Se você conhece um pouco sobre esse processo de manutenção interna de uma transportadora, sabe o desafio que é controlar reposição de peças e saber se as peças estão sendo aplicadas de forma adequada, com o giro coerente, desgaste, etc.
São muitas peças, muitos veículos, muitas características diferentes.
Um exemplo que sempre usamos: bateria. É natural que uma vez a cada 24~28 meses (mais ou menos) uma bateria de caminhão precise ser trocada. Antes disso, ou algum problema com o item aconteceu ou a troca é indevida.
Se tivéssemos só a bateria pra controlar, show de bola, mas não é assim.
Na TRANSPANORAMA TRANSPORTES temos uma história legal pra contar sobre isso. A Transpanorama é um dos 5 maiores frotistas do Brasil e opera sua manutenção de forma interna. São mais de 1.200 caminhões/conjuntos sendo geridos nesse contexto.
Esse cenário traz um escopo de aproximadamente 20.000 itens diferentes utilizados em um período de 12 meses. Pensa na complexidade!
Com a TRANSPANORAMA TRANSPORTES desenvolvemos uma ferramenta de auditoria para apoiar esse desafio.
Para cada item disponível contamos para um “robozinho” qual o comportamento que aguardamos do ponto de vista de aplicação e substituição. Esse robozinho fica cuidando disso pra gente, garantindo que desde o momento em que o item é selecionado, o sistema valide se realmente está na hora da aplicação ou substituição, e caso não seja, demande do gestor uma tomada de decisão.
Não vou ser abusado de chamar isso de I.A., mas é uma bela automatização a favor do processo do dia a dia.
O desafio de alimentar essa tecnologia e criar ambiente para retirada dos itens permeou esse projeto, mas os resultados são ótimos.
Temos confiabilidade do processo e tiramos uma das dores de cabeça do gestor.
Agora é apontar pra próxima!
Executive Director & Partner | nstech