Alguns conceitos, apesar de evoluírem com o tempo, não morrem. Apesar da mudança no comportamento dos consumidores, dos avanços tecnológicos e da transformação digital, os pilares do marketing continuam sendo pedra fundamental para uma estratégia de negócios bem-feita.

Uma boa estratégia de marketing fortalece e valoriza a marca, aumenta a percepção do cliente sobre o serviço e auxilia na captação, retenção e satisfação de clientes.

Em um mercado extremamente competitivo como o da logística, empresas que demonstram um diferencial frente à concorrência podem sair na frente no momento da negociação de um serviço.

O marketing vai muito além de alguns posts no Facebook e Instagram, algumas artes bem-feitas ou do site institucional da empresa. O marketing precisa estar ligado ao planejamento estratégico e alinhado com a missão, visão, valores e objetivos do negócio.

Mas como empresas do setor podem utilizar as estratégias de marketing para se diferenciar no mercado? Trabalhar o mix de marketing é uma excelente maneira de melhorar o serviço oferecido e a comunicação com o cliente.

Tudo começa com a identificação do perfil do seu cliente ideal. A partir disso, é possível traçar estratégias de posicionamento, construção de marca e de relacionamento com este público-alvo que você almeja atingir, aplicando os pilares do marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas.

O principal produto de uma transportadora é o serviço prestado para o seu cliente. Porém, muito mais do que atender aos prazos estabelecidos de entregas, é papel da empresa definir estratégias para agregar valor a este serviço, seja oferecendo ferramentas para rastreamento da carga, melhorando a previsibilidade da entrega e ainda reduzindo o tempo de deslocamento e distâncias para a entrega da carga.

Os pilares do Marketing aplicados ao setor logístico 

A precificação, apesar de muitas vezes não ser uma tarefa ligada ao marketing, tem importante ligação com esta área dentro da empresa. Quanto maior a percepção de valor do produto ou serviço pelo cliente, mais ele estará disposto a pagar. Portanto, além do administrativo e financeiro da empresa, o marketing deve ser envolvido no momento da precificação dos serviços prestados.

A praça diz respeito aos locais onde a empresa atua e é um importante maneira de ampliar a penetração de mercado em regiões onde a empresa ainda não é conhecida. Na logística, a praça pode ser definida como as rotas utilizadas pela empresa e as suas sedes físicas, como pátios, escritórios ou armazéns.

O pilar da promoção é a comunicação e posicionamento da empresa. A promoção é responsável por ampliar a percepção de valor dos serviços para clientes. Muitas empresas utilizam redes sociais, publicidade, influenciadores e relações públicas para ampliar o seu alcance junto ao seu público-alvo. No setor logístico, uma boa promoção começa na realização do próprio serviço. Utilizar uma frota de veículos com a manutenção em dia, bem alinhada e com uma plotagem da carroceria bem-feita, com certeza chama a atenção do seu potencial cliente.

E o pilar das pessoas? Este com certeza é um dos mais importantes na sua estratégia de marketing. Isso porque, quando falamos em serviço, o atendimento e a maneira como colaboradores se comunicam e se apresentam é muito importante. Cada colaborador da sua empresa é um representante da sua marca. Portanto, treinamentos e alinhamentos constantes com as equipes é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing.

Afinal, no final das contas, o marketing é feito de pessoas para pessoas.

A construção de um relacionamento com a marca 

Uma marca que está presente em diversos lugares tende a propiciar uma relação de confiança maior com as pessoas. Se um consumidor vê sua marca nas redes sociais, em seguida em um outdoor e depois de um tempo vai a uma feira e encontra um stand da sua empresa, isso gera uma conexão de confiabilidade.

“Mas será que ainda vale a pena insistir em mídias offlines, como outdoors, por exemplo?” De fato, com o avanço das mídias sociais, passou a ser muito mais fácil o processamento de dados para chegar às conclusões de sua estratégia de marketing – a chamada metrificação. Quando você instala um outdoor em determinado local, por mais estratégico que ele seja, não tem como medir quantas pessoas o viram e tomaram uma ação a partir dele.

A modernidade tecnológica com as mídias sociais também permite um direcionamento mais específico do público que você pretende atingir. É possível fazer com que seu conteúdo comercial apareça só para pessoas envolvidas no mundo do transporte, por exemplo, garantindo uma assertividade maior e poupando o seu tempo e a própria imagem da empresa também.

E aí, deu pra entender um pouco sobre o universo do Marketing e todo o seu poder? Esse tema foi debatido também no episódio da nossa série Entre Modais, no YouTube, com um super time de especialistas. Confira lá!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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