Apesar de já ter saído em algumas mídias, resolvi trazer aqui um pouco mais de detalhes sobre esse deal…
Anunciamos esse mês, setembro de 2021, o primeiro movimento inorgânico da KMM. Realizamos a aquisição de 100% do capital da Otimizy Sistemas Inteligentes, empresa gaúcha com mais de 10 anos de história e com carteira de aproximadamente 2.000 clientes.
Esse deal fez sentido inicialmente em razão das tecnologias suportadas pela Otimizy, que tem como um dos seus principais produtos um TMS para pequenas transportadoras (que chamo carinhosamente de TMSzinho) que conta com emissão de documentação, geração de CIOT, averbação de seguros e mais algumas funcionalidades. Como todos os demais produtos da empresa, o EmitaCT-e (nome da aplicação) é um SaaS que tem algumas opções de planos e processo de implementação medido em horas (as mais demoradas levam 2 horas).
Ao explorarmos mais a possibilidade de negócio com a empresa, pudemos conhecer melhor os dois sócios: Samuel e Jonathan. E foi ai que percebemos que as sinergias poderiam ser maiores do que planejávamos. Culturas muito próximas, valores e princípios alinhados e vontade de crescer pulsante. Isso deu velocidade ao negócio. Foram 3 meses entre a primeira abordagem e a assinatura do contrato final.
Esse movimento está alinhado com nossa estratégia de aumentar a abrangência dentro da vertical da logística. Como você sabe, nossa história é composta por jornadas dentro de grandes operações, que consolidam uma participação relevante do ponto de vista de frete transacionado dentro de nossas plataformas. Em números, movimentamos 19 bilhões de reais em frete. Desses, 13 bilhões são relacionados a transporte rodoviário, que representam 8,5% do total desse mercado no Brasil. Até então, nossa carteira era composta por aproximadamente 120 empresas. Agora a KMM pode oferecer tecnologia desde micro transportadores até as maiores e mais complexas operações logísticas.
Nesse deal acolhemos 25 pessoas em nosso time, 2.000 clientes e 2 novos executivos: Jonathan atuará como gerente executivo de marketing, e Samuel, que atuará como gerente executivo de PME.
Somando o crescimento orgânico planejado e essa aquisição, a KMM entregará um crescimento de 55% em comparação com 2020. Esse número tende a sofrer uma variação relevante até o final do ano, pois mais alguns movimentos inorgânicos estão planejados pros próximos meses. Todos esses movimentos tem relação íntima com nossa estratégia de ser vetor de transformação da logística do Brasil através da tecnologia.
Estamos confiantes, felizes e com bastante trabalho para fazer!
É um prazer compartilhar com vocês essa novidade.
Seja bem vinda Otimizy! Agora somos KMM!
Executive Director & Partner | nstech