Um dos maiores vilões da inflação nos últimos tempos, o combustível, voltou a sofrer reajustes nas últimas semanas. Fatores como a guerra na Ucrânia e o aumento da demanda por petróleo no mundo fizeram com que o preço do óleo diesel e da gasolina nas bombas disparassem.

Este aumento foi logo sentido em outros setores da economia, chegando às gôndolas dos supermercados e à mesa do consumidor final. Afinal, um dos maiores custos de uma transportadora é o combustível e este aumento precisou ser repassado no valor do frete.

Para se ter uma ideia, em média, o combustível represente entre 35% e 55% dos custos totais de uma operação de transporte. Ou seja, qualquer aumento neste insumo representa uma redução na margem de lucro ao final do frete.

Mas você sabe quais os fatores que definem o valor do óleo diesel no Brasil?  Neste artigo, vamos explicar como é composto o preço do combustível desde que ele sai da refinaria, até o abastecimento do seu caminhão.

Basicamente são cinco itens que compõem o cálculo do preço do combustível na bomba. Vamos ver cada um deles abaixo:

1 – Realização Petrobrás  

Cerca de 50% do valor do preço do óleo diesel é referente a chamada Realização Petrobrás. Este é o valor pago pelas distribuidoras para a petrolífera para cobrir os custos envolvendo a exploração, produção e refino do petróleo e outros investimentos da estatal.

2 – Custo do Biodiesel 

Pela legislação, o diesel comercializado no Brasil em 2022 precisa conter 10% de biodiesel. Este composto representa cerca de 11% do total do preço final do combustível.

3 – Distribuição e revenda 

Este item refere-se aos custos de distribuição, armazenamento, transporte e do serviço do posto de combustível, variando de acordo com a localidade e a concorrência. Em média, este item representa cerca de 14% da composição final do preço.

4 – ICMS 

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo estadual, que incide sobre a venda final dos produtos. A alíquota varia de acordo com o Estado, ficando entre 12% e 25% do total do preço cobrado na bomba.

5 – PIS/PASEP e Cofins 

Estes são tributos federais utilizados para pagamento de benefícios, como seguridade social, seguros-desemprego, previdência, saúde e outros programas voltados para assistência social. Estes impostos representam cerca de 6% da composição do preço final.

Desde que a Petrobrás adotou a política do preço de paridade de importação (PPI) o valor do combustível acompanha os preços do barril de petróleo no mercado internacional, cotado em dólar.

Neste contexto, a oferta e demanda do petróleo no mundo impacta diretamente no preço cobrado nos postos. A guerra na Ucrânia, as sanções econômicas à Rússia e uma alta na demanda internacional pelo petróleo – devido ao aquecimento da economia com afrouxamento de medidas sanitárias relacionadas ao Coronavírus – fizeram com que o preço do barril de petróleo disparasse, passando dos US$ 120.

Como visto, são diversos os fatores que influenciam no preço pago pelo óleo diesel. Por este motivo, é preciso que quem trabalha com transporte de carga busque diminuir ao máximo o impacto destes aumentos, otimizando rotas, reduzindo o consumo dos veículos e melhorando processos internos da empresa.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply