O uso de soluções tecnológicas no setor logístico é essencial para o controle e o bom andamento da operação. Um dos recursos mais utilizados por transportadoras de todos os tamanhos são os Transportation Management System, ou como são mais conhecidos, os sistemas TMS.

Eles nada mais são do que softwares de gestão para organizar, planejar e controlar toda uma operação de transporte, desde questões estratégicas até operacionais, de maneira integrada.

Um sistema TMS permite aos gestores uma visão ampla de toda a empresa, integrando processos de diferentes setores dentro da empresa. Assim, é possível integrar processos da área comercial, tributária, financeira e operacional em um só lugar, dando mais segurança e agilidade na gestão da empresa.

Um sistema TMS permite reunir diversas operações que seriam realizados em vários ambientes, em um só lugar.

A finalidade deste artigo não é fazer uma propaganda negativa sobre o produto (até porque não faria sentido para nós), mas sim provocar a reflexão de alguns pontos que precisam ser discutidos antes de se optar pela aquisição de um sistema como o TMS na sua empresa.

A REALIDADE DO USO DO TMS 

É bem importante saber que um TMS atende mais de um público do setor logístico: transportadoras, embarcadores, empresas que realizam o próprio transporte e também quem terceiriza o serviço contratando transportadoras.

Ainda mais importante que todos esses benefícios, é entender que tudo isso também exige comprometimento, estruturação dos times, melhoria de processos, tempo a ser investido, entre outras coisas.

Na prática, trabalhar com o TMS traz desafios, vantagens e desvantagens. Todavia, essa ferramenta pode ajudar a levar sua operação a outro patamar.

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE INVESTIR EM UM SISTEMA TMS: 

1 – Se você está à espera de um milagre! 

Um sistema TMS não vai resolver todos os seus problemas como num passe de mágica. Antes de mais nada, organização é primordial! De nada adianta um sistema que otimize e agilize os processos, se as informações da sua empresa estiverem bagunçadas. Também não existe empresa com um sistema 100% perfeito, cada caso é um caso e adaptações são frequentemente necessárias até que se chegue em um nível funcional e efetivo para o negócio.

2 – Se você não vai priorizar as demandas do seu time, não adquira um TMS!

Empregar um tempo para dar atenção ao time é fundamental, da mesma forma que é importante fazer os colaboradores participarem do processo, e não apenas fazê-los executarem ações. Dedique-se a treinar muito bem o time, oferecendo oportunidades de aprendizado e aprofundamento. O trabalho com um sistema ainda exige a função de um líder que tenha conhecimento, atitude, sabedoria e que engaje e motive seu time.

3 – Se a ideia é apenas emitir documentos 

Não invista em um TMS se você está apenas buscando atender a lei. Para cada documento específico necessário para a emissão, existe um sistema próprio para tal finalidade. No final das contas, só queremos liberar um caminhão o mais rápido possível, mas este é um processo que exige sua devida atenção também. Nesse caso, se você sente necessidade de apenas emitir documentos, como o CT-e e Manifesto de carga, sugerimos que primeiramente invista nesses programas específicos (como o Muvly) para depois pensar em trabalhar com um TMS, que é mais complexo.

4 – Se você não acredita nas pessoas 

Parece bobo, mas por mais que um sistema possa revolucionar os processos da sua empresa, ele não tem aquele “feeling” humano, portanto valorize isso em seus colaboradores. As pessoas são tão importantes e necessárias quanto as máquinas e programas. Que tal investir no desenvolvimento delas antes de querer ir direto num sistema? Estamos falando da geração de resultados mais qualitativos e próximos com a realidade, afinal, todo negócio é feito de pessoas para pessoas, nunca esqueça disso.

5 – Se a direção da empresa não está de acordo! 

Simples assim, pode haver uma mobilização e pressão por parte de setores, mas a decisão final sairá sempre do topo (que nem sempre toma as melhores decisões, também!). Nesse cenário, precisamos trabalhar com argumentos e estudos para analisar a situação e apontar os melhores caminhos.

Esse foi o tema do Episódio #64 da nossa série de vídeos Entre Modais, que vai ao ar em nosso canal do YouTube toda segunda-feira às 13:45. Nessa edição, contamos com a presença de nossos colaboradores, Leonardo Suarez (Gerente de Produtos) e Gisele Furtado (Head Comercial), além dos hosts Leopoldo e Maurício. Confira como foi esse episódio na íntegra!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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