Ser empreendedor no ramo de transportadora não é, nunca foi e nunca será uma missão fácil. Em um país que já viveu diversas situações econômicas e sociais conturbadas, fazer um negócio acontecer é uma luta diária e que exige muita inteligência.

A inflação recorde vivida na década de 1980 no Brasil foi um episódio tenso para quem tocava uma empresa. No ápice da inflação, o reajuste chegava a 1% ao dia! Voltando para a atualidade, acabamos de presenciar toda a crise gerada pelo coronavírus, o que também gerou um impacto fortíssimo em vários setores da economia.

Diante de cenários desafiadores como esses, quem está empreendendo e passando por dificuldades se pergunta: como contornar os problemas e se re-erguer? Ou até para os mais esperançosos que desejam começar, quais os primeiros passos?

Há de se concordar que atualmente as oportunidades são maiores do que algumas décadas atrás, mas o “segredo” não é muito diferente: “- é o sujeito pegar, abaixar a cabeça e trabalhar!” – conta Angel Miguel (Tito) Del Pozo, em sua participação em nosso podcast semanal Entre Modais, que abordou o tema. Humor à parte, de fato sair da inércia já é um grande passo, mas sabemos que há desafios mais burocráticos pela frente para a criação e manutenção de uma empresa.

Não é à toa que 6 em 10 empresas acabam fechando suas portas em menos de 5 anos, segundo estudo feito pelo IBGE. Isso denota o tamanho desse desafio!

Mas vamos lá para os principais elementos que contribuem para o sucesso de um negócio:

  • Gestão, gestão e gestão: seja financeira, de pessoal, resultados, enfim, tudo precisa ser gerido, mensurado e acessado de maneira ágil e organizada para uso futuro.
  • Planejamento: que é o manual do negócio, o guia que deve ser consultado para ver se tudo está andando conforme o alinhado, e para os casos que saem da curva, ter o mínimo de embasamento e direcionamento para serem consultados.
  • Capacitação de time: Toda empresa precisa de colaboradores que tenham o mínimo de conhecimento sobre suas áreas. Pegando o contexto de uma transportadora, o fato é que operações logísticas são uma atividade bastante complexa, portanto para conseguir controlar os aspectos mais importantes do negócio, é preciso contar com um time bem treinado, processos bem definidos e tecnologia que permita automatizar, manter históricos e gerenciar toda a operação.
  • Estrutura e tecnologia: De nada adianta ter profissionais incríveis se suas ferramentas não estiverem no mesmo nível de excelência.  Da mesma forma, de nada vale adquirirmos a tecnologia mais avançada, se os processos realizados dentro da empresa já estão falhos.
  • Observar os detalhes, eles dizem muito sobre a sua empresa! Isso significa que, são nos pequenos detalhes que se escondem os maiores problemas, e também as melhores oportunidades de melhoria.

Claro que é praticamente impossível para um gestor monitorar com uma lente de aumento todos os detalhes da transportadora. Contudo, alguns aspectos precisam ser monitorados de perto para não gerar uma avalanche. É o exemplo dos custos, que precisam estar na ponta do lápis, assim como dados relacionados à operação, como médias de consumo de combustível, entregas realizadas fora do prazo, manutenções necessárias, entre outros.

Independentemente do tamanho dos desafios que estão à sua frente, esses são os principais elementos que precisam ser analisados e postos em prática a fim de contornar e superar os problemas.

E aí, conseguimos te ajudar? Este conteúdo foi extraído do episódio da nossa série Entre Modais, que contou com a participação ilustre de Tito Del Pozo, fundador e diretor da Del Pozo Transportes. Confira aqui como foi!

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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