Até o mais experiente capitão, aquele que passou pelas mais violentas tempestades e cruzou o mundo inteiro, precisa de instrumentos de navegação confiáveis para levar o navio são e salvo até o porto. Da mesma forma, no ambiente corporativo precisamos contar com ferramentas que apresentem informações realistas para que possamos alcançar as metas e objetivos do negócio. 

O setor logístico encontra-se em constante transformação e evolução. Processos tornam-se cada vez mais dinâmicos devido aos avanços tecnológicos e com isso, a tomada de decisões precisa ser cada vez mais rápida e assertiva, visando otimizar a gestão e reduzir custos.  

Neste sentido, o Business Intelligence (BI) é uma ferramenta poderosa para unificar um cenário em constante evolução, com a possibilidade de tomada de decisões baseadas em dados. BI é uma área que utiliza ferramentas e metodologias específicas para a coleta e análise de dados, com o objetivo de gerar informações para a tomada de decisões sobre determinados aspectos do negócio. 

Provavelmente você já deve ter se deparado com a frase: “Os dados são o novo petróleo”. De fato, os dados são importantíssimos e extremamente valiosos para qualquer negócio. Porém, assim como o líquido negro, que precisa ser refinado para se transformar em combustível e posteriormente em energia, os dados precisam ser tratados para se transformarem em informação e conhecimento. 

As metodologias e ferramentas de BI funcionam justamente como uma refinaria de petróleo. Todos os dias uma empresa, através de sua operação, gera milhares de dados brutos que, sozinhos, não podem ser levados em conta para decisões importantes.  Ao organizar, cruzar e tratar estes dados, passamos a ter informação. Por sua vez, estas informações, assim que apresentadas e compreendidas geram ações, que resultam em conhecimento. 

Ao adotar uma ferramenta de BI, é possível compartilhar informações e conhecimento, gerando maior sinergia e engajamento entre setores e departamentos, para que estes unifiquem esforços para alcançar o mesmo objetivo. Isso porque, toda a empresa olha para os mesmos números, o que aumenta a efetividade de movimentos estratégicos e faz com que todos concentrem esforços para melhorar determinados indicadores. Assim, gestores passam a tomar decisões baseados em dados concretos, deixando de lado a subjetividade de cada setor. 

Antes de buscar ferramentas de BI, é importante atentar para a qualidade dos dados que serão analisados. Portanto, o trabalho começa ainda na captação, nos sistemas de ERP e TMS, necessitando de um processo bem desenhado, de uma execução correta e de uma tecnologia robusta, que atenda toda a operação. Dessa forma, uma ferramenta de BI torna-se uma poderosa bússola, que permite levar a empresa com segurança e rapidez ao seu destino. 

Confira também:

Como os dados podem ajudar uma transportadora a prosperar

Inteligência de dados e ZoomBI

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply