O WMS é uma ferramenta importante para a gestão de armazéns. Os avanços tecnológicos trouxeram facilidades e mudanças no comportamento do consumidor, que preza não apenas pela qualidade e preço do produto. 

Assim, neste contexto, operações logísticas precisam acompanhar esta evolução, oferecendo um serviço mais ágil, preciso e eficiente para os seus clientes.

A explosão das vendas via e-commerce apresenta uma oportunidade e desafios para empresas da cadeia logística. Principalmente para aquelas que trabalham com o armazenamento de mercadorias e matérias-primas, como armazéns, terminais de carga e centros de distribuição e logísticos.

Sistemas integrados, que possam oferecer maior controle e automatizar a operação tornam-se essenciais para empresas que pretendem continuar competitivas. O caso do WMS (Warehouse Management System), oferece recursos para o controle integrado de todo o ciclo de vida de um item em um armazém. Desde o recebimento, conferência, endereçamento, armazenagem, movimentação, abastecimento, separação, expedição e inventário.

Quanto maior e mais complexa a operação, maior é o desafio em manter o controle sobre o estoque armazenado. Imagine um armazém que recebe centenas de pedidos diariamente e precisa buscar, separar e expedir cada mercadoria manualmente. Sem um software específico que permita a busca e atualização das informações dos produtos em tempo real, o desempenho da operação fica praticamente impossível.

WMS traz maior confiabilidade para a operação

A utilização de um WMS traz mais confiabilidade e agilidade nos processos, reduzindo o tempo de localização de produtos no armazém e de movimentação e separação de pedidos. Além disso, dá suporte à tomada de decisões e apoio no controle de lotes, validade e seriais. Dessa forma, você tem mais produtividade e eficiência na operação, reduzindo custos, agilizando a operação e reduzindo a quantidade de erros e de desperdícios.

A utilização deste tipo de sistema é uma poderosa ferramenta para a otimização da cadeia logística, principalmente quando integrada com outros softwares como ERP e TMS, permitindo a gestão de todas as etapas, desde a entrada do pedido até a entrega para o cliente.

Por: Pedro Neves (Especialista em WMS e Portos da KMM)

wms
Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply