Os alertas de monitoramento são uma importante ferramenta dea gestão para transportadoras de todos os tamanhos. Afinal, ao trabalhar com este tipo de automação, é possível ter acesso a dados, em tempo real, sobre possíveis contratempos durante cada viagem. 

Assim, a equipe de backoffice possui insumos para trabalhar de forma proativa, buscando minimizar problemas causados durante etapas da viagem. Este tipo de ação melhora a qualidade do serviço, reduz custos, aumenta da segurança e auxilia na criação de planos de ação preventivos e corretivos. 

Neste post, vamos apresentar o que são os alertas de monitoramento e como sua transportadora pode utilizá-los para alcançar melhores resultados. 

Alertas de monitoramento 

É impossível gerenciar uma operação sem informação. Afinal, como tomar alguma ação sem o conhecimento de que houve algum contratempo com o motorista durante o percurso? 

Contar apenas com as informações encontradas em portais disponibilizados pelos rastreadores e pela comunicação com o motorista pode até funcionar por um tempo. Porém, conforme a operação for crescendo, esta tarefa manual se torna cada vez mais complexa. 

Os alertas, que fazem parte do painel de monitoramento do TMS da KMM, automatizam e solucionam esta tarefa, utilizando informações em tempo real dos rastreadores. Eles são avisos que apontam para divergências entre a posição do veículo e o planejamento da viagem.  

Dessa forma, é possível identificar, por exemplo, se o caminhão está em desvio de rota, em excesso de velocidade, ou se parou em algum local considerado perigoso. De posse dessas informações, é possível tomar ações para minimizar riscos envolvendo o caminhão, carga e motorista. 

alertas de monitoramento

Benefícios dos alertas de monitoramento 

Como dito anteriormente, os alertas de monitoramento trazem diversos benefícios para a operação. Entre eles: 

Aumento na segurança 

O sistema permite configurar o disparo de alertas sempre que o veículo sair da rota planejada ou parar em locais de blacklist, em que acontecem roubos de carga recorrentes, por exemplo. Assim, é possível tomar providências sempre que este tipo de situação for identificado. 

Além disso, é possível identificar sempre que o motorista exceder o período de 8 horas dirigindo. Com isso, a equipe pode entrar em contato para solicitar que este pare para descansar no próximo ponto de parada. 

Redução de custos 

Ser alertado sobre desvios de rota também permite a redução de custos na operação. Isso porque, é possível que o veículo esteja em uma via que resulte em maior consumo de combustível e desgaste de pneus.  

Ao ser alertado sobre este desvio, a equipe pode chamar a atenção do motorista para que este retorne à estrada planejada para viagem.  

Ações preventivas 

Outro alerta importante é o de velocidade do veículo. Com ele, é possível identificar se o caminhão excedeu a velocidade e avaliar em quais horários e trechos isso aconteceu. Assim, é possível chamar a atenção do motorista e oferecer treinamentos de direção defensiva, ou criar outras ações pare evitar este tipo de situação. 

Melhora no nível de serviço 

O painel de monitoramento do TMS da KMM ainda alerta sobre possibilidade de atrasos na viagem.  Assim, a equipe pode agir de maneira proativa, buscando rotas alternativas, ou para alertar o cliente, indicando o horário possível para a entrega da carga. 

Como os alertas de monitoramento funcionam no TMS da KMM

alertas de monitoramento
O painel de monitoramento do TMS da KMM apresenta status logístico de viagens e alertas sobre cada veículo da frota.

Como dito anteriormente, os alertas fazem parte do painel de monitoramento do TMS da KMM. Eles são sinais visuais configuráveis que disparam sempre que a posição do veículo apresentar divergência com o planejado no roteiro da viagem. 

Dessa forma, é possível configurar alertas de acordo com a operação, rota, cliente, entre outras possibilidades de personalização. Os principais alertas configuráveis no software são: 

  • Possibilidade de atraso: O sistema monitora o prazo definido no planejamento de viagem, a posição do veículo e a velocidade média. Com base nessas informações, dispara alertas caso exista possibilidade de atraso na chegada ao cliente; 
  • Desvio de rota: É disparado sempre que o caminhão sair da rota pré-estipulada no planejamento; 
  • Blacklist: Informa sempre que o veículo parar ou passar em algum local configurado como Blacklist; 
  • Excesso de velocidade: O sistema dispara alertas sempre que o veículo exceder a velocidade definida. Este alerta pode ser configurado por tipo de operação. Por exemplo, o transporte de produtos químicos pode ter velocidade máxima menor do que graneleiros, por exemplo. 
  • Motorista excedeu 8h dirigidas: Este alerta é disparado quando o motorista exceder 8 horas por dia dirigidas.  
  • Sem planejamento futuro: Este alerta é gerado quando o veículo não possuir um planejamento para próxima viagem. Assim, é possível que a equipe já se adiante para buscar novas cargas para aquela placa. 

Além da possibilidade de decisão em tempo real, todos os alertas disparados durante a viagem geram um histórico, que podem ser consultados em relatórios específicos. Assim, é possível ter um maior controle e gestão de toda a operação. 

E na sua transportadora? Como anda o processo de monitoramento, tracking e planejamento? Que tal realizar um diagnóstico gratuito e identificar gargalos na sua operação? Clique aqui e agende um diagnóstico desse processo com nossa equipe.

Veja também:

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply