A cultura organizacional (ou gestão de pessoas) é um dos principais ativos de uma empresa. Afinal, ela dita os rumos do negócio e como líderes e colaboradores se portam no cumprimento de tarefas e diante de determinadas situações.

Sabemos que estabelecer regras e normas é um assunto um pouco burocrático, porém é essencial para nortear os colaboradores a seguir sua jornada dentro da empresa e trazer perenidade aos processos.

Por este motivo, é importante alinhar e deixar claro as ideias e valores que a empresa acredita, tornando isso parte da rotina dos colaboradores. A consequência será um maior alinhamento interno, o aumento da produtividade, maior objetividade, sinergia e o atingimento de resultados.

Por isso que hoje falamos muito no Fit Cultural. Já dentro do processo de seleção precisamos identificar se os candidatos possuem ou não essa aderência, pois dessa forma podemos aumentar nosso nível de assertividade nas contratações, além de facilitar o processo de adaptação do novo colaborador.

Caso alguns colaboradores estejam desalinhados com a estratégia e a cultura organizacional, isso poderá impactar diretamente no não desenvolvimento deles e no resultado final, trazendo desalinhamento ao negócio. Sendo assim, é importante esta cultura organizacional ser vivenciada no dia a dia com materiais de divulgação e encontros recorrentes, além de estar presente na vivência desde a alta gestão até o nível de operação.

O desafio da área de Gestão de Pessoas é identificar quem são os colaboradores que possuem essa cultura na veia e que podem apoiar, compartilhando suas percepções e vivências, desenvolver as lideranças, puxar este público para disseminar para os times e com isso, gerar a equidade nos processos, proporcionando um ambiente amistoso de agradável.

O papel do setor de Gestão de Pessoas na cultura organizacional é demonstrar aos colaboradores as expectativas e as melhores práticas dentro da empresa, respeitando a individualidade e posicionamento de cada um. Incentivando a disseminação de nossa cultura. Promovendo assim um ambiente harmônico, saudável e tornando os resultados mais satisfatórios e ágeis. A cultura da empresa precisa ser vivida e sentida pelos colaboradores todos os dias. É essencial que ela seja percebida a cada ação ou decisão da empresa, sendo sempre o nosso norteador.

Possuímos desafios diários para garantir o fortalecimento da cultura, ainda mais durante um período de pandemia e com um novo formato de trabalho híbrido ou remoto. Como podemos fazer que mesmo longe da sede da empresa a cultura seja vivida e sentida? Por isso que ações, vídeos, depoimentos são importantes para deixar a cultura organizacional viva e não ser apenas mais um quadro pendurado na parede da empresa.

A cultura é essencial dentro da empresa, mas ela também reflete muito a forma de como a empresa irá tratar seus clientes, parceiros de negócio, fornecedores e sua preocupação com a qualidade e segurança do produto. Sabemos que a marca empregadora, como as pessoas lembram da nossa marca, está diretamente relacionada com a cultura da organização.

Porém temos certeza de que a cultura é o começo de uma relação a longo prazo, ajustando o atendimento e serviço com o colaborador, cliente e fornecedor com qualidade e segurança do produto, pontualidade e, por fim credibilidade.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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