Estabelecer processos padronizados e ampliar a eficiência traz inúmeros benefícios para operações logísticas. A aplicação de uma metodologia ágil nas rotinas da empresa pode auxiliar na melhoria de serviços, ampliar a satisfação de clientes e trazer impactos positivos nos resultados.

Quando falamos em metodologias nos referimos a tudo aquilo que rege os processos e projetos. Neste contexto, a metodologia ágil nada mais é do que uma espécie de “guia” de boas práticas, desenvolvido para buscar e entregar mais valor aos clientes, por meio de ambientes mais produtivos, adaptáveis e flexíveis.

Você já deve ter ouvido falar de Scrum, Kanban, SAFe e XP, não é mesmo? Estes são alguns dos tipos de metodologias mais conhecidas e utilizadas no mundo atualmente. Mas além destes, existem outros modelos, aplicados aos mais diferentes tipos de negócios.

A metodologia ágil de trabalho tem por objetivo aumentar a agilidade, padronizar e trazer mais eficiência para processos da empresa. Para isso, a empresa deve buscar reduzir obstáculos e o trabalho extra desnecessário, assim como a burocracia muitas vezes envolvidas com o cumprimento de uma tarefa. Dessa forma, a equipe foca na entrega de resultados durante todas as etapas de um projeto e na qualidade da entrega final.

Com isso em mente, a utilização de metodologias ágeis em projetos permite entregar valor de forma contínua, alinhando expectativas entre resultados esperados x realizados. Com isso, gera-se maior satisfação do cliente e uma redução de custos, já que desperdícios e retrabalhos são reduzidos.

Quando aplicados em empresas logísticas, que possuem processos bem estabelecidos, as metodologias ágeis possuem um grande potencial transformador. Aqui vemos a oportunidade de ampliar a produtividade, melhorar a comunicação e reduzir desperdícios, utilizando equipes multidisciplinares.

Para iniciar a implementação deste tipo de metodologia, é preciso antes de mais nada, entender os gaps (problemas, desafios) que existem dentro do processo atual. Para isso, é muito efetivo realizar um mapeamento e levantamento de atividades que são passíveis de melhoria e transformação ágil.

De maneira geral, empresas do setor logístico possuem processos consolidados e realizados de maneira “cascateada”. Por conta disso, a implementação de metodologias ágeis deve ser iniciada em projetos menores dentro da organização, aperfeiçoando e escalando gradativamente para maiores. Com o sucesso de projetos pilotos é possível vender a ideia para as lideranças, para que a metodologia ágil seja implementada nos demais processos da cadeia de valor da organização.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply