A economia de combustível é muito importante para todas as transportadoras. Afinal, de 35% a 55% do custo de uma operação de transporte é referente a gastos com combustível. Com o período de instabilidade econômica que estamos vivendo atualmente, não dá pra deixar de se preocupar em fazer uma boa gestão para se ter um aproveitamento melhor do negócio. 

Separamos quatro dicas valiosas de economia de combustível, extraídas do nosso diretor Leopoldo Suarez, que certamente irão te ajudar a poupar mais dinheiro quando o assunto é abastecimento: 

Confira as 5 melhores dicas de economia de combustível em sua transportadora: 

1 – Negociação de combustível com postos

Se você faz uso de certas rotas com frequência, considere negociar com os postos de combustível que estão presentes ao longo delas. Muitas vezes seguimos a lógica do preço mais baixo e acabamos escolhendo outros estabelecimentos, algumas vezes fora dessa rota. Porém nem sempre o mais barato será a opção mais compensadora. 

Quando você negocia com um posto de combustível que está sempre  em seu caminho, você faz uma troca de volume de abastecimento, ou seja, ajuda o negócio dele, entrando no jogo uma condição especial de consumo em troca da fidelização de um cliente.  

A economia de alguns centavos no preço do combustível pode parecer pequena. Mas com certeza esse pouquinho faz diferença no final das contas. 

2 – Abastecimento interno

 Essa é uma opção em que você compra o combustível diretamente dos distribuidores para uso em sua própria unidade, abastecendo os caminhões que saem ou que passam por ela.  

Essa compra é feita em volume, por isso pode compensar em seu valor. Com relação ao custo com a estrutura necessária para realizar esse procedimento (bombas, etc.), faça uma análise do tamanho da sua necessidade, muitas vezes, num prazo maior, esse modelo pode ser uma vantagem. 

3 – Controle de média

 Parece óbvio, mas é super importante fazer um estudo das rotas possíveis antes da viagem, levando em consideração o caminhão, chegando assim numa estimativa de custo de cada uma delas.  

Escolhendo uma, e depois de realizar a viagem, você compara a quantidade de litros e valor previstos com o de fato utilizado/gasto. Analisando a diferença você tem o seu potencial de redução. 

4 – Tecnologia

 Antes, falar de tecnologia era um diferencial, hoje é algo essencial. O processo de controle é algo extremamente minucioso, e feito com tecnologia tudo fica mais otimizado e prático, por isso não hesite em investir num sistema de gestão para o seu negócio. Existem três níveis dentro desse universo de controle:  

  • O registro convencional de abastecimento e quilometragem, em forma de Excel, TMS, Gestão de frota, por exemplo, que mostra a performance do trabalho numa qualidade média com baixo investimento. 
  • O sistema de automação de abastecimento, que engloba CTF, Ticket, Expers e está ligado ao registro automático das informações. A qualidade é alta com um investimento mediano. 
  • E aquela que está “na moda”, muito utilizada hoje em dia e uma tendência: a Telemetria. Trata-se de um processo totalmente automatizado capaz de captar as informações de forma remota e direta dos caminhões, por meio do computador de bordo do veículo, que se integra com o TMS. Altíssima qualidade com um investimento não tão alto, mas médio. 

Economizar sempre será o melhor caminho, por mais ínfimas que possam parecer as oportunidades de desconto. E como dito no último tópico, já foi o tempo em que a tecnologia era algo inovador, hoje ela é uma obrigação!  

A KMM tem investido mais de 23 anos de sua existência no desenvolvimento de sistemas de gestão para oferecer ao mercado logístico soluções que direcionem os clientes para o futuro.  

No sentido da gestão de combustível, o KMM é um software voltado para fazer esse processo tão complexo de maneira simples, realista e eficaz. Clique aqui e solicite uma demonstração agora. 

Dizemos mais uma vez: a tecnologia sempre será (e levará) ao melhor caminho. 

Crédito da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/viagem’>Viagem foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Leave a Reply