A torre de controle logístico pode ser definida como a principal plataforma de centralização do fluxo logístico rodoviário. Através da integração das tecnologias de monitoramento com as funcionalidades do nosso produto TMS KMM (Sistema de Gerenciamento de Transporte), a torre de controle gera um conjunto de KPIs (indicadores de desempenho) e alertas em tempo real sobre o bom andamento ou as inconformidades de uma operação, permitindo a sua visualização de maneira ágil, somada à possibilidade de uma tomada de decisão para definição da estratégia sustentada em 3 pilares: Nível de serviço, produtividade e operação. 

Para a obtenção de valor da torre de controle, um bom planejamento logístico é necessário. Ele vai exigir a configuração das operações dos clientes e a construção de roteiros de viagem. O KMM TMS permite a configuração das rotas das operações, através do cadastro  dos principais pontos geográficos e demais características da viagem, por meio de um Plano de viagem. 

A partir do momento em que um veículo inicia a viagem de uma operação devidamente configurada, a torre de controle passa a fornecer visibilidade gerencial sobre o tempos e movimentos necessários para a rápida tomada de decisão. 

Quando a viagem de um cliente é aceita pela operação no sistema TMS KMM, uma ou mais solicitações de carga são vinculadas a uma viagem + um veículo. Desta forma, tem-se os horários combinados de janelas de coleta e entrega, tempos de trânsito e de paradas previamente parametrizadas no programa.

Durante todos os status logísticos da viagem, a torre de controle ajuda a monitorar a movimentação do veículo, fazendo com que alertas sejam gerados para os casos de desvios de rota, paradas em locais blacklist ou perda de sinal do rastreador.

No status do veículo destinado, ou seja, no trecho em que o veículo está se deslocando ao ponto de coleta da carga, a torre de controle passa a atuar sobre o cumprimento das janelas de coletas combinadas com o cliente. Alguns algoritmos de acompanhamento sobre o deslocamento do veículo X, bem como a data de início de coleta são executados em tempo real, verificando assim o risco de o veículo não conseguir chegar ao ponto de coleta conforme o combinado, o que geraria alertas para os operadores poderem atuar de maneira preventiva. 

No TMS KMM, está disponível o conceito de polígonos de eventos de coleta e entrega, implementados tecnicamente, o que significa que assim que o seu veículo entra em um polígono (previamente cadastrado para o cliente como ponto de coleta ou  entrega) o status da viagem muda automaticamente para o novo status, carga ou descarga. Isso permite uma maior confiabilidade sobre os dados do monitoramento e acompanhamento de tempos destes status.

O polígono automático tira a dependência de interação manual para que a torre de controle saiba que um veículo entrou no ponto de coleta/entrega, começando assim a monitorar o evento. Tempos excessivos sobre esses status são monitorados pela torre e gerados alertas assim que constatados.   

Durante o trecho de deslocamento da mercadoria coletada entre os pontos de carga e descarga, a torre de controle acompanha e gera um tempo de trânsito previsto em tempo real sobre cada viagem, auxiliando na previsibilidade da data de chegada nos pontos de entrega. Neste processo, a torre de controle ajuda a manter o alto nível do serviço, por meio de alertas sobre as possibilidades de atrasos para que os operadores possam atuar de maneira  preventiva e tenham facilidade na comunicação com o cliente. 

Neste trecho, denominado com o status ‘Em viagem’ no TMS KMM, a torre de controle também opera de maneira preventiva em relação às possíveis ocorrências na jornada do motorista, como tempo excessivo na direção contínua, direção diária ou tempos de paradas. Inconformidades de tempos parados do veículo também são controlados, para que a produtividade do veículo possa ser conservada.

O controle sobre deslocamentos de mercadoria devidamente com as documentações corretas também é uma das atividades de apoio da torre de controle neste status, gerando alertas para esses casos e visibilidade em dashboards em tempo real, de maneira estratégica para rápida tomada de ações. 

A fim de preservar a produtividade da sua frota, durante o status de Descarga, o tempo em execução deste evento é controlado, mostrando de maneira visual os pontos de descarga e alertas sobre tempos excessivos. Ainda neste status, a torre de controle gera previsibilidade sobre o término das descargas e aponta em sua operação quais são os veículos que devem ser amarrados a uma próxima viagem, propondo um cenário simplificado sobre a gestão do tempo produtivo do veículo de sua frota.  

​Quer saber mais sobre como a Torre de controle pode ajudar no monitoramento dos seus principais KPIs? Baixe gratuitamente este eBook que nossa equipe preparou sobre este assunto. Clique aqui e acesse.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply