O controle de média é uma dica valiosa quando o assunto é economia de combustível. Juntamente com a negociação com postos, abastecimento interno e tecnologia, esse método pode ser considerado também um pilar que sustenta uma boa e eficaz gestão de frota. 

Vocês já sabem que só as despesas com combustível correspondem de 35% a 55% do orçamento de uma operação logística. Apesar disso, nem todos os transportadores se preocupam como deveriam com esses números.  Fazer o controle de média nada mais é do que realizar um estudo de todos os custos previstos em uma viagem, incluindo a escolha das rotas e a quantidade de combustível que seria usada em cada uma delas, buscando assim o melhor resultado para a operação. 

Existem alguns métodos para fazer o controle de média. Algumas mais simples e que levam em conta menos variáveis e outros mais complexos, que exigem um pouco mais de trabalho. Vamos apresentar um método pouco utilizado pelas transportadoras que é a franquia de litros. Ele consiste em definir uma quantidade de litros que deve ser utilizado por cada motorista em cada rota. Para isso, é necessário conhecer previamente o consumo médio de cada veículo e de cada motorista e definir um volume aproximado de combustível para realizar uma determinada viagem. 

Chegando neste resultado, você não descarta as opções não escolhidas, elas vão servir de base para você fazer uma comparação, e é justamente assim que funciona o jogo. Depois de concluída a viagem, você vai calcular a diferença dos valores de fato gastos/ quantidade de combustível realmente utilizado com as das opções descartadas, chegando no resultado que é o seu potencial de redução. 

Confira um vídeo completo sobre este assunto

Vamos a um exemplo prático de controle de média: 

Imagine uma viagem de 500 km. Essa viagem começa com um trecho vazio de 50 km até o local de carga e mais 450 km carregados até o destino. 

Vamos pegar, por exemplo, um caminhão que faz 2,8 km/l quando vazio e 1,8 km/l quando carregado. Nesse caso, ele deveria consumir 17,857 litros no trecho vazio e 250 litros no trecho carregado. Um total de 268 litros pra realizar a viagem. A ideia desse método é contar pro motorista que ele tem 268 litros pra fazer essa viagem. Se ele fizer com menos litros, podemos bonificá-lo, se fizer com mais… enfim, você decide o que faz. 

Agora imagina que queremos otimizar o consumo. Posso imaginar que essa viagem possa ser feita com 3 km/l no vazio e 2 km/l no carregado. A franquia de litros diminui, ficando com 16,667 para o trecho vazio e 225 litros pro trecho carregado. O total sai de 268 e vai para 242 litros de franquia. Dentro da operação, quem gastar mais que isso para realizar a viagem está operando com performance abaixo do esperado. 

Esse controle demanda um cuidado maior com o registro dos abastecimentos, e com certeza um sistema ajuda muito. Porém, é uma forma simples de controlar e de tempos em tempos ponderar essas franquias. 

E se esse método de controle de médio fizer sentido pra você, leve em consideração os seguintes pontos: 

  1. A franquia tem que fazer referência ao modelo do veículo e a carga/peso tracionado.
  2. O ideal é considerar a franquia com base no melhor motorista naquela rota. Alguns transportadores inclusive colocam um “motorista padrão”pra rodar algumas vezes nas rotas para só então definir as franquias ideais. 
  3. Esse método ajuda a ponderar a geografia das rotas nas franquias e abstrair as complexidades inerentes de um controle padrão, então oideal é fazer com base no consumo real, não apenas com base em um roteirizador ou simples “km x consumo”. 

As formas mais básicas de se controlar a média podem ser feitas em planilhas no Excel, mas é claro que um sistema tecnológico pode te ajudar com isso de uma maneiro muito mais elevada, organizada e assertiva.  

Embora pouco utilizado, o controle de média é um método que responde diversas perguntas e problemas de um controle de média padrão. É um pouquinho mais complexo, mas com certeza vale o teste. 

Você pode pensar que isso vai aumentar demais o trabalho no controle das viagens, mas uma vantagem deste método é que não precisa ser eterno, você pode fazer campanhas de vez em quando no estilo de competições, isso vai movimentar os motoristas e gradualmente tende a ensinar bons modos na condução de forma mais econômica da frota.  

Pega uma rota, faz a análise, estime uma franquia e dá uma brincada disso. Você vai se surpreender! O KMM traz uma solução para esse processo. É um software que auxilia no controle de média de maneira simples e eficaz. Clique aqui e solicite uma demonstração agora. 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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