Lidar com pessoas nunca foi uma tarefa fácil. Foi levando esse fato em consideração que, na década de 1920, o psicólogo William Marston desenvolveu a metodologia de perfil comportamental “DISC”, em seus estudos na Universidade de Harvard. A sigla remete a quatro classificações do comportamento humano: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, e se volta exclusivamente para análises de fins profissionais, não tendo relação com a personalidade, caráter ou índole do indivíduo. Com este método aplicado na prática, é possível trabalhar pontos comportamentais na equipe a fim de melhorar a comunicação e a produtividade no trabalho.
Vamos conhecer as principais características de cada classificação a respeito da metodologia de perfil comportamental “DISC”:
Pessoas Dominantes (D)
· São pessoas voltadas a ação, metas, resultados, atitudes e variedade;
· Pedem mais desculpas do que licença;
· Não possuem tanta facilidade com detalhes nas tarefas, por sempre estarem preocupadas com a execução e entrega do que foi prometido;
· Não precisam de muitas informações para começarem agir;
· Por vezes, seu foco no resultado pode resultar em impulsividade;
· A emoção predominante é a raiva;
· São diretas e objetivas;
· Prezam por resultado e rapidez;
· Tomam decisões de maneira rápida;
· Revidam os conflitos e são vingativas;
· Se necessário, quebram regras.
Pessoas Influentes (I)
· São pessoas extrovertidas e entusiastas;
· Dependentes do convívio do outro, coletivas;
· Costumam ser otimistas;
· Valorizam a aceitação social, entretanto sofrem com rejeição;
· São ótimas influenciadoras, mas podem, em alguns casos, influenciar negativamente as coisas que elas não gostam;
· Costumam ter comportamentos de “brincar quando não se deve” na tentativa de aliviar a tensão;
· Possuem baixo foco em uma única atividade (fazem várias coisas ao mesmo tempo);
· Na comunicação, são indiretas, tendem a enrolar para conseguirem falar sobre um assunto;
· Costumam ser desorganizadas;
· Para elas, é extremamente importante a diversão e a experiência;
· Valorizam coisas diferentes e que possibilitem destaque;
· São impulsivas;
· Adeptas a mudança;
· Evitam conflitos e situações de tensão.
Pessoas Estáveis (S)
· Costumam ser pessoas mais neutras;
· Não respondem às demandas de maneira rápida, precisam de tempo para processar;
· São empáticas, voltadas aos sentimentos dos outros;
· Em situações de mudança, precisam entender o porquê;
· Possuem como característica marcante a lealdade;
· Valorizam o equilíbrio e harmonia no ambiente;
· Como não são tão voltadas à pronta ação, ao solicitar algo é importante perguntar a elas “como” e de “quanto tempo” elas precisam para realizar a entrega;
· Costumam finalizar uma tarefa para poder iniciar outra;
· São planejadas nas ações e costumam ser resistentes a mudanças;
· Não costumam demonstrar suas emoções, são introvertidas;
· Costumam não ser diretivas na comunicação; ouvem mais do que falam;
· São possessivas com o que é delas;
· Prezam por estabilidade e previsibilidade;
· Tendem sempre a irem pelo mesmo caminho;
· Para mudar, precisam se planejar e entender o motivo;
· São harmoniosas;
· Precisam de dados e fatos para poderem executar. Além de prezar pelas regras;
· Prezam por descanso, tempo de qualidade.
Pessoas Conformistas (C)
· São pessoas analíticas;
· Costumam ser bons observadores e ouvintes;
· São movidas a fatos, dados e procedimentos;
· São extremamente exigentes (principalmente com elas mesmas);
· Costumam centralizar as atividades devido à alta exigência;
· Não se sentem confortáveis com novos “ares” ou coisas desconhecidas;
· Costumam ser céticas, questionadoras e críticas;
· São voltadas a regras;
· Costumam ser teimosas;
· Possuem dificuldade em confiar nas pessoas.
· Introvertidas;
· Voltadas à execução das tarefas ao invés de se preocupar com as pessoas;
· Comunicação efetiva;
· Valorizam procedimentos e informações;
· Sua emoção predominante é o medo;
Fazendo um overview dessas quatro classificações, temos o seguinte panorama:
· Pessoas dominantes são ótimas em começar e dar energia a novos projetos; (energia de inicialização) ;
· Os influentes conseguem disseminar cultura muito bem, envolvem e motivam as pessoas, além de se engajarem em mudanças; (energia de inicialização);
· Quem é estável possui grande habilidade para levantar o bem em comum para todos, pautado em fatos e dados; (energia de finalização) ;
· Já os que se identificam com o perfil da Conformidade, são excelentes em observar os detalhes e entregar com qualidade e profundidade. (energia de finalização) .
Comportamentos em estresse
Cada um desses comportamentos tem uma maneira de agir e se expressar diante de situações de tensão. Vamos entender como acontecem essas dinâmicas e seus elementos envolvidos:
D em estresse:
Gatilhos:
· Não ter informações sobre o andamento das coisas;
· Indecisão;
· Falta de foco do time.
Sinais:
· Começa a se tornar agressivo;
· Impaciência;
· Apresenta irritabilidade;
· Exigente.
Como recuperar:
· Ofereça possibilidade de ação rápida;
· Dê prazos para resolver os problemas;
· Dê informações de como serão resolvidos os problemas.
I em estresse:
Gatilhos:
· Tirar a sua flexibilidade (ações e físicas);
· Começar a engessar as coisas;
· Quando se sente rejeitado.
Sinais:
· Começa a se tornar reativo às situações;
· Começa a fazer perguntas demais, sem necessidade.
Como recuperar:
· Ajudá-lo a mudar o foco da sua atenção e pensamentos;
· Dar espaço, deixá-lo sozinho.
S em estresse:
Gatilhos:
· Quando percebe injustiças (principalmente quando se trata do outro);
· Quando seus valores não estão sendo respeitados;
· Quando ele não possui abertura de fala;
· Quando há pressão de tempo.
Sinais:
· Começa a ficar mais quieto/ frio;
· Apresenta resistência e inflexibilidade.
Como recuperar:
· Investir tempo e energia para restaurar a confiança (lembrando que o S é estilo comportamental da Lealdade, eles escolhem estar no lugar onde estão).
C em estresse:
Gatilhos:
· Não ter informações;
· Prazos não cumpridos;
· Falta de qualidade no trabalho;
Sinais:
· Quando começam a questionar demais;
· Se apegam demasiadamente nos detalhes;
· Começam a “relaxar”;
Como recuperar:
· Dê feedbacks;
· Acolha suas emoções.
Conhecer a metodologia de perfil comportamental “DISC” é apenas mais um passo que auxilia na dificílima tarefa de lidar com pessoas. Claro que cada indivíduo é único e possui todo um contexto individual que culmina na construção do seu ser, mas com conhecimento e estratégia, as relações fluem de forma mais harmônica, assertiva e eficaz.
Esperamos ter ajudado a expandir os conhecimentos acerca de perfil comportamental dentro do campo profissional. Conhecer a si mesmo e aos integrantes do seu time é o básico para que o trabalho flua bem. O teste DISC pode ser realizado em vários sites disponíveis na internet, aqui está um exemplo.
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