Controlar laudos e documentos em uma transportadora pode se tornar uma tarefa caótica para gestores de frota. Principalmente em empresas que transportam produtos perigosos, onde as exigências dos órgãos fiscalizadores são ainda maiores.
E por um bom motivo. Afinal, manter os laudos e as inspeções em dia significa veículos em boas condições de trafegabilidade, reduzindo significativamente os riscos de acidentes. Ou seja, mais segurança para motoristas e para o meio ambiente.
Porém, dependendo do tamanho da frota, manter estes laudos atualizados pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os gestores. Isso porque, alguns laudos e documentos possuem prazos diferentes de validade.
Sem uma boa gestão é praticamente impossível manter um controle sobre os prazos de cada caminhão e equipamento da frota. Este tipo de situação pode gerar multas financeiras e arranhar a imagem da empresa.
Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais laudos e documentações necessárias para o transporte de produtos perigosos e apresentar soluções para controlar e fazer a gestão na sua frota.
Os principais laudos e documentos exigidos para o transporte de produtos perigosos:
Antes de mais nada, é preciso conhecer os principais laudos e documentos exigidos para o transporte de produtos perigosos. Afinal, a fiscalização é bastante rigorosa, principalmente quanto transportamos esse tipo de carga.
Leia também: Carga Fracionada: Conheça as vantagens e como superar os desafios
CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)
O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) é geralmente o primeiro documento exigido durante uma fiscalização. Apesar de algo simples de controlar, já que a renovação é exigida anualmente para todos os veículos da frota, o gestor precisa tomar cuidados.
Isso porque, sem uma boa gestão de documentos, são grandes as chances de esquecimento do IPVA de algum veículo.
Isso porque, sem uma boa gestão de documentos, o pagamento do IPVA de algum veículo pode ser esquecido e o CRLV não ser gerado. A multa por esse tipo de irregularidade pode até ser considerada baixa. Porém, a dor de cabeça pode ser grande, já que o veículo poderá ficar apreendido até a sua regulamentação.
MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos)
O MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) é um certificado dado ao motorista que transporta este tipo de carga. Ele comprova que o condutor recebeu treinamento para evitar risco e para saber agir em casos de acidentes envolvendo os diferentes tipos de produtos químicos.
O prazo de renovação do certificado é de 5 anos. Por isso mesmo, é necessário manter um controle rigoroso para renovar o certificado dentro deste período.
Certificado de Inspeção Veicular (CIV)
O Certificado de Inspeção Veicular é um laudo que verifica as condições de segurança do veículo. A inspeção deve ser realizada em locais acreditados pelo Inmetro e possui validade de um a dois anos, dependendo do tipo de produto transportado.
Durante a inspeção verifica-se itens como chassi, pneus, equipamentos de segurança, reservatório e combustível, sistema elétrico e de freios, suspensão, transmissão, entre outros.
CIPP (Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos)
O Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos verifica as condições do equipamento, ou implemento instalado no veículo, que irá acondicionar a carga. Ou seja, ele inspeciona o estado do tanque, carroceria ou caçamba.
A validade também varia conforme o ano de fabricação e a carga transportada. Durante a inspeção verifica-se itens como tampas, válvulas, elementos de fixação, instalação elétrica, entre outros.
Teste de opacidade
Também conhecido como teste da fumaça, este laudo inspeciona o nível de emissões de poluição emitidas pelos veículos da frota. Essa aferição é obrigatória para todos os veículos movidos a diesel.
A fumaça é medida comaparelhos, que identificam a cor, densidade e a quantidade de partículas liberadas no meio ambiente.
Quais as penalidades por falta de controle de laudos e documentos?
Operar com documentos e laudos fora do prazo de validade pode causar diversos transtornos para a sua empresa, levando não apenas a prejuízos financeiros, como também para a imagem da empresa. Vamos apresentar alguns deles:
- Multas: O primeiro problema causado pela falta de documentação são as multas em caso de fiscalização das autoridades competentes. Além de doer no bolso, muitas infrações dobram conforme a reincidência.
- Apreensão do veículo: Além da multa, veículos rodando sem os laudos e documentos obrigatórios podem ficar retidos até a regulamentação. Este tipo de situação gera dor de cabeça e atrasos na entrega, trazendo problemas maiores para a transportadora.
- Reputação da empresa: Além dos problemas anteriores, a reputação da transportadora também é prejudicada, podendo trazer a perda de clientes. Além disso, muitas empresas solicitam os laudos e documentos antes de contratar fornecedores.
- Problemas com certificações: A falta de controle de laudos e documentos pode gerar problemas caso a empresa queira conquistar certificações como a Saasmaq ou a ISO 14001.
Como controlar laudos e documentos
Já falamos sobre os principais laudos e documentos necessários para o transporte de cargas perigosas e também sobre a importância de manter o controle. Como vimos, este tipo de gestão é muito importante e não deve ser feito por meio de controles paralelos, como em planilhas de Excel.
Uma maneira simples e eficaz de manter os prazos sob controle é com um software TMS. O KMM, por exemplo, possui um módulo específico para o controle de laudos e documentos.
Com ele, é possível vincular cada documento e laudo a uma placa. Assim, o TMS da KMM gera avisos assim que os prazos estiverem para vencer. Além disso, o sistema gera alertas caso algum documento já esteja fora do prazo de validade, tornando todo o processo de gestão mais simples e seguro.
Quer saber mais sobre o módulo de controle de laudos e documentos ou sobre como o TMS da KMM pode auxiliar a sua operação? Clique aqui e cadastre-se e converse com um dos nossos especialistas.
Assista o KMM News em que nossa equipe falou sobre este assunto: KMM News #63: Logística em foco – gerenciando Laudos e Documentações
Executive Director & Partner | nstech