Alguns conceitos, apesar de evoluírem com o tempo, não morrem. Apesar da mudança no comportamento dos consumidores, dos avanços tecnológicos e da transformação digital, os pilares do marketing continuam sendo pedra fundamental para uma estratégia de negócios bem-feita.

Uma boa estratégia de marketing fortalece e valoriza a marca, aumenta a percepção do cliente sobre o serviço e auxilia na captação, retenção e satisfação de clientes.

Em um mercado extremamente competitivo como o da logística, empresas que demonstram um diferencial frente à concorrência podem sair na frente no momento da negociação de um serviço.

O marketing vai muito além de alguns posts no Facebook e Instagram, algumas artes bem-feitas ou do site institucional da empresa. O marketing precisa estar ligado ao planejamento estratégico e alinhado com a missão, visão, valores e objetivos do negócio.

Mas como empresas do setor podem utilizar as estratégias de marketing para se diferenciar no mercado? Trabalhar o mix de marketing é uma excelente maneira de melhorar o serviço oferecido e a comunicação com o cliente.

Tudo começa com a identificação do perfil do seu cliente ideal. A partir disso, é possível traçar estratégias de posicionamento, construção de marca e de relacionamento com este público-alvo que você almeja atingir, aplicando os pilares do marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas.

O principal produto de uma transportadora é o serviço prestado para o seu cliente. Porém, muito mais do que atender aos prazos estabelecidos de entregas, é papel da empresa definir estratégias para agregar valor a este serviço, seja oferecendo ferramentas para rastreamento da carga, melhorando a previsibilidade da entrega e ainda reduzindo o tempo de deslocamento e distâncias para a entrega da carga.

Os pilares do Marketing aplicados ao setor logístico 

A precificação, apesar de muitas vezes não ser uma tarefa ligada ao marketing, tem importante ligação com esta área dentro da empresa. Quanto maior a percepção de valor do produto ou serviço pelo cliente, mais ele estará disposto a pagar. Portanto, além do administrativo e financeiro da empresa, o marketing deve ser envolvido no momento da precificação dos serviços prestados.

A praça diz respeito aos locais onde a empresa atua e é um importante maneira de ampliar a penetração de mercado em regiões onde a empresa ainda não é conhecida. Na logística, a praça pode ser definida como as rotas utilizadas pela empresa e as suas sedes físicas, como pátios, escritórios ou armazéns.

O pilar da promoção é a comunicação e posicionamento da empresa. A promoção é responsável por ampliar a percepção de valor dos serviços para clientes. Muitas empresas utilizam redes sociais, publicidade, influenciadores e relações públicas para ampliar o seu alcance junto ao seu público-alvo. No setor logístico, uma boa promoção começa na realização do próprio serviço. Utilizar uma frota de veículos com a manutenção em dia, bem alinhada e com uma plotagem da carroceria bem-feita, com certeza chama a atenção do seu potencial cliente.

E o pilar das pessoas? Este com certeza é um dos mais importantes na sua estratégia de marketing. Isso porque, quando falamos em serviço, o atendimento e a maneira como colaboradores se comunicam e se apresentam é muito importante. Cada colaborador da sua empresa é um representante da sua marca. Portanto, treinamentos e alinhamentos constantes com as equipes é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing.

Afinal, no final das contas, o marketing é feito de pessoas para pessoas.

A construção de um relacionamento com a marca 

Uma marca que está presente em diversos lugares tende a propiciar uma relação de confiança maior com as pessoas. Se um consumidor vê sua marca nas redes sociais, em seguida em um outdoor e depois de um tempo vai a uma feira e encontra um stand da sua empresa, isso gera uma conexão de confiabilidade.

“Mas será que ainda vale a pena insistir em mídias offlines, como outdoors, por exemplo?” De fato, com o avanço das mídias sociais, passou a ser muito mais fácil o processamento de dados para chegar às conclusões de sua estratégia de marketing – a chamada metrificação. Quando você instala um outdoor em determinado local, por mais estratégico que ele seja, não tem como medir quantas pessoas o viram e tomaram uma ação a partir dele.

A modernidade tecnológica com as mídias sociais também permite um direcionamento mais específico do público que você pretende atingir. É possível fazer com que seu conteúdo comercial apareça só para pessoas envolvidas no mundo do transporte, por exemplo, garantindo uma assertividade maior e poupando o seu tempo e a própria imagem da empresa também.

E aí, deu pra entender um pouco sobre o universo do Marketing e todo o seu poder? Esse tema foi debatido também no episódio da nossa série Entre Modais, no YouTube, com um super time de especialistas. Confira lá!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

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