Na jornada pela busca de economia dentro de uma operação logística, existe um ponto muito interessante e útil que é otimizar a negociação com postos de combustíveis. O combustível consome algo entre 35% e 45% do faturamento de um caminhão, então qualquer pequena oportunidade de baixar esse custo já é muito válida.

“Mas é só escolher o posto com o combustível mais barato, pronto!” – É aí que você se engana. Existem muitos outros fatores que influenciam no real custo com essa operação no final das contas. Não estamos querendo dizer que um motorista não sabe escolher o melhor posto, pois muitos levam em consideração a comodidade, como melhores banheiros e alimentação, por exemplo, fatores que vão além do preço.

É ideal que o gestor do combustível, ou dono da transportadora, perceba rota a rota e identifique quais são as opções com maior volume e centralize os abastecimentos dentro de uma melhor rota, com um posto que oferece mais vantagens e que tenha todos outros fatores alinhados (estrutura + preço + localização).

Depois de muitos estudos, observações e experiência de mercado na área logística, elencamos seis passos que você deve seguir para otimizar negociação com postos, dê uma olhada:

  • Faça uma lista com todas as viagens dos últimos 30 dias: Inclua dados de origem, destino e quantidade de vezes frequentada;
  • Liste todos os postos que foram utilizados no último mês: Anote nome, cidade, endereço, quantidade abastecida, menor preço pago e preço médio;
  • Para as três rotas mais frequentes, identifique todos os postos utilizados;
  • Com base na quilometragem, critique a quantidade de postos utilizados: Analise se essa é uma quantidade aceitável ou demasiada. Muitos postos são um sinal negativo;
  • Nas três rotas mais frequentes, selecione aqueles postos que fazem mais sentido e abra negociação levando em consideração as informações levantadas nos itens 2 e 3;
  • Feita a negociação, acompanhe por mais 30 dias e refaça a análise comparado os dados e informações para conferir se está valendo a pena.

Muitas vezes, não é o volume de ações realizadas que faz a diferença, mas sim as “manhas” colocadas em prática durante o processo de negociação que vão levar a um resultado melhor, processo esse que é muito específico e diferente dependendo do caso, mas essencial se você está buscando por economia.

Enxergue as pequenas oportunidades e sempre considere cada detalhe. Com esses passos, as chances de você reduzir o custo com combustível são realmente bem altas e, além disso, todo esse processo de análise e negociação vai te trazer muitos aprendizados.

Em nosso E-book “Caminhão dá ou não dá dinheiro?” você encontra informações que vão te ajudar a entender melhor e seguir neste ramo que é a logística, acesse e confira agora mesmo.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply