O ESG é um tema atual que está presente em várias discussões entre o âmbito empresarial. De forma sucinta, ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance”, que se caracterizam pelas ações envolvendo questões de Meio ambiente, Social e Governança.
Essas três letrinhas podem ser vistas como um instrumento que ajuda na tomada de decisão e nos investimentos sustentáveis, hoje pode ser visto mais do que isso, enquanto um modelo de gestão de sustentabilidade.
Entre inúmeras ações dentro do processo de definição de uma política de ESG, estão engajar as pessoas, definir o que é material (aquilo que é mais representativo e importante para o negócio), estabelecer metas e objetivos, desenvolver ações, reportá-las por meio de indicadores e então posteriormente voltar ao início deste processo e revisar alguns pontos, visando uma melhoria contínua, dentro dos três aspectos.
Como minhas vendas podem aumentar diante dessas ações?
- Tornando público seus compromissos para o mundo, de modo que clientes em potencial possam ver e se identificar com suas objetivos e metas, promovendo um engajamento e proximidade com a marca.
- Apoiar ações sociais externas, como patrocinar eventos, por exemplo, também com um viés de aproximar a empresa das pessoas e criar uma afinidade com negócios em potencial.
No tocante à parte Social, é importante pensar do desenvolvimento da independência da sociedade, com ações que busquem enriquecer o conhecimento das pessoas e gerem oportunidades para que elas se destaquem e alcancem suas conquistas. Essas ações precisam ter um efeito duradouro e gerar um valor para a comunidade, de mesmo modo que a comunidade gere um valor para empresa, para que não se enquadre apenas enquanto um assistencialismo.
Uma empresa que aplica o conceito de ESG possui uma capacidade de responder melhor a mudanças, pois tem uma maturidade de gestão mais desenvolvida, o que é adquirido por meio da experiência com suas ações.
Da mesma forma, o ESG confere um risco menor à empresa. No caso do setor logístico, o gerenciamento das questões ambientais, de governança e sociais pode diminuir a incidência de acidentes e infrações, por exemplo. Além disso, a empresa tende a ter uma otimização de seus processos.
Exemplificando na área Ambiental, nós temos a poluição, que nada mais é do que a não conversão dos insumos em produtos ou serviços. A emissão excessiva de CO² é um indicador de que o processo da empresa não está sendo tão otimizado, como estar com veículos em espera por um tempo significativo, estar rodando por rotas mais longas ou até mesmo fazendo viagens com a carga vazia.
Agora vamos a uma pergunta:
Por que o investidor olha para uma empresa que tem o método ESG aplicado em sua operação?
Porque ele sabe que seus processos são otimizados, com um modelo de gestão mais aprimorado, uma capacidade maior de adaptação a mudanças e menor riscos apresentados. Isso com toda certeza gera uma confiança maior, e certamente o investidor irá preferir investir nela.
Vamos falar agora de Governança: alguns exemplos envolvem ações anticorrupção e até mesmo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Existem formas mais simples, como as próprias formas de gestão e o planejamento estratégico da empresa em si. Você pode pensar que essas duas são extremamente básicas, mas acredite, tem empresa que nem planejamento possui!
Para concluir, o ESG é muito mais do que um ponto a mais ou uma vaidade para a empresa, ele tem se tornado uma obrigação para a construção de um mundo verdadeiramente preocupado com a sustentabilidade e justiça. Portanto, se você tem uma empresa, já passou da hora de botar em pauta e em prática esses temas! Mas não precisa se desesperar, os compromissos de ESG costumam ter um prazo bem longo, porém para concretizá-los no futuro, é preciso começar agora! ESG é vida 😊
Já postamos dois artigos com o tema do ESG anteriormente, produzidos pelo nosso especialista no assunto, Cassiano Piekarski. Um deles fala sobre com a digitalização pode ajudar na descarbonização do transporte de cargas, já o outro foca no conceito de Net Zero, que visa auxiliar na redução da emissão de gases poluentes.
Executive Director & Partner | nstech