Lidar com pessoas nunca foi uma tarefa fácil. Foi levando esse fato em consideração que, na década de 1920, o psicólogo William Marston desenvolveu a metodologia de perfil comportamental “DISC”, em seus estudos na Universidade de Harvard. A sigla remete a quatro classificações do comportamento humano: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, e se volta exclusivamente para análises de fins profissionais, não tendo relação com a personalidade, caráter ou índole do indivíduo. Com este método aplicado na prática, é possível trabalhar pontos comportamentais na equipe a fim de melhorar a comunicação e a produtividade no trabalho.

Vamos conhecer as principais características de cada classificação a respeito da metodologia de perfil comportamental “DISC”:

Pessoas Dominantes (D)

·        São pessoas voltadas a ação, metas, resultados, atitudes e variedade;

·        Pedem mais desculpas do que licença;

·        Não possuem tanta facilidade com detalhes nas tarefas, por sempre estarem preocupadas com a execução e entrega do que foi prometido;

·        Não precisam de muitas informações para começarem agir;

·        Por vezes, seu foco no resultado pode resultar em impulsividade;

·        A emoção predominante é a raiva;

·        São diretas e objetivas;

·        Prezam por resultado e rapidez;

·        Tomam decisões de maneira rápida;

·        Revidam os conflitos e são vingativas;

·        Se necessário, quebram regras.

Pessoas Influentes (I)

·        São pessoas extrovertidas e entusiastas;

·        Dependentes do convívio do outro, coletivas;

·        Costumam ser otimistas;

·        Valorizam a aceitação social, entretanto sofrem com rejeição;

·        São ótimas influenciadoras, mas podem, em alguns casos, influenciar negativamente as coisas que elas não gostam;

·        Costumam ter comportamentos de “brincar quando não se deve” na tentativa de aliviar a tensão;

·        Possuem baixo foco em uma única atividade (fazem várias coisas ao mesmo tempo);

·        Na comunicação, são indiretas, tendem a enrolar para conseguirem falar sobre um assunto;

·        Costumam ser desorganizadas;

·        Para elas, é extremamente importante a diversão e a experiência;

·        Valorizam coisas diferentes e que possibilitem destaque;

·        São impulsivas;

·        Adeptas a mudança;

·        Evitam conflitos e situações de tensão.

Pessoas Estáveis (S)

·        Costumam ser pessoas mais neutras;

·        Não respondem às demandas de maneira rápida, precisam de tempo para processar;

·        São empáticas, voltadas aos sentimentos dos outros;

·        Em situações de mudança, precisam entender o porquê;

·        Possuem como característica marcante a lealdade;

·        Valorizam o equilíbrio e harmonia no ambiente;

·        Como não são tão voltadas à pronta ação, ao solicitar algo é importante perguntar a elas “como” e de “quanto tempo” elas precisam para realizar a entrega;

·        Costumam finalizar uma tarefa para poder iniciar outra;

·        São planejadas nas ações e costumam ser resistentes a mudanças;

·        Não costumam demonstrar suas emoções, são introvertidas;

·        Costumam não ser diretivas na comunicação; ouvem mais do que falam;

·        São possessivas com o que é delas;

·        Prezam por estabilidade e previsibilidade;

·        Tendem sempre a irem pelo mesmo caminho;

·        Para mudar, precisam se planejar e entender o motivo;

·        São harmoniosas;

·        Precisam de dados e fatos para poderem executar. Além de prezar pelas regras;

·        Prezam por descanso, tempo de qualidade.

Pessoas Conformistas (C)

·        São pessoas analíticas;

·        Costumam ser bons observadores e ouvintes;

·        São movidas a fatos, dados e procedimentos;

·        São extremamente exigentes (principalmente com elas mesmas);

·        Costumam centralizar as atividades devido à alta exigência;

·        Não se sentem confortáveis com novos “ares” ou coisas desconhecidas;

·        Costumam ser céticas, questionadoras e críticas;

·        São voltadas a regras;

·        Costumam ser teimosas;

·        Possuem dificuldade em confiar nas pessoas.

·        Introvertidas;

·        Voltadas à execução das tarefas ao invés de se preocupar com as pessoas;

·        Comunicação efetiva;

·        Valorizam procedimentos e informações;

·        Sua emoção predominante é o medo;

Fazendo um overview dessas quatro classificações, temos o seguinte panorama:

·        Pessoas dominantes são ótimas em começar e dar energia a novos projetos; (energia de inicialização) ;

·        Os influentes conseguem disseminar cultura muito bem, envolvem e motivam as pessoas, além de se engajarem em mudanças; (energia de inicialização);

·        Quem é estável possui grande habilidade para levantar o bem em comum para todos, pautado em fatos e dados; (energia de finalização) ;

·        Já os que se identificam com o perfil da Conformidade, são excelentes em observar os detalhes e entregar com qualidade e profundidade. (energia de finalização) .

Comportamentos em estresse

Cada um desses comportamentos tem uma maneira de agir e se expressar diante de situações de tensão. Vamos entender como acontecem essas dinâmicas e seus elementos envolvidos:

D em estresse:

Gatilhos:

·        Não ter informações sobre o andamento das coisas;

·        Indecisão;

·        Falta de foco do time.

Sinais:

·        Começa a se tornar agressivo;

·        Impaciência;

·        Apresenta irritabilidade;

·        Exigente.

Como recuperar:

·        Ofereça possibilidade de ação rápida;

·        Dê prazos para resolver os problemas;

·        Dê informações de como serão resolvidos os problemas.

I em estresse:

Gatilhos:

·        Tirar a sua flexibilidade (ações e físicas);

·        Começar a engessar as coisas;

·        Quando se sente rejeitado.

Sinais:

·        Começa a se tornar reativo às situações;

·        Começa a fazer perguntas demais, sem necessidade.

Como recuperar:

·        Ajudá-lo a mudar o foco da sua atenção e pensamentos;

·        Dar espaço, deixá-lo sozinho.

S em estresse:

Gatilhos:

·        Quando percebe injustiças (principalmente quando se trata do outro);

·        Quando seus valores não estão sendo respeitados;

·        Quando ele não possui abertura de fala;

·        Quando há pressão de tempo.

Sinais:

·        Começa a ficar mais quieto/ frio;

·        Apresenta resistência e inflexibilidade.

Como recuperar:

·        Investir tempo e energia para restaurar a confiança (lembrando que o S é estilo comportamental da Lealdade, eles escolhem estar no lugar onde estão).

C em estresse:

Gatilhos:

·        Não ter informações;

·        Prazos não cumpridos;

·        Falta de qualidade no trabalho;

Sinais:

·        Quando começam a questionar demais;

·        Se apegam demasiadamente nos detalhes;

·        Começam a “relaxar”;

Como recuperar:

·        Dê feedbacks;

·        Acolha suas emoções.

Conhecer a metodologia de perfil comportamental “DISC” é apenas mais um passo que auxilia na dificílima tarefa de lidar com pessoas. Claro que cada indivíduo é único e possui todo um contexto individual que culmina na construção do seu ser, mas com conhecimento e estratégia, as relações fluem de forma mais harmônica, assertiva e eficaz.

Esperamos ter ajudado a expandir os conhecimentos acerca de perfil comportamental dentro do campo profissional. Conhecer a si mesmo e aos integrantes do seu time é o básico para que o trabalho flua bem. O teste DISC pode ser realizado em vários sites disponíveis na internet, aqui está um exemplo.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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