Os tempos passam e parece que cada dia surge um termo diferente fazendo parte do nosso trabalho e vida. À medida que o mundo evolui, cresce também as responsabilidades e a preocupação em fazer as coisas de forma coerente e sustentável.  

Em um cenário mundial quase que apocalíptico com pandemia, guerras e transtornos naturais, muito se buscou a respeito do “Environmental, Social and Governance”, termo em inglês que significa “Ambiental, Social e Governança”. Esse conceito refere-se às práticas de uma empresa voltadas ao meio ambiente, questões sociais e assuntos ligados à política. 

Como o ESG pode ser aplicado na logística? 

Ambiental 

As ações envolvendo o Ambiental abordam temas como o aquecimento global, emissão de gases poluentes, a poluição do ar e da água, gestão de resíduos, desmatamento, eficiência de energia e inclusive biodiversidade. Independente da área que uma empresa atua, estar antenado e preocupado com esses assuntos é fundamental.  

Na logística, a atividade que primeiro vem à mente é o transporte, já que as viagens de caminhão pra lá e pra cá vão gerando poluição por conta dos combustíveis. Até mesmo a borracha de um pneu que se solta e vai parar no meio do mato e fica lá por anos gera um impacto ambiental. São detalhes pequenos, mas se levados em consideração, fazem a diferença.  

Tudo aponta como solução uma gestão de recursos realmente efetiva que administre itens como abastecimento, manutenção e até mesmo o comportamento do motorista, entre outros fatores, e crie estratégias para atingir resultados satisfatórios, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. 

Social 

Na parte Social entram em discussão as ações que a empresa pode fazer em prol do bem-estar da comunidade, dentro ou fora da empresa. Aqui são abordados os direitos humanos, as leis trabalhistas, a segurança no trabalho e a gestão de gente, que envolve desde a inclusão da diversidade em todas as suas formas até a divisão justa de salário aos colaboradores. Também se incluem a proteção de dados e privacidade, satisfação dos clientes e o apoio em geral à comunidade, seja com doações para instituições, promoção de eventos em prol do bem-estar ou algo de maior grandeza como abraçar uma causa e estampar isso publicamente. As pessoas são a maior riqueza de qualquer negócio, então se todos estão bem, tudo vai bem. 

Governança 

Na área da governança temos os processos, estratégias e orientações que as empresas desenvolvem considerando a conduta corporativa na empresa, como a forma com que as pessoas lidam e seguem as regras impostas e a criação de canais de denúncias para casos de desrespeito à identidade e integridade das pessoas, bem como a denúncia de ações maléficas em geral, como a corrupção, por exemplo. Outras ações estão relacionadas a auditorias internas e externas, o respeito e atendimento justo aos consumidores e a transparências de dados. É no âmbito da governança que se estabelecem, orientam, fiscalizam e reportam as práticas envolvendo as demais áreas (ambiental e social), por isso ela tem uma importância mais séria.  

As práticas ESG devem ser constantes e rotineiras 

Como dito anteriormente, a parte que mais se relaciona com a logística na prática está ligada ao “Ambiental”, pois o transporte sendo a principal processo do setor é o que mais está exposto a causar algum tipo de dano, que neste caso é ao meio ambiente. Por isso é preciso ter uma atenção com detalhes envolvendo os veículos, por exemplo.  

Uma das soluções mais promissoras que está sendo vista na prática é a digitalização de processos, que propicia uma série de oportunidades como a redução de deslocamento de veículos transportadores sem cargas, a melhoria de médias de consumo de combustível, o deslocamento em rotas otimizadas por algoritmos e a otimização em processos operacionais de carregamentos/ descarregamentos e inclusão de multimodais. 

A KMM produziu um artigo focado em como esse processo de digitalização pode beneficiar o setor logístico, através de todas as suas tecnologias e estratégias. 

Colocar em prática o conceito de ESG não é uma tarefa fácil e deve ser trabalhada em meio à rotina, através de pequenas práticas cotidianas, para então a longo prazo ser possível enxergar resultados. O que a sua empresa tem a oferecer em benefício ao meio ambiente e às pautas sociais e políticas? Atitudes atraem oportunidades que mudam o mundo.  

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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