A importância do atendimento ao cliente na logística

O atendimento ao cliente na logística é significativo para a construção de uma cadeia de fornecimento eficaz. Uma vez que eles estão na extremidade receptora de seus produtos e têm a oportunidade de usá-los, os clientes sempre vêm em primeiro lugar. A partir dessa experiência, os clientes determinam a reputação da empresa e como ela se destaca contra a concorrência.

O que é o serviço ao cliente?

No setor da logística, é crucial encontrar parceiros baseados no cliente. Você quer um parceiro que o trate como parte de seus negócios. Ter esta abordagem de atendimento ao cliente permite uma melhor comunicação e uma entrega eficiente dos produtos. Entretanto, no atendimento ao cliente, é impossível ser perfeito, mas é possível ser melhor e oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível. Todos os clientes, especialmente no setor de logística, querem ter uma experiência suave e sem esforço trabalhando com uma empresa.

Por que o atendimento ao cliente é importante na logística?

Você sempre quer ter um relacionamento forte com seus clientes para que eles continuem trabalhando com sua marca. Se você se esforça para construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes e ganhar sua lealdade, você deve considerar mudar de uma estratégia orientada ao produto para uma estratégia voltada para o cliente. Além de construir boas relações com os clientes, outras coisas tornam o serviço ao cliente essencial na logística. Alguns exemplos estão ganhando mais tempo para se concentrar em diferentes aspectos de seu negócio, economia no transporte e entrega rápida e pontual.

Quais são os elementos?

  • Ouça e resolva: Quando estiver ao telefone com um cliente, você deve escutar e anotar o que ele diz. Ouvir e resolver problemas pode ajudar a eficiência de sua cadeia de fornecimento. Por exemplo, se uma questão importante surgir, devem ser tomadas medidas imediatas para resolver o problema para manter um processo tranquilo.
  • Plano para cumprir promessas: A confiabilidade é um dos fatores-chave no atendimento ao cliente. Se um cliente pode confiar em sua empresa, ele continuará a utilizar seu negócio. Como resultado, o cumprimento de promessas garante relacionamentos de longo prazo. Mas, antes de fazer uma promessa a um cliente, certifique-se de que ela possa ser cumprida primeiro.
  • Vá além: Vá acima e além para seus clientes. Quando você faz isso, os clientes ficam tipicamente impressionados e apreciam o trabalho que você fez por eles. Indo mais além para ajudar o cliente também pode ajudar a desenvolver um boca a boca positivo para a empresa.
Dicas sobre atendimento ao cliente na logística

Implementar software de atendimento ao cliente: A tecnologia está em toda parte, e cada empresa a utiliza de uma forma ou de outra. Ela permite que as empresas sejam mais eficientes em seu funcionamento e em outras áreas. Por exemplo, o software de atendimento ao cliente pode tornar o processo de pedidos, rastreamento e entrega de remessas mais emocionante para todos. Os clientes vão querer continuar comprando com você se você fornecer um processo mais atualizado e interativo. Ter todo este software prova aos clientes que você é dedicado e cuida dos produtos no processo de remessa.

Parcerias inteligentes: Outra forma de facilitar seu processo logístico é através de parcerias com empresas que o ajudarão a longo prazo. Os clientes querem sempre um processo fácil, portanto, ter uma empresa que garanta isso é fundamental. Entretanto, é essencial pesquisar a empresa antes de fazer uma parceria com eles, para que você saiba como eles operam e o que eles oferecem. Além disso, você sempre quer uma empresa com tecnologia superior que possa lhe ajudar a apoiar sua missão.

Traga o cliente ao longo da viagem: Manter seus clientes informados sobre o que você está fazendo é sempre importante. Eles ficarão mais à vontade com seus negócios quando souberem mais sobre você. Um grande passo para que seus clientes entendam o que está acontecendo é proporcionar visibilidade da cadeia de abastecimento. A visibilidade da cadeia de abastecimento mostra ao cliente cada passo do caminho, começando com o produto e seu desenvolvimento até o momento em que ele aterrissa na porta de sua casa. Os clientes querem saber onde seu produto está sempre, de modo que a visibilidade da cadeia de suprimentos e a tecnologia avançada podem permitir que isso aconteça. Junto com a visibilidade da cadeia de fornecimento vem atualizando seus clientes sobre o processo de seus produtos. Atualizações em tempo real são essenciais com embalagens e permitem que os clientes acompanhem seus itens em seu próprio tempo.

Procure sempre por feedback: Sem feedback na logística, ninguém saberia o que está fazendo certo ou errado. O feedback do cliente é o que impulsiona um negócio e é a razão para a melhoria. Se os clientes não estiverem satisfeitos, a empresa deve se esforçar para resolver esses problemas. Uma maneira útil de obter feedback é perguntar diretamente aos clientes sobre o processo se ele é positivo ou negativo. Um método semelhante é criar uma pesquisa com o cliente uma vez que um produto tenha chegado. Os clientes podem avaliar o negócio e responder diferentes perguntas sobre como o processo correu.

cliente na logística
Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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