Você sabia que o combustível é responsável por 35% a 55% do custo de uma operação de transporte? Em um cenário onde o preço da gasolina e diesel vem aumentando cada vez mais, se preocupar em gerir esse processo de forma eficaz se tornou praticamente uma obrigação para se ter um aproveitamento melhor do negócio.

Falar de tecnologia antes era um diferencial, hoje é algo essencial. O processo de controle do combustível exige muito foco, atenção e cuidado. Detalhes que vão desde a determinação das melhores rotas a serem seguidas até a escolha de qual posto de combustível o veículo irá abastecer são minuciosamente levados em consideração.

A tecnologia entra nesse jogo para deixar tudo mais otimizado e prático, por isso não hesite em investir num sistema de gestão para o seu negócio. Quando se trata de controle de abastecimento, existem três modalidades de execução:

  • O registro convencional de abastecimento e quilometragem, em forma de Excel, TMS, Gestão de frota, por exemplo, que mostra a performance do trabalho numa qualidade média com baixo investimento.
  • O sistema de automação de abastecimento, que engloba CTF, Ticket, Express e está ligado ao registro automático das informações. A qualidade é alta com um investimento mediano.
  • E aquela que está “na moda”, muito utilizada hoje em dia e uma tendência: a Telemetria. Trata-se de um processo totalmente automatizado capaz de captar as informações de forma remota e direta dos caminhões, por meio do computador de bordo do veículo, que se integra com o TMS. Altíssima qualidade com um investimento não tão alto, mas médio.

Cuidado para não cair na armadilha do “mais barato”! Aqui o ponto sempre deve ser o melhor controle, o cálculo mais vantajoso e eficaz levando em consideração todos os fatores que envolvem o abastecimento e consumo de combustível. Custo-benefício é tudo, independente se o prazo é longo, médio ou curto. Cada mínima oportunidade de conseguir atenuar os custos da operação é válida. E como dito anteriormente, já foi o tempo em que a tecnologia era algo inovador, hoje ela é uma obrigação!

A KMM tem investido mais de 24 anos de sua existência no desenvolvimento de sistemas de gestão para oferecer ao mercado logístico soluções que direcionem os clientes para o futuro.

No sentido da gestão de combustível, o KMM é um software voltado para fazer esse processo tão complexo de maneira simples, realista e eficaz. Clique aqui e solicite uma demonstração. Dizemos mais uma vez: a tecnologia sempre será (e levará) ao melhor caminho.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply