Os alertas de monitoramento são uma importante ferramenta dea gestão para transportadoras de todos os tamanhos. Afinal, ao trabalhar com este tipo de automação, é possível ter acesso a dados, em tempo real, sobre possíveis contratempos durante cada viagem.
Assim, a equipe de backoffice possui insumos para trabalhar de forma proativa, buscando minimizar problemas causados durante etapas da viagem. Este tipo de ação melhora a qualidade do serviço, reduz custos, aumenta da segurança e auxilia na criação de planos de ação preventivos e corretivos.
Neste post, vamos apresentar o que são os alertas de monitoramento e como sua transportadora pode utilizá-los para alcançar melhores resultados.
Alertas de monitoramento
É impossível gerenciar uma operação sem informação. Afinal, como tomar alguma ação sem o conhecimento de que houve algum contratempo com o motorista durante o percurso?
Contar apenas com as informações encontradas em portais disponibilizados pelos rastreadores e pela comunicação com o motorista pode até funcionar por um tempo. Porém, conforme a operação for crescendo, esta tarefa manual se torna cada vez mais complexa.
Os alertas, que fazem parte do painel de monitoramento do TMS da KMM, automatizam e solucionam esta tarefa, utilizando informações em tempo real dos rastreadores. Eles são avisos que apontam para divergências entre a posição do veículo e o planejamento da viagem.
Dessa forma, é possível identificar, por exemplo, se o caminhão está em desvio de rota, em excesso de velocidade, ou se parou em algum local considerado perigoso. De posse dessas informações, é possível tomar ações para minimizar riscos envolvendo o caminhão, carga e motorista.
Benefícios dos alertas de monitoramento
Como dito anteriormente, os alertas de monitoramento trazem diversos benefícios para a operação. Entre eles:
Aumento na segurança
O sistema permite configurar o disparo de alertas sempre que o veículo sair da rota planejada ou parar em locais de blacklist, em que acontecem roubos de carga recorrentes, por exemplo. Assim, é possível tomar providências sempre que este tipo de situação for identificado.
Além disso, é possível identificar sempre que o motorista exceder o período de 8 horas dirigindo. Com isso, a equipe pode entrar em contato para solicitar que este pare para descansar no próximo ponto de parada.
Redução de custos
Ser alertado sobre desvios de rota também permite a redução de custos na operação. Isso porque, é possível que o veículo esteja em uma via que resulte em maior consumo de combustível e desgaste de pneus.
Ao ser alertado sobre este desvio, a equipe pode chamar a atenção do motorista para que este retorne à estrada planejada para viagem.
Ações preventivas
Outro alerta importante é o de velocidade do veículo. Com ele, é possível identificar se o caminhão excedeu a velocidade e avaliar em quais horários e trechos isso aconteceu. Assim, é possível chamar a atenção do motorista e oferecer treinamentos de direção defensiva, ou criar outras ações pare evitar este tipo de situação.
Melhora no nível de serviço
O painel de monitoramento do TMS da KMM ainda alerta sobre possibilidade de atrasos na viagem. Assim, a equipe pode agir de maneira proativa, buscando rotas alternativas, ou para alertar o cliente, indicando o horário possível para a entrega da carga.
Como os alertas de monitoramento funcionam no TMS da KMM
Como dito anteriormente, os alertas fazem parte do painel de monitoramento do TMS da KMM. Eles são sinais visuais configuráveis que disparam sempre que a posição do veículo apresentar divergência com o planejado no roteiro da viagem.
Dessa forma, é possível configurar alertas de acordo com a operação, rota, cliente, entre outras possibilidades de personalização. Os principais alertas configuráveis no software são:
- Possibilidade de atraso: O sistema monitora o prazo definido no planejamento de viagem, a posição do veículo e a velocidade média. Com base nessas informações, dispara alertas caso exista possibilidade de atraso na chegada ao cliente;
- Desvio de rota: É disparado sempre que o caminhão sair da rota pré-estipulada no planejamento;
- Blacklist: Informa sempre que o veículo parar ou passar em algum local configurado como Blacklist;
- Excesso de velocidade: O sistema dispara alertas sempre que o veículo exceder a velocidade definida. Este alerta pode ser configurado por tipo de operação. Por exemplo, o transporte de produtos químicos pode ter velocidade máxima menor do que graneleiros, por exemplo.
- Motorista excedeu 8h dirigidas: Este alerta é disparado quando o motorista exceder 8 horas por dia dirigidas.
- Sem planejamento futuro: Este alerta é gerado quando o veículo não possuir um planejamento para próxima viagem. Assim, é possível que a equipe já se adiante para buscar novas cargas para aquela placa.
Além da possibilidade de decisão em tempo real, todos os alertas disparados durante a viagem geram um histórico, que podem ser consultados em relatórios específicos. Assim, é possível ter um maior controle e gestão de toda a operação.
E na sua transportadora? Como anda o processo de monitoramento, tracking e planejamento? Que tal realizar um diagnóstico gratuito e identificar gargalos na sua operação? Clique aqui e agende um diagnóstico desse processo com nossa equipe.
Veja também:
Executive Director & Partner | nstech