A ferramenta da Torre de Controle pode ser entendida com a parte final de um processo logístico, e para tanto, exige toda uma estruturação dos processos anteriores. A torre de controle logístico é também definida como a principal plataforma de centralização do fluxo logístico rodoviário.

Através da integração das tecnologias de monitoramento com as funcionalidades do TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), a torre gera um conjunto de KPIs (indicadores de desempenho) e alertas em tempo real sobre o bom andamento ou as inconformidades de uma operação, permitindo a sua visualização de maneira ágil, somada à possibilidade de uma tomada de decisão para definição da estratégia sustentada em 3 pilares: Nível de serviço, produtividade e operação. ​

Mas por que ter uma torre de controle? No que isso vai me ajudar?

A principal função desta ferramenta é a de apontar e localizar os chamados gaps, que se referem a alguns problemas, gargalos, lacunas a serem corrigidas sobre o processo. À medida que a quantidade de veículos para se fazer a gestão vai aumentando, os detalhes para acompanhar cada um deles ficam mais difíceis de serem observados, então é necessária uma gestão de tela branca, nesse caso.

O conceito de tela branca se resume em uma função em que são mostrados na tela do programa somente os itens os quais você precisa agir, ou seja, que estão pendentes de uma ação. Dentro do sistema KMM, existe também o conceito de alertas, que são pré-configurados e são sinalizados quando alguma coisa diverge daquilo que foi pré-definido.

A importância do Painel de monitoramento de cargas dentro do processo

Antes de chegar na Torre de Controle, existe uma outra ferramenta que se faz necessária, que é o Painel de Monitoramento de Cargas. Este por sua vez se refere ao processo de pré-viagem, além também de acompanhar em tempo real as viagens realizadas, tudo isso em apenas uma tela, procurando assim agilizar e facilitar todo o trabalho.

Tanto o processo de Monitoramento quanto o de Controle exigem que se tenha um rastreador. Não estamos falando necessariamente de um rastreador físico acoplado ao caminhão, mas existem soluções tecnológicas que permitem fazer um rastreio através de aplicativos para celular, por exemplo, o que é muito mais barato.

Um exemplo disso é quando compramos algo pela internet. Muita gente adora acompanhar em que parte do processo está a mercadoria e quando ela vai chegar. Certamente há todo um trabalho de monitoramento das etapas logísticas, para assegurar que o consumidor faça esse acompanhamento.

Em suma, o Painel de Monitoramento permite que você faça um acompanhamento dos detalhes de uma viagem através da geração de alertas. Já a Torre de Controle mostra esses alertas pré-configurados nas etapas logísticas. Ela vai mostrar quais os alertas estão sendo gerados em tempo real, para que você possa tomar a ação necessária dentro do sistema KMM.

Quando algum detalhe sai da pré-configuração você também pode tratar o alerta, descrevendo se está tudo Ok. Por exemplo: o motorista teve que desviar a rota para passar em sua casa, ele já vai deixar avisado sobre isso e aí o alerta vai ser corrigido, justificado, dentro do Painel de Monitoramento. Com isso é possível deixar documentado e mostrar que o coordenador ou operador está ciente. Estando finalizado este detalhe, a ação será arquivada da tela, para mostrar somente as ações pendentes e que estão em desenvolvimento, como dito anteriormente.

Então temos que o grande diferencial que a ferramenta da Torre de Controle traz é essa praticidade, agilidade e uma forma centralizada de se trabalhar com o processo logístico. Este assunto foi abordado também em nossa série Logística de Ponta, disponível no YouTube, você pode assistir o vídeo lá para saber mais detalhes.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply