A gestão de frotas é um processo que engloba todos os detalhes referentes aos veículos encarregados de fazerem o transporte em uma operação logística, desde a parte mecânica até o bem-estar do motorista que está conduzindo a viagem. E falando em motorista, é possível (e muito interessante) que ele seja uma peça ativa dentro desse processo, criando uma rotina muito mais próxima e rica em informações. 

Preocupada com a agilidade e assertividade do controle de jornada de empresas do setor logístico, a KMM apresentou o Go Driver ao mercado, um aplicativo voltado para o motorista, no sentido de fazer parte da sua rotina de atividades. Nele o motorista tem acesso às horas trabalhadas, podendo administrá-las com mais proximidade, assim como acesso a multas que eventualmente podem ser geradas ao longo da viagem. Com esses acessos à mão, fica muito mais fácil, por exemplo, o motorista contestar uma multa, já que foi ele quem estava presente na situação, tornando esse processo mais direto e menos burocrático.   

Funções e vantagens do Go Driver 

O Go Driver também permite fazer adiantamentos, quando for necessário descarregar ou fazer algum tipo de manutenção emergencial no veículo. Em apenas alguns cliques e detalhando o motivo, a empresa pode liberar o valor necessário para o motorista através de seu cartão eletrônico. 

Visualizar o holerite pode parecer algo tão normal para alguns colaboradores, mas para quem trabalha na estrada esse documento acaba se tornando um pouco difícil de ser acessado, devido à rotina agitada, mas no Go Driver o motorista pode acessá-lo tranquilamente, sendo esse mais uma função que o aplicativo oferece.  

Documentos fiscais como CT-e, MDF-e, entre outros, também podem ser facilmente acessados pelo motorista, facilitando e agilizando em muito alguma situação em que seja preciso mostrar esses documentos, por exemplo. Desta forma o controle da jornada fica muito mais organizado e centralizado. 

Mas como o motorista começa a integrar a gestão? 

Uma vez cadastrado e tendo acesso à plataforma, o motora recebe o chamado Rotograma, uma espécie de roteiro com detalhes da origem, destino e um mapa para guiar que são disponibilizados para conduzir a viagem. Isso já é o suficiente para servir de prova em casos de divergência entre as instruções física e sistêmica, auxiliando a manter a integridade do que está sendo alocado ao sistema para então aplicar na parte física.  

Seguindo essa dinâmica, o colaborador motorista começa a se tornar alguém mais ativo e presente no processo, e não somente alguém que só recebe e executa ordens. É uma oportunidade que ele tem também de aplicar as divergências que eventualmente podem ocorrer. Além disso, é possível integrar o motorista às atividades da empresa, como o seu acesso a comunicados internos e a participação em dinâmicas da cultura empresarial.   

Então de modo geral, o motorista acaba se tornando um integrante da gestão e participando ativamente de cada detalhe, seja nos aspectos físicos, apontando divergências de problemas sistêmicos, ou para apontar questões relacionadas ao seu contrato de trabalho. 

Esse processo é todo centralizado em nosso aplicativo Go Driver. Já imaginou o quanto sua empresa pode crescer ainda mais fazendo uma gestão e controle de jornada com muito mais agilidade praticidade? Não hesite em conhecer, estamos à disposição para tirar suas dúvidas e fornecer mais informações.  

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply