedição da produção.

FonteClick Petróleo e Gás 

2. Frete de contêineres tem alta de mais de 500% em dólar desde janeiro de 2020:

Do período de janeiro de 2020 até setembro de 2021, houve um estratosférico aumento de 433% do preço em dólar do frete de um contêiner que sai do Brasil com destino aos Estados Unidos! E se o destino for a costa do Pacífico aqui na América do Sul, esse aumento é de 510%.

As importações também registram altas explosivas, como unidades vindas da Ásia, por exemplo, que ficou 446% mais caro neste mesmo período.

Os grandes responsáveis por este impacto estão ligados à baixa relevância da posição brasileira no comércio internacional de contêineres, ao desequilíbrio comercial (importa mais do que exporta) e ao problema crônico da baixa eficiência aduaneira portuária.

O Ministério da Infraestrutura não vê um cenário muito otimista: “não há muito o que fazer, porque se trata de uma limitação de mercado internacional.”

FonteJornal do Comércio 

3. A B3 (B3SA3) quer comprar a Neoway, apostando que o Big Data vai virar Big Money:

Buscando se associar ao universo tech, a Bolsa de Valores vem fazendo investimentos e parcerias com grandes nomes da área. A jogada da vez é a compra total da Neoway, uma das líderes do setor de big data e inteligência artificial para negócios na América Latina.

Apesar de ser apenas uma intenção, nada concreto ainda, a sinalização já foi capaz de animar o marcado, com aumento de mais de 1% das ações B3SA3 pela manhã do dia do anúncio, o que destoa do tom negativo do Ibovespa na quinta-feira 14.

Ainda não há como analisar os potenciais dessa aquisição do ponto de vista financeiro, no entanto, a Neoway tem se mostrado eficaz com a sua proposta de mercado de oferecer soluções customizadas para aumentar as vendas, reduzir perdas e otimizar processos diversos.

FonteSeu Dinheiro 

4. Índice Fretebras: Preço do frete aumenta em agosto e diesel registra alta de 37,25%:

Não é de hoje que os preços dos combustíveis preocupando o setor de transportes, que apesar dos aumentos, sobretudo do óleo diesel S500, tenta driblar para que o impacto não se reverbere tão negativamente nos demais segmentos.

Em um período de um ano, o custo do transporte por quilômetro rodado por eixo teve um aumento de apenas 1,58%, enquanto o preço do diesel, no mesmo período, subiu 37,25%.

Os dados do IFPF mostram que o valor médio do frete por quilômetro por eixo no Brasil é de R$ 0,98. A região Norte apresentou o quilômetro por eixo mais caro em agosto (R$ 1,04), seguida pelo Nordeste (R$ 0,99) e Centro-Oeste (R$ 0,98). Os fretes mais baratos foram registrados no Sul e Sudeste, ambos com R$ 0,97.

FonteMundo Logística 

5. Governo federal tira receita da área de transporte:

Como se já não bastasse todos os desafios e perrengues já existentes, o setor de transportes agora vê seus recursos cada vez mais distantes de serem investidas no próprio segmento, o que dificulta a sua manutenção e ampliação. Isso porque o governo tem usado o dinheiro arrecadado para outros fins, como pagamento de aposentadorias, dívida pública federal, financiamento de órgãos de defesa nacional e saúde.

Para se ter uma noção, em duas décadas, o valor arrecadado chegou a um total de R$233,57 bilhões, mas somente 1,8% disso (R$4,10 bilhões) foi usado para investimentos no setor de transporte.

Investir na infraestrutura de transporte é essencial para que as outras economias possam continuar se desenvolvendo, uma vez que essa é a base delas, apontam especialistas.

FonteJornal do Comércio

EDITORIAL | LEOPOLDO SUAREZ FILHO:

Fala aí,
Quero destacar a notícia da Bracell junto com a MRS pelo modelo do negócio.

Nesse caso, foi construído um terminal intermodal em Pederneiras (SP) que receberá caminhões (a ideia são rodotrens) e seguirá para Santos (SP) de trem. A expectativa é operar 8 caminhões por hora (próximo de 200 caminhões por dia).

O investimento resolve um problema de escoamento da nova fábrica da Bracell em Lençois Paulistas (SP) e gera volume suficiente para motivar o investimento e alocação dedicada da MRS na operação.
Para os “transportadores de plantão”, a ideia é usar rodotrens de siders. Não tenho informações se já foram biddados esses fretes, mas tá aí uma oportunidade.

A segunda notícia para destacar é sobre a B3 querendo comprar a Neoway. Apesar de não ter relação direta com logística, quis trazer essa notícia em razão da relevância da transação e também a estar relacionada a Big Data.
A Neoway é uma empresa focada nisso, ela vende um serviço de exploração de base de dados.

O recado aqui é sobre a importância dos dados. Os dados que produzimos em nossas empresas são ativos super importantes e que muitas vezes não nos damos conta.
Como usamos eles pra tomar decisão? Dos “trocentos” indicadores que tens a disposição, quais estão ajudando realmente a tomar decisão?

Pelo valor da transação e pelos movimentos nesse sentido, você deve imaginar o quanto isso vem sendo levado em conta…

Uma ótima semana pra você!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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